sábado, maio 21, 2005

O TEU CANUDO É MELHOR QUE O MEU

Noticia no Jornal "O Independente"

Joana Petiz

Mais uma notícia que determina a situação vergonhosa em que se encontram alguns licenciados provenientes dos cursos reconhecidos, que têm sido compulsivamente discriminados e humilhados perante o mercado de trabalho e a sociedade.


Obrigado a todos os licenciados e participantes do blog pela sua perseverança e apoio demonstrado, vamos continuar a lutar continuadamente pela igualdade uma vez que todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei.



A Ordem dos Arquitectos é acusada de discriminar centenas de recém-licenciados, impedindo-os de exercer. A queixa já seguiu para o Ministério da Ciência e para a União Europeia
Joana Petiz joana.petizoindependente.pt
Um novo exame de admissão à Ordem dos Arquitectos (OA), aprovado em 2000 e instituído há três anos, tem impedido a maioria dos licenciados em Arquitectura de entrar no mercado de trabalho. "Trata-se realmente de uma situação inacreditável" ... "

Noticia Completa em PDF

Comments on "O TEU CANUDO É MELHOR QUE O MEU"

 

Anonymous Anónimo said ... (sábado, 21 maio, 2005) : 

"Contactada pelo Independente, Helena Roseta recusou comentar o assunto, ..."

Não me digam que a senhora Arquitecta Acreditada ficou sem palavras!!!
Será que ela não sabe do que se trata?
Será que não sabe que anda a discriminar centenas de pessoas?
Não sabe? Não responde? Não se manifesta? que estranho.. Afinal a senhora é apenas PRESIDENTE da Ordem Dos Arquitectos de Portugal veja lá se responde ao que lhe perguntam, e não continue a discriminar as pessoas!!

Obrigado colegas e participem!

 

Anonymous Anónimo said ... (sábado, 21 maio, 2005) : 

A SRª ARQª TEM AMNÉSIA
No Congresso dos Arqºs em Guimarães, a Srª Arqª já foi confrontada com a queixa ao provedor.
Desde então, houve várias reuniões entre a O. A. e os subscritores onde entre outras coisas, se falou da queixa ao provedor
Como alguém diria:"POLÍTICO NÃO TEM PALAVRA"

 

Anonymous Anónimo said ... (sábado, 21 maio, 2005) : 

A Sr.a Presidente da Ordem dos Arquitectos e os seus discipulos gostam muito de meter a rolha....,primeiro achavam muito estranho que a União Europeia lhes tivesse levantado um processo em relação aos exames efectuados a colegas nossos provenientes de Países da União invocando que o mesmo procedimento era feito a todos os licenciados em Arquitectura Portugueses. Grande Mentira, ou são ignorantes (o que não me parece) ou então andam a prestar falsas declarações propositadamente por forma a enganar a opinião pública. A verdade é que só os DISCRIMINADOS provenientes de cursos reconhecidos são obrigados a fazer esse mesmo exame, contudo a própria presdidente não sabe as regras qu tem na sua própria "casa".

 

Anonymous Anónimo said ... (sábado, 21 maio, 2005) : 

Vasculhando os meus papéis, dou de caras com um recorte da revista PÚBLICA acerca duma entrevista com a Sra. presidente Helena Roseta. Definia-se então como: «Portuguesa. Feminino e singular. Arquitecta não praticante. Sou, fundamentalmente, uma pessoa que gosta muito de fazer perguntas. Acho que sou uma perguntadora.»

Portanto, a Senhora é Arquitecta mas não pratica. É como ser católico e não ir à missa...

Agora pergunto: Quantos dos arquitectos que dirigem a Ordem são efectivamente arquitectos praticantes?

Se calhar, o problema está aí. Ao que me parece a grande maioria serão arquitectos não praticantes ou arquitectos desempregados ou arquitectos professores.

Não é que tenha algo contra mas a Ordem é uma entidade reguladora da profissão e não um centro de ensaios ou uma extensão de qualquer departamento universitário.

