sexta-feira, abril 29, 2005

ORDEM DOS ARQUITECTOS PORTUGUESES INICIA PROCESSO DE DISCRIMININAÇÃO

O NOVO EXAME DE ADMISSÃO

Trata-se realmente de uma situação incrédula, os licenciados que concluíram a sua licenciatura em 2002 foram sujeitos a uma prova de admissão e ainda hoje ainda não tiveram acesso ao mercado de trabalho.
As provas registaram noventa por cento de chumbos.
- 1 exame 2002 existiram 90% chumbos
- 2 exame 2003 existiram 98% chumbos
- Alguns dos Licenciados que reprovaram nas provas anteriores, estão dispensados da prova uma vez que a ordem acreditou mais alguns cursos - ONDE TÁ A COERÊNCIA?
- Foram feitos exames para experiência, a licenciados das universidades acreditadas 90% chumbos
- 2004 Mais um ano para o capricho da ordem
- 2005 Os mesmos licenciados de 2002,2003,2004,2005 servem de Cobaias novamente para ver se a ordem acerta no modelo de admissão.

"Após 5 anos da Licenciatura, já vamos no 4º ano nesta situação"

Como é possivel as pessoas serem tratadas assim?


Em 2003 no congresso de Guimarães a bastonária, Helena Roseta afirmou rever toda a situação uma vez que esta não fazia sentido, visto terem sido realizados exames o licenciados das universidades acreditadas e os resultados foram...OS MESMOS, 90% chumbos!!!!
Hoje em 2005 a Ordem Criou um novo Exame com a duração de 3 semanas para os mesmos alunos de 2002 e para as centenas que aí se adivinham dos cursos reconhecidos.
A OA continua a distinguir os licenciados dos cursos de Arquitectura Nacionais que foram aprovados em portaria pelo Ministério da Educação.
Coerência da ordem: "UE: Ordem dos Arquitectos estranha processo de infracção "O exame é o mesmo que o estipulado a qualquer licenciado português, diz a Ordem"
A ordem dos arquitectos continua a discriminar anualmente centenas de Licenciados
EXAME - Programa:

quarta-feira, abril 20, 2005

Ordem de Arquitectos não pode exigir exame a cidadãos comunitários

Continuam a ser publicadas mais Noticias

Título: Ordem de Arquitectos não pode exigir exame a cidadãos comunitários
Data: 15-04-2005
Fonte: Vida Económica

sexta-feira, abril 15, 2005

O Silêncio do Provedor de Justiça Português

Provedor de Justiça Português Dr. Nascimento Rodrigues, ainda não se manifestou sobre a queixa contra a Ordem dos Arquitectos, perfazendo em Abril de 2005 1 ano e meio sem terem sido prestadas quaisquer esclarecimentos sobre o processo, no entanto a ordem dos arquitectos continua a discriminar anualmente centenas de alunos desde que o RIA foi aprovado por deliberação do Conselho Directivo Nacional da Ordem dos Arquitectos, datada de 12 de Fevereiro de 2000.

Resposta da Comissão Europeia em 3 Dias

Incidente ID: 2180893/38-

"A Exmas. Senhoras/Exmos. Senhores:
Acusamos recepção da sua mensagem e, em resposta da mesma, gostaríamos de informa-las/los que as suas observações forma enviadas ao Serviço de Orientação, um serviço independente que opera mediante um contrato da Comissão Europeia.
Este Serviço encontra-se disponível se sentir que estão a enfrentar certas dificuldades no exercício dos seus direitos na União Europeia(UE) e no Mercado Interno.
Como referido anteriormente, as suas observações foram enviadas aos seus peritos legais que, dentro de 6 a 8 dias, lhe fornecerão um aconselhamento mais completo na sua própria língua, por correio electrónico.

Atentamente, EUROPE DIRECT "

sábado, abril 09, 2005

Queixa na União Europeia União Europeia contra a Ordem dos Arquitectos

Um grupo de licenciados em arquitectura apresentou uma queixa na União Europeia contra a Ordem dos Arquitectos Portugueses, alegando discriminação no acesso à profissão em Portugal.

Numero de referência: 2180893 - EUROPE DIRECT

quarta-feira, abril 06, 2005

Situação das decisões na Comissão Europeia

UE: Portugal instado a suprimir exame para arquitectos estrangeiros

"Décisions de la Commission du 16/03/2005"

"NON-RESPECT DIR 85/384/CEE RECONNAISSANCE MUTUELLE DIPLOMES DOMAINE ARCHITECTURE "

ir ao site da europa.eu.int/