quinta-feira, maio 24, 2007

AS ORDENS E A DESORDEM

Título: AS ORDENS E A DESORDEM Data: 19-05-2007
Fonte: Expresso Página(s): 54
Jornalista: Carlos Alberto Magalhães
C/ Foto | Cor
A CARTA DA SEMANA



Não sei o que se passa nos outros países, mas no nosso sei e arrepia-me que nenhum governante tenha tido coragem de repor a lógica. (...)

As ordens sobrepõem-se ao governo do Estado, com a total conivência/subserviência dos governantes.

Vejamos: em que país é possível um governo definir as regras para a criação de uma universidade, incluindo os currículos dos cursos, a carga horária (créditos), a composição do corpo docente, e depois de tudo cumprido, vem uma associação de profissionais dizer que este e aquele curso não tem validade?

Como é possível um Ministério da Educação ficar estático? Quando me chamam incompetente, ou há provas ou é mentira.

Para um e para o outro caso tenho solução: ou elimino as minhas incompetêndas ou desminto. O ministro e o Ministério ficam calados e não reagem. Quem cala consente!

O lógico é, mal se sabe ou apenas consta, que determinado curso não tem as competências ou nível exigido, intervir para repor as condições iniciais ou fechá-lo.

Em Portugal nada disso se passa. Deixa-se às ordens o livre arbítrio de conferir qualidade ou não ao curso. Mas que categoria tem uma ordem, quantos professores e quais, são consultados para essa decisão? Que recomendações são feitas à universidade em causa, para melhorar o curso? Que denúncia/alerta é feita ao Ministério, para verificar a desconformidade?

Mas como se isso não bastasse, as próprias escolas públicas,(...), tuteladas pelo Ministério da Educação, são filtradas pelas ordens, e algumas deixadas de fora, privando os seus futuros licenciados de um acesso fácil à profissão.

Está tudo subvertido! O Ministério não cuida da qualidade do ensino. As ordens cuidam do acesso às profissões, quando deviam cuidar da qualidade deontológica e técnica, como a profissão é exercida pelos seus membros.

As universidades, afastam-se desta responsabilidade. Os alunos e futuros profissionais, calam-se... não vá o diabo tecê-las!... Os próprios professores, arredam as suas responsabilidades e deixam correr os seus discentes de olhos vendados.(...) Soube agora que a Ordem dos Arquitectos tem um problema judicial por afastar alguns licenciados da profissão de arquitectos. A ser assim, algo está a mudar!

Vale a pena não desistir! Carlos Alberto Magalhães

Comments on "AS ORDENS E A DESORDEM"

 

post a comment