...e o não responder às questões, deste ponto de vista será normal pois a senhora gosta é de perguntar,

 

Anonymous Anónimo said ... (sábado, 21 maio, 2005) : 

A Sra. Arquitecta diz que não tem conhecimento de queixa nenhuma na Provedoria...
A Sra. Arquitecta mente. Numa reunião entre alguns recém licenciados e a Sra. Arquitecta há cerca de um ano atrás tinha conhecimento. Todos os que estão licenciados desde 2002 estão a ser vergonhosamente usados como cobaias com o objectivo de se encontrar um modelo de exame para o pós 2007. Já fizeram dois e se não houver uma atitude de força vão continuar a fazer exames e a chumbar. Diz-se que o próximo vai durar 3 semanas. Eu não tenho possibilidades económicas para estar 3 semanas em Lisboa a fazer um exame, mesmo que o pretendesse fazer.
Vamos todos boicotar o exame;
e para os colegas (que como eu pensei há dois anos no primeiro exame)pensarem que as coisas até não são bem assim e que até são capazes, podem ter a certeza que existe má fé da parte da Ordem e que ninguém vai passar. Ou por outra passam 2 ou três cirurgicamente escolhidos.

 

Anonymous Anónimo said ... (sábado, 21 maio, 2005) : 

FINALMENTE VEJO QUE NÃO SOU O UNICO A LUTAR CONTRA ESTE GRAVE CRIME QUE TIRA O PÃO DA BOCA DE INOCENTES E OS ATIRA PARA SITUAÇÕES DO MAIS HUMILHANTE POSSÍVEL, COM A COMPLACÊNCIA DO NOSSO ESTADO.
COMO É QUE UMA MULHER COMO HELENA ROSETA PODE COMPACTUAR COM ESTE TIPO DE SITUAÇÕES E DIZER-ME DIRECTAMENTE QUE ACHA NORMAL QUE EM TODAS AS MUDANÇAS AJAM VITIMAS. BASTAVA QUE NO VOCABULÁRIO DELA EXISTISSE A EXPRESSÃO " REGIME DE TRANSIÇÃO". E QUER ESSA SENHORA SER ALGUÉM NESTE PAÍS!?
BEM AJAM, COLEGAS.
DA MINHA PARTE DA GUERRA CONTRA ELA AINDA NÃO COMEÇOU.
EU NÃO FIZ NENHUM EXAME, O MEU PROCESSO DE CANDIDATURA A MEMBRO DA ORDEM FOI DE INSCRIÇÃO DIRECTA, QUANDO ACABEI O CURSO, EM 2002 E NÃO MUDO UMA VIRGULA.
BEM AJAM COLEGAS.
VAMOS ENTUPIR O FAX DA PROVEDORIA DA RÉPUBLICA E DO SR. PROVEDOR DE JUSTIÇA COM FAXES.
ESTOU CONVOSCO PARA O QUE DER E VIER.

 

Anonymous Anónimo said ... (sábado, 21 maio, 2005) : 

Helena Roseta já teve a oportunidade de responder a todas as questões relativas à admissão da OA nomeadamente sobre o exame discriminatório existente, em uma reunião em 20 de Fevereiro de 2004, no ISMAG juntamente com e os arquitectos Nuno Simões e André Cruz, onde a senhora Arquitecta respondeu o seguinte:


" INJUSTIÇAS SEMPRE EXISTIRAM DESDE O 25 DE ABRIL, NUM PROCESSO DE MUDANÇA EXISTEM SEMPRE VITIMAS”


A prova desta reunião está aqui:http://www.regiao-sul.pt/noticias/noticia.php?id=31485

 

Anonymous Anónimo said ... (domingo, 22 maio, 2005) : 

Não tem conhecimento de queixas?
Será que a senhora tem mesmo amnésia e já se esqueceu da manifestação aquando da inauguração das instalações provisórias da Delegação do Algarve no dia 31 de Outubro de 2003.
Todos podem conferir em:http://www.regiao-sul.pt/noticias/noticia.php?id=28144
Está la a foto da senhora que até lhe vieram as lágrimas aos olhos mediante tal situação.

