segunda-feira, junho 04, 2007

mail recebido hoje de um colega estagiário

Para conhecimento,transcrevo um mail recebido hoje de um colega:

"Venho por este meio alertar-vos para o seguinte:

No passado dia 13/05/2007 todos nós recebemos da OASRS um mail onde se informa

"A OASRS informa que, para efeito da Formação obrigatória em temáticas opcionais em matérias de arquitectura, poderão ser considerados, entre outros, exposições, seminários e conferências organizados pela Ordem dos Arquitectos. A participação numa destas iniciativas, de âmbito cultural, equivale a 1 (uma) hora de formação, devendo ser solicitado, no momento, o respectivo certificado de participação."


Pertencem, portanto, a este quadro as conferências designadas "terças técnicas" a que muitos de nós assistimos gratuitamente e das quais obtivemos certificados de participação que segundo a informação da Ordem do dia 13/05/2007, cada certificado corresponde a 1(uma) hora de formação.

De facto muitos de nós participámos e enchemos sessão após sessão o auditório da Ordem. Acontece que no passado dia 28 de Maio (2º feira), última "terça técnica" por sinal, um representante da organização informou os presentes que a Ordem não vai aceitar como formação estes certificados de participação justificando que: "não está referido em cada certificado o tempo de duração da respectiva conferência".

Uma vez que é a própria Ordem que emite os certificados parece no mínimo caricato, até porque o mail que inicialmente recebemos diz claramente que cada certificado corresponde a 1(uma) hora.

Mais, a OASRS não enviou nenhum novo mail a confirmar esta situação, nem foi afixado nenhum comunicado assinado pela direcção neste sentido. Conclusão, ficamos sem saber exactamente o que se passa.

Facto é que o ciclo "terças técnicas" foi um sucesso, o auditório esteve sempre cheio e precisamente na última conferência é que nos avisam que os créditos até então obtidos ficam nulos. Ridículo no mínimo.

É inadmissível que para além do pagamento da inscrição na Ordem e do pagamento da formação em Estatuto e Deontologia sejamos ainda "forçados" a pagar inscrições em conferências para a formação complementar de 8horas, já que as conferências gratuitas acabam de ser retiradas do nosso leque de possibilidades de formação, quando muitos de nós (estagiários) recebem baixos salários ou nem recebem tão pouco.
No pagamento da inscrição já deviam de ser incluídas as formações necessárias.

Por todas estas razões e outras que eu desconheça, apenas quero aqui deixar, para quem não tenha conhecimento, o nome do nosso provedor, ao qual se devem dirigir através da Ordem, sempre que se sintam injustiçados.

Provedor do estagiário
Arquitecto João Marques Porque os direitos assistem a todos."

Comments on "mail recebido hoje de um colega estagiário"

 

Anonymous Anónimo said ... (segunda-feira, 04 junho, 2007) : 

Vão-se habituando a estas ciganices da OA.

Eles não querem os estagiários a entupir a salas de formação das terças técnicas, aquilo é só para iluminados .

 

Anonymous Anónimo said ... (terça-feira, 05 junho, 2007) : 

Já agora aproveito para comentar o seguinte:
Os colegas que optaram por mudar do RA para o RI, não vão ser submetidos a nenhum exame de conhecimentos à ordem, o que me parece muito bem, dado que já foram suficientemente avaliados ao longo do curso.
Os que entraram já pelo RI, vão ter que prestar provas de conhecimentos de Estatuto e Deontologia no próximo dia 18, embora também estes tenham sido avaliados ao longo do curso.
Para além de uma medida descriminatória de entrada na Ordem, dado que quem chumbar nesse exame, para além de ter de frequentar novamente a acção de formação (e pagar)tem de voltar a repetir o exame, senão não entra, parece-me que se está devagarinho a querer voltar para trás.
Será mais uma das tais ciganices que o colega fala, ou mais um meio de fazer dinheiro, ou mais uma forma de travar a entrada na Ordem, ou tudo ao mesmo tempo, .....???

 

Anonymous Anónimo said ... (quinta-feira, 21 junho, 2007) : 

Quem é que se convenceu de que as pulhices tinham terminado....???

Ainda lá estão os mesmos,mas ... os outros que vierem serão por certo iguais o piores.....!!!

Todos no fundo... no fundo querem é proteger o seu charco.... qual girino....!!!

Pinto Coelho

 

Anonymous Anónimo said ... (terça-feira, 26 junho, 2007) : 

Parece-me que o que a Ordem procura é, de facto, que os metam em tribunal por tudo e por nada... Criam as suas próprias regras, e mudam-nas quando bem lhes apetece, não esclarecendo ninguém, nem se preocupando com a situação dos seus membros (sim, porque por incrível que pareça, os estagiários também são membros da Ordem!)... À semelhança de outras situações verificadas em que a Ordem se vê "condenada" em tribunal por "auto-instalação" de leis, parece que este é o caminho a seguir... se é isso que querem, processemos a Ordem, até a ver despojada do património que obtém graças ao nosso dinheiro, por pagamentos de indemnizações, pode ser que assim entrem na falência financeira...sim, porque na falência moral, há muito que se encontram...

 

Blogger Mike said ... (terça-feira, 10 julho, 2007) : 

Seria interessante perguntar ao Advogado da OA, que esclarece as dúvidas dos associados, o que lhe parecem as leis com efeitos retroactivos!!!

 

post a comment