sexta-feira, setembro 14, 2007

Conceição, Rodeia e Vicente candidatam-se à Ordem dos Arquitectos

Termina ao final da tarde de hoje o período de entrega de candidaturas à presidência da Ordem dos Arquitectos, e ao que o Construir apurou, Luís Conceição, João Belo Rodeia e Manuel Vicente são os candidatos.

Tendo como lema “Por uma ordem de valores”, Luís Conceição revelou ao Construir que a sua candidatura pretende ser “prepositiva”, sublinhando que “não queremos ser contra nada, queremos propor coisas novas”. A dignificação da actividade do arquitecto, estabelecer acordos com universidades europeias e criar colégios de especialidade são algumas das propostas deste candidato.

Em declarações ao Construir, Manuel Vicente, que assumiu a presidência temporária da Ordem aquando da eleição de Helena Roseta para vereadora da câmara de Lisboa, revelou que a sua candidatura “não é de continuidade” com o trabalho feito por Helena Roseta. O arquitecto revelou a vontade de aproximar a Ordem do território nacional, nomeadamente à população e à sociedade civil, não esquecendo as relações fronteiriças. Manuel Vicente criticou ainda a promoção, por parte da Ordem, de determinadas figuras da arquitectura, revelando que num universo de cerca de 16 mil profissionais não faz sentido promover cerca de 15.

O Construir também contactou o candidato João Rodeia que não quis avançar, nesta altura, com as linhas do programa que irá apresentar aos arquitectos. Depois das candidaturas entregues o próximo passo é aguardar pelos resultados, que serão conhecidos a 18 de Outubro, dia das eleições. O candidato vencedor assumirá a presidência da Ordem até ao dia 13 de Novembro.

Filipe Gil Director

CONSTRUIR
Rua General Firmino Miguel nº3 Torre 2 - 3ºandar 1600-100 Lisboa Tel: (+351) 210 410 340 Fax: (+351) 210 410 306
fgil@construir.workmedia.pt

www.construir.pt

Comments on "Conceição, Rodeia e Vicente candidatam-se à Ordem dos Arquitectos"

 

Blogger Jovem Rafeiro said ... (sexta-feira, 14 setembro, 2007) : 

Peço imensa desculpa...afinal, o Rodeia não censura só os outros, também se censura a ele próprio. Mea culpa!

 

Anonymous Anónimo said ... (sábado, 15 setembro, 2007) : 

"prepositiva", como se poderá inferir, é uma gralha do jornalista. A palavra correcta é "propositiva"!

LC

 

Anonymous Anónimo said ... (quarta-feira, 19 setembro, 2007) : 

O Manuel Vicente tem de sair da lista. Sempre vingou a tese de que seria o 3.º mandato...

Há alguns ajustes a fazer nas listas, a pedido da Comissão Eleitoral, mas 6.ª feira será conhecida a composição final.

Abraço a todos,

Diogo Corredoura.

 

Anonymous Anónimo said ... (quinta-feira, 20 setembro, 2007) : 

PS e PSD acabam com exames de acesso às Ordens

As ordens profissionais vão deixar de poder realizar exames de acesso à profissão, tendo de aceitar como inscritos todos os licenciados. O "Diário Económico" recolheu opiniões de vários bastonários, como Manuel Vicente, da Ordem dos Arquitectos.

Fonte:Diário Económico

Notícia vista no site da SRS. Parece que o trabalho feito junto da Assembleia da República sempre está a dar frutos...

Diogo Corredoura

 

Blogger arqportugal.blogspot.com said ... (quinta-feira, 20 setembro, 2007) : 

Excelente noticia Diogo :D

Parece que sim, afinal todo o nosso trabalho não foi em vão .


cumprimentos

 

Anonymous Anónimo said ... (sexta-feira, 21 setembro, 2007) : 

Já estão on line o site da candidatura do Luis Conceição e o blog do Nuno Malheiro (Lista B para os órgãos nacionais e SRS, respectivamente).

www.porumaordemdevalores.net

www.porumaordemprofissional.blogspot.com

Esta é a lista que eu apoio, inequivocamente, com conhecimento de causa e das pessoas.

E é importantíssimo que TODOS votem no próximo dia 18 de Outubro!!! Vai ser renhido e por um voto se ganha, por um voto se perde!

Abraço a todos,

Diogo Corredoura.

 

Anonymous Anónimo said ... (sábado, 22 setembro, 2007) : 

Acho vergonhosa a exclusão do Manuel Vicente e da lista deste do processo eleitoral. Não tanto pela certeza jurídica ou não da razão invocada, mas sobretudo pela forma como o Presidente da Comissão Eleitoral (que é o Presidente da Mesa da Assembleia Geral da OA) lidou com a questão.

O facto de o João Rodeia e o Luis Conceição pertencerem a órgãos académicos e científicos (Conselho Científico, Conselho Pedagógico, direcções ou coordenações de curso, etc.) das escolas onde leccionam não os impede de concorrer, uma vez que não são cargos directivos (o Conselho Directivo, uma Comissão de Gestão, uma Reitoria, isso sim, são órgãos directivos).

Mantenho a dúvida sobre o facto jurídico que levou ao afastamento do Manuel Vicente, embora a minha opinião pessoal esteja devidamente formada (é preciso atender ao que terá sido o espírito do legislador ao escrever tal artigo, e esse espírito parece-me claro). Mas é um facto que o Estatuto da OA está mal redigido, o que permite duas interpretções.

Ganhou, para já, a vontade do Presidente da Comissão Eleitoral.

Diogo Corredoura

 

Anonymous Anónimo said ... (segunda-feira, 24 setembro, 2007) : 

O famoso parecer jurídico já se encontra disponível em:

www.arquitectos.pt

e no

www.mvnaoa.blogspot.com

Vejam com os vossos próprios olhos.

 

Anonymous Anónimo said ... (terça-feira, 25 setembro, 2007) : 

Recapitulando, para que fique CLARO:
1) O conselho directivo nacional pediu um parecer jurídico para esclarecer DOIS pontos dos estatutos que poderiam levantar dúvidas na aceitação de listas. Que poderiam levantar e que levantaram de facto, como se verifica.
2) Este parecer jurídico veio esclarecer questões relativas às 3 (TRÊS) candidaturas.
3) Este parecer jurídico foi entregue, em devido tempo, ao Presidente da Mesa, que NÃO LHE LIGOU NENHUMA e decidiu, qual justiceiro, ao arrepio da opinião de um eminente professor catedrático de Direito Administrativo, pôr a votos o que era um direito elementar. Nota: em democracia vota-se tudo, MENOS os direitos elementares...
4) Não está em causa por isso uma candidatura ter usado as quotas dos sócios para se beneficiar. Dizê-lo é manifesta MÁ FÉ e uma acusação de grande CINISMO, vinda, vejam só, de quem anda a viver e a promover-se à conta das nossas quotas.
E assim vamos alegremente, cantando e rindo, enquanto a ganância de quem anda a chular a ordem nos arrastará a todos para os tribunais.

 

post a comment