AGORA QUE NÃO VEHA DIZER QUE NÃO TEM CONHECIMENTO

Não seja MENTIROSA

E se quiserem mais noticias sobre a situação, vejam a quantidade delas que neste caso especifico a minha universidade promoveu, :

6º ISMAG/ISHT denuncia incompetência da Ordem dos Arquitectos
Os licenciados e alunos do curso de Arquitectura do Instituto Superior de Matemática e Gestão/Instituto Superior de Hotelaria e Turismo de Portimão estão indignados com “a negligência, incompetência... Mais » http://www.regiao-sul.pt/noticias/noticia.php?id=27159

3 de Outubro de 2003 | 00:19


1º ISMAG PARTICIPA NO II CONGRESSO DA ORDEM DOS ARQUITECTOS
Os protestos contra RIA continuam Uma delegação de alunos do curso de Arquitectura do ISMAG e da direcção da Associação Académica do ISMAT (antiga Associação Académica do ISMAG/ISHT do... Mais » http://www.regiao-sul.pt/noticias/noticia.php?id=28704
24 de Novembro de 2003 | 11:12

2º Helena Roseta inaugurou instalações da Ordem dos Arquitectos no Algarve
Diplomata, a presidente da Ordem conseguiu serenar os ânimos dos manifestantes do ISMAG
A inauguração das instalações provisórias da Delegação do Algarve da Ordem dos Arquitectos (OA),... Mais » http://www.regiao-sul.pt/noticias/noticia.php?id=28144

4 de Novembro de 2003 | 12:03

3º LUTO ACADÉMICO NO ISMAG
Victor Santos contesta mais uma vez posicionamento da Ordem dos Arquitectos Victor Santos, presidente da associação académica do ISMAG/ISHT do Algarve, decretou ontem “luto académico” no... Mais » http://www.regiao-sul.pt/noticias/noticia.php?id=28187
5 de Novembro de 2003 | 14:53




4º ISMAG/ISHT Do Algarve hasteia bandeiras até agora defendidas
A Direcção da Associação Académica do ISMAG/ISHT do Algarve reuniu na passada segunda-feira, em sessão ordinária, e decidiu hastear, até ao final do mandato (31 de Dezembro de 2003), todas as... Mais » http://www.regiao-sul.pt/noticias/noticia.php?id=26517

11 de Setembro de 2003 | 11:15

5º Alunos do ISMAG desesperam com Helena Roseta
Regulamento de Admissão é o pomo da discórdia entre alunos de arquitectura e a bastonária da Ordem dos Arquitectos
Um grupo de licenciados e alunos de arquitectura do ISMAG / ISHT de...
Mais » http://www.regiao-sul.pt/noticias/noticia.php?id=27168

3 de Outubro de 2003 | 11:25

6º ISMAG continua a lutar contra RIA
Praxes do ISMAG reflectem clima de contestação Nem em clima de festa e de praxes os estudantes de arquitectura do Instituto Superior de Matemática e Gestão (ISMAG) de Portimão esquecem a sua... Mais » http://www.regiao-sul.pt/noticias/noticia.php?id=27559

17 de Outubro de 2003 | 22:57


7º Arquitectos põem Ordem em Tribunal
Algarve - Jovens avançam queixas
Um grupo de licenciados em arquitectura pelo Instituto Superior de Matemáticas e Gestão (ISMAG), pólo de Portimão, apresentou queixa ao Provedor de Justiça contra a Ordem dos Arquitectos, alegando discriminação no acesso à sua profissão ...
Mais » http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=148871&idCanal=10
04 de Fevereiro de 2005

Podem colacar nas Várias Noticias Publicadas

Sra. arquitecta AINDA TEM ALGUMA DUVIDA ??????????????????????????????????????????????????

 

Blogger arqportugal.blogspot.com said ... (domingo, 22 maio, 2005) : 

Não se percebe, como é que a PRESIDENTE da Ordem Dos Arquitectos de Portugal não tem conhecimentos de queixas.
Ela consegui desviar o assunto de uma forma subtil, não prestando quaisquer esclarecimentos, o que é completamente compreensível uma vez que uma situação de discriminação é impossível de justificar.

 

Anonymous Anónimo said ... (domingo, 22 maio, 2005) : 

Estou muito feliz por finalmente encontrar um blog onde se descute sobre esta situaçao da ordem...

A Sr.Helena Roseta sabe muito bem do que se està a passar ...

Sou licenciado num pais da uniao Europeia. Em 2002 fiz o pedido de inscriçao na ordem...ainda hoje nao estou inscrito!!!!
Fiz uma queixa contra a ordem (muitoooo documentada, principalmente em relaçao ao exame de admissao), que por sua vez foi enviada para a propria Ordem para darem um parecer.
Obviamente negaram tudo e tentaram despistar a descriminaçao para arquitectos da Uniao Europeia.
... mas coitados, tem muita esperteza mas pouca inteligencia! Simplesmente autodenunciaram-se com a propria resposta á minha queixa!!

portanto...A Sr.Helena Roseta sabe muito bem do que se està a passar ...e se nao sabe ainda pior!

Gostava muito de trabalhar cá em Portugal...mas infelizmente Portugal nao me quer...

 

Anonymous Anónimo said ... (domingo, 22 maio, 2005) : 

" COMO PODE A ORDEM DIZER QUE RECONHECE UM CURSO E DEPOIS DIZER QUE OS ALUNIS DESSE CURSO NÃO PODEM ENTRAR NA ORDEM, É UMA HIPOCRISIA! "

Palavras de circunstância de Helena Roseta numa intervenção no congresso de Guimarães

HIPOCRISIA É DIZER ESTAS PALAVRAS E TER A PRÁTICA DISCRIMINATÓRIA QUE TEM EM RELAÇÃO AO ACESSO À ORDEM PARA CENTENAS DE LICENCIADOS. ALGUNS JÁ COM MAIS DE 3 ANOS DE LICENCIATURA

ISTO É QUE É DEMOCRACIA?

 

Anonymous Anónimo said ... (domingo, 22 maio, 2005) : 

arquitectos formados pelo "Instituto Superior de Matemáticas e Gestão " diz tudo...

escolas por Fernando Pessoas e afins.. sem comentarios!!

a culpa nao é da ordem, mas sim do ministerio por permitir que se continuem a abrir escolas...

 

Anonymous Anónimo said ... (domingo, 22 maio, 2005) : 

Olha mais um senhor que se acha da elite a postar aqui no forum com a mania da superioridade~e completamente preconceituoso, já agora diz lá o nome da tua escola, de certeza que foste tu que o inventas-te não?

Reconheço que realmente o raio do nome não era o mais adequado, mas o ISMAG começou em Lisboa, sendo hoje a Universidade Lusófona que deu origem posteriormente ào polo do Algarve.
Se te deixa mais satisfeito, após alguns anos à espera do ministério o nome já mudou para Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes , ve lá se gostas mais!!

Já agora diz lá "tudo", se é que sabes do que estás a falar, ou és daqueles que abre a boca só para dizer mal gratuitamente.

 

Blogger arqportugal.blogspot.com said ... (domingo, 22 maio, 2005) : 

"Gostava muito de trabalhar cá em Portugal...mas infelizmente Portugal nao me quer... "

Caro colega adiciona o nosso contacto para trocarmos umas ideias:
arqportugal_blog@hotmail.com

 

Anonymous Anónimo said ... (domingo, 22 maio, 2005) : 

eu nao sou ninguem, sou apenas uma pessoa que lutou e trabalhou muito pra entrar numa escola publica ...

nao sou contra o ismag, sou contra o excesso do ensino privado em portugal. abrem por todo o lado...

e pro ano vai abrir pelo menos mais que eu tenho conhecimento...

assim nao..

 

Anonymous Anónimo said ... (segunda-feira, 23 maio, 2005) : 

"arquitectos formados pelo "Instituto Superior de Matemáticas e Gestão " diz tudo...

escolas por Fernando Pessoas e afins.. sem comentarios!!"

Não és contra!!! Desculpa lá mas tás a ser muito incoerente e desviar o assunto, para quem diz que trabalhou muito pra entrar numa escola pública não demonstras grande sentido humano e social, mas será que ainda não percebeste que aqui o assunto não é o numero de escolas mas sim um exame de admissão imposto apenas a alguns licenciados, ou seja existem neste momento cidadãos que obtiveram a sua formação e estão a ser discriminados pela Ordem dos arquitectos.

Se leres oartigo 13.º da Constituição da República Portuguesa, percebes do se anda aqui a falar.

 

Anonymous Anónimo said ... (segunda-feira, 23 maio, 2005) : 

Será que a Sra. jornalista pode fazer o favor de confrontar a Sra. Arquitecta Helena Roseta perante esta situação? Que ela tem conhecimento de TUDO nós sabemos, ao menos que tenha a honestidade de não negar.

 

Anonymous Anónimo said ... (segunda-feira, 23 maio, 2005) : 

e porque a nao a culpa do ministerio por reconher demasiados cursos..

"os outros que se arranjem" pensam eles..

o problema vem de tras..

e os canudos sao sem duvida diferentes.. um curso de 6 anos é diferente de um curso de 5.. digo eu que nada sei!!

 

Anonymous Anónimo said ... (segunda-feira, 23 maio, 2005) : 

O que sei é que não posso ser eu a sair prejudicado, independentemente de quem possa ser ou não a culpa.
Sou um cidadão Português que entrou numa universidade onde o curso estava homologado pelo Ministério, único requisito na altura para que quando terminasse a licenciatura pudesse exercer a profissão de arquitecto, nem sequer existia Ordem dos Arquitectos, posteriormente mudam as regras do jogo e como se isso não bastasse ainda sou obrigado a fazer uma prova que me discrimina relativamente a outros licenciados.

5 ou 6 anos parece não ser o factor que determina a acreditação, visto haver cursos com 5 anos acreditados pela Ordem, o mais caricato é que normalmente o 6º ano corresponde ao estagio académico, estágio esse que a ordem também não quer saber, uma vez que o objectivo desta é facturar à custa dos estagiários.

 

Anonymous Anónimo said ... (segunda-feira, 23 maio, 2005) : 

nisso de facto concordo contigo, nao vale mudar as regras do jogo a meio, mas de facto, eu ate certo ponto compreendo o papel da ordem neste caso. claro que pedir dinheiro e aproveitar-se disso é de facto ridiculo.. e intoleravel, se o dinheiro fosse aproveitado para fazer algo pela arquitectura, mas deve ser usado pra encher os bolsos..

a mim o que me custa, é pensar que um dia, portugal se torne uma italia, e daqui os anos,as manifestacoes nao seram por entrar pra ordem, mas pra reduzir de qualquer forma o numero de arquitectos, ou entao, seremos tb obrigados a emigrar..

italia ja comecou a reduzir o numero de estudantes na escolas.. por exemplo, veneza tinha cerca de 13 000 vagas e agora sao 6 000 , ou seja,mais de 50%. a ordem ,penso que, pode desempenhar este papel de filtro ou funil, como queiram chamar, pois eu isso que eu vejo..

o estagio do meu 6ano seria suficiente, mas agora tb tenho de fazer um estagio de um ano pra ordem..

ja agora coloco uma questao, se me permite(m)... este estagio podera ser realizado no estrangeiro , ou tera mesmo de ser feito em portugal...

nao esquecer que existe exploracao dos estagiarios em todas as profissoes e tb em muitos paises.. infelizmente nao somos o unico caso..

é como eu costumo dizer, o que falta a portugal é o respeito das pessoas, ninguem respeita ninguem... isso infelizmente nos separa dos outros paises .. como por exemplo a fuga aos impostos.. mas isso ja e outro assunto e nao me diz respeito..

agora sabendo como as coisas estao , e penso que um aluno que entre pra faculdade agora,pra uma reconhecida ou la como se chama, depois nao tem o direito de reclamar, ja saberia como é...

aos outros , dou sem duvida o meu apoio...

 

Anonymous Anónimo said ... (segunda-feira, 23 maio, 2005) : 

"...agora sabendo como as coisas estao , e penso que um aluno que entre pra faculdade agora,pra uma reconhecida ou la como se chama, depois nao tem o direito de reclamar, ja saberia como é..."


... então e quando se entra parauniversidade, caso da Lusíada, que era acreditada e agora passou a reconhecida?!?

houve pessoas que entraram para a lusiada nos ultimos 3/4 anos e que sairão este ano como reconhecidos!!

e então? essas pessoas entraram com uma espectativa, que era uma boa universidade e estava acreditatada, onde os critérios de qualidades eram excelentes, OPTIMOS!! E NÃO IRIAM FAZER EXAME, ENTRANDO DIRECTAMENTE NA ORDEM!

O QUE SE PASSOU, A LUSIADA PERDEU A QUALIDADE!!!

E AQUELES QUE FIZERAM EXAMES E CHUMBARAM COMO O CASO DA LUSÓFONA, DURANTE 2002 E 2003 E DEPOIS QUANDO O CURSO DA LUSÓFONA PASSOU A TER O CURSO ACREDITADO, TODOS ESSAS PESSOAS QUE CHUMBARAM NOS EXAMES ENTRARAM DIRECTAMENTE PARA A ORDEM.

E POR ACASO JÁ SE INFORMARAM QUAIS OS LICENCIADOS QUE PASSARAM NOS REFERIDOS EXAMES.

POIS É SÓ PASSARAM OS QUE VIERAM DA LICENCIATURA DE PLANEAMENTO URBANO DUMA UNIVERSIDADE PÚBLICA!!
PORQUÊ? COMO É QUE É POSSIVEL QUE SÓ QUEM VEM DE URBANISMO PASSE NO EXAME E NÃO QUE VEM DE CURSOS DE ARQUITECTURA!!

SERÁ POR SER UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA E NÃO QUERER TER PROBLEMAS COM O ESTADO?

ONDE ESTÁ A COERENCIA?

ONDE ESTÁ A LÓGICA?

QUEM PODE DIZER OU AFIRMAR UMA COISA HOJE SE NÃO SABE COMO SERÁ AMANHÂ!!

SE A ORDEM MUDA AO SABOR DO VENTO!!

EU ENTREI PARA ARQUITECTURA EM 1997!! OS ESTATUTOS DA ORDEM SÓ SAIRAM EM 1998 EM DIÁRIO DA REPÚBLICA!!

E ENTÃO?!? EU NA ALTURA NEM SABIA QUE HAVERIA ORDEM. AS MINHAS ESPECTATIVAS ERAM ACABAR O CURSO E SER ARQUITECTO!!

ESTOU DESDE 2002 NESTE IMPASSE SEM SER NADA...JÁ TIVE OPORTUNIDADES DE TRAALHO QUE NÃO PUDE ACEITAR!!

QUEM É A ORDEM PARA ACREDITAR OU DEIXAR DE ACREDITAR ALGUÉM, ELA DEVE É PENSAR A SE ACREDITAR A ELA PROPRIA PORQUE NESTE MONENTO VEJO QUE NINGÙEM SE REVÊ NA ORDEM, NEM OS SEUS MEMBROS EFECTIVOS, VEJA-SE AS ULTIMAS ELEIÇÕES...

EMFIM JÁ ME ESTOU A ALONGAR....

ACHO QUE NÃO DEVE HAVER EXAME NENHUM!!!

A HAVER DEVE SER PARA TODOS!! OU QUEM VEM DOS CURSOS ACREDITADOS TEM PROBLEMAS COM ISSO?!?

PORQUE NOS EXAMES DE EXPERIÊNCIAS AO CURSOS ACREDITADOS HOUVE A MESMA TAXA DE CHUMBOS (90%)

PONHAM TODAS AS UNIVERSIDADES EM PÉ DE IGUALDADE E DEPOIS IREMOS VER OS RESULTADOS!!

PORQUE À BONS E MAUS PROFISSIONAIS EM TODO O LADO!!

 

Anonymous Anónimo said ... (segunda-feira, 23 maio, 2005) : 

Colegas, gostava de entrar nesta conversa e esclarecer algumas coisas:
É que neste processo do exame os discriminados pertencem a várias faculdades tanto privadas como públicas, incluindo a Universidade Técnica de Lisboa. Portanto, não vale a pena insistirem nisso. Aliás, Há mais licenciados discriminados provenientes de universidades públicas do que de privadas.Disto posso eu falar porque já lá fui enganado por duas vezes fazer os malogrados exames "académicos" e conheço o pessoal todo.
A questão central que está em causa e a única que deve ser debatida neste momento não é o tipo ou proveniência do curso! É a legitimidade e o direito ao exercício da profissão!
A Ordem tem vindo a boicotar sistematicamente esse direito.
Ainda que a Ordem entenda que do seu ponto de vista (corporativo)só determinados cursos é que deveriam existir, o facto é que esses cursos existem e não fomos nós que aqui andamos que os homologamos no Ministério e os reconhecemos pela Ordem. Nós cumprimos com tudo o que nos foi exigido e neste aspecto PONTO FINAL!!!
O assunto é sério porque há muita gente vítima e inocente envolvida mas não é por ser um assunto difícil que deixa de ter sulução.
Quando se tem boa fé encontra-se uma solução que é o que não tem acontecido.
O gravíssimo erro da Ordem foi forçar a implementação imediata de um RIA que cortasse a direito e sem prever um período de transição.

Isto de "entrar a matar", doa a quem doer,é próprio de quem não sabe o que faz e vive num país sem Lei. E o resultado está à vista.
Neste momento, foja-se mais um exame experimental, usando as mesmas cobaias para ver se se acerta. Não se acerta, porque as cobaias estão fartas.

 

Anonymous Anónimo said ... (segunda-feira, 23 maio, 2005) : 

Só uma correcção:
Os que fizeram duas vezes o exame e chumbaram e a seguir inscreveram-se não foram da Lusófona, foram da Moderna.

 

Anonymous Anónimo said ... (segunda-feira, 23 maio, 2005) : 

correção:

OS QUE FIZERAM DUAS VEZES EXAME FORAM ENTÃO OS DA LUSÓFONA E DA MODERMA

 

Anonymous Anónimo said ... (terça-feira, 24 maio, 2005) : 

È precisamente, e sem duvida alguma, o pensamento discriminatório lançado pela ordem dos arquitectos na sociedade Portuguesa, é uma situação sem precedentes na história do ensino em Portugal.

"O TEU CANUDO É MELHOR QUE O MEU"

Parabéns ao "O independente" pelo artigo publicado, está tudo dito lá, espero assim que a Sra. Presidente compreenda o que se passa ou será que ainda não percebeu ou faz que não percebe?

Percebe muito bem, uma vez que as provas discriminatórias existem desde o 1 exame de 2002 onde existiram 98% chumbos !!!!!!!!!

 

Anonymous Anónimo said ... (segunda-feira, 06 junho, 2005) : 

Se a Arqª Helena Roseta "quer continuar a manter a imagem de democrata e de pessoa que se move por causas justas, que tinha antes de entrar para a OA", não tem outro caminho senão o de NÃO ADMITIR a entrada directa E CONTINUAR A TRABALHAR no sentido da inscrição de TODOS os licenciados na ORDEM DOS ARQUITECTOS depois de uma prova de admissão como é feita na ORDEM DOS ADVOGADOS e na ORDEM DOS MÉDICOS.

 

Anonymous Anónimo said ... (sexta-feira, 04 dezembro, 2009) : 

[url=http://community.bsu.edu/members/buy+online+Viagra.aspx]Viagra on line no prescription[/url]

[url=http://eterporno.ru/volgogradskie-znakomstva.php]волгоградские знакомства[/url]
[url=http://eterporno.ru/seks-znakomstva-chernigov.php]секс знакомства чернигов[/url]

[url=http://pc.eterporno.ru/poznakomlus-s-semeynoy-paroy.php]познакомлюсь с семейной парой[/url]
[url=http://pc.eterporno.ru/putany-g-permi.php]путаны г перми[/url]
[url=http://pv.eterporno.ru/index.php]самый большой чат знакомств[/url]
[url=http://pv.eterporno.ru/unye-seks-blog.php]юные секс blog[/url]

[url=http://px.eterporno.ru/www-rambler-ru-znakomstva-mamba.php]www rambler ru знакомства мамба[/url]
[url=http://px.eterporno.ru/znakomstva-dlya-seksa-v-tashkente.php]знакомства для секса в ташкенте[/url]

[url=http://pz.eterporno.ru/dosug-nu.php]досуг ну[/url]
[url=http://pz.eterporno.ru/seks-bolshogo-goroda.php]секс большого города[/url]

 

Anonymous Anónimo said ... (sábado, 20 fevereiro, 2010) : 

I'm looking for a 750GB 7200RPM hard drive for my Dell Vostro 1520. The 250GB I have only runs in Safe Mode because of a virus I can't remove. I want an external hard drive so I can take the 750GB and put it in my laptop, install Windows on it and then put my 250GB into the external enclosure and copy all my files to the 750GB. What is the cheapest one to get? [url=http://gordoarsnaui.com]santoramaa[/url]

 

Anonymous Anónimo said ... (sábado, 26 janeiro, 2013) : 

informações Awesome, muito obrigado ao escritor do artigo. É compreensível para mim agora, a eficácia ea importância é incompreensível. Mais uma vez obrigado e boa sorte!

 

post a comment