quinta-feira, junho 08, 2006

NOVO REGULAMENTO DE ADMISSÃO NA OA A PARTIR DE OUTUBRO

Noticia no "Construir.pt"





06-06-2006

Maria João Araújo

"O Conselho Directivo Nacional estabeleceu como objectivo a entrada em vigor do novo regulamento de admissão no dia 1 de Outubro.

O calendário definitivo irá agora depender da aprovação pelos órgãos competentes da Ordem dos Arquitectos (OA).

No âmbito deste processo, no passado dia 19 de Maio decorreu um debate sobre o novo modelo de processo de inscrição na OA, já apresentado a diversas entidades como o ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Esta avaliação interna sobre a aplicação do regulamento da admissão surgiu depois de terem sido emitidos pareceres que acusavam a Ordem de ilegalidades nos processos de admissão.

Salienta-se o facto de a Ordem ter instaurado, em 2000, um processo de admissão, que obriga os estudantes de Arquitectura a realizarem um estágio ou um exame ou ambos, dependendo da universidade em que se licenciam."

Comments on "NOVO REGULAMENTO DE ADMISSÃO NA OA A PARTIR DE OUTUBRO"

 

Anonymous Anónimo said ... (quinta-feira, 08 junho, 2006) : 

Tantas notícias sobre as ilegalidades da ordem, mas esta continua a fazer aquilo que bem entende...
Que país este!

 

Anonymous Anónimo said ... (sexta-feira, 09 junho, 2006) : 

Mais um regulamento de admissão e agora, e nós em que ficamos , esquecidos mais uma vez...

 

Anonymous Anónimo said ... (sexta-feira, 09 junho, 2006) : 

Por acaso, já fizeram queixa do OA ao governo?
Se não fizeram, não se QUEIXEM...
Têm medo de dar a cara?????

 

Anonymous Anónimo said ... (sexta-feira, 09 junho, 2006) : 

Faz algum sentido a Ordem marcar um novo exame com data limite de inscrição para uma semana antes de uma Assembleia Geral da Ordem que pode vir a aprovar um sistema de admissão que acabe de vez com todo e qualquer exame de admissão à ordem.

Se houver inscrições para o exame e a Assembleia geral aprovar o fim dos exames, o que é que a O.A. vai fazer?

Vai fazer os exames na mesma, roubando duas semanas da vida dos candidatos?

Não vai fazer os exames e vai devolver a importância das inscrições aos candidatos?


PARA EVITAR ESTAS TRAPALHADAS TODAS, O MINÍMO QUE A O.A. DEVERIA FAZER ERA SUSPENDER A INSCRIÇÃO OU ADIAR A DATA LIMITE PARA ALGUNS DIAS APÓS A ASSEMBLEIA.

 

Anonymous Anónimo said ... (sexta-feira, 09 junho, 2006) : 

Mas á alguém, que ainda pensa fazer aquele exame descriminatório,um exame que a unica coisa para que serve é para jutificar que os das universidades reconhecidas não têm aptidão para exercer a profissão... enquanto os outros são tão bons mas tão bons que não necessitam fazer exame.Andam a gozar conosco...A leninha é que devia fazer o exame..

 

Anonymous Anónimo said ... (sexta-feira, 09 junho, 2006) : 

Para quando a criação de uma plataforma unificadora dos interesses de todos os jovens arquitectos, para fazer frente a esta matilha que gere os interesses de alguns arquitectos?

Como juntar esforços para processar quem gere a ordem, sim, porque a culpa não é de Ordem dos Arquitectos, mas sim de quem a representa e toma decisões.

Todo este alarido nunca deu nada, acham mesmo que alguma vez dará? Se não otparmos por tomadas de posição mais concretas não vamos a lado nenhum. Parecer para aqui, parecer para ali, parece-me a mim que estamos num pedaço de madeira a boiar no oceano, perdidos e sem esperança que a situação mude.

Não se deixem usurpar por quem ganha dinheiro à nossa custa.

Alea jacta est.

 

Anonymous Anónimo said ... (sexta-feira, 09 junho, 2006) : 

Evidentemente que não faz qualquer sentido alguém ir fazer exame.

Será que ainda andam a dormir, ou quê?

Por mim, exame é coisa que não existe. O tempo que tenho é para tratar do processo em tribunal. é nesse que me empenho e sei que dá frutos.

É muito simples: contactar um advogado, levar-lhe todos os pareceres que estão disponíveis aqui no blog e/ou no site da APELA, e toda a correspondeência com a Ordem (as cartas originais).

Afinal, o que um advogado cobra pela queixa, não é assim tanto; e se forem 2 ou 3 colegas em conjunto, ainda melhor.

Todos os processos, a somar aos (bastantes) que têm e estão a dar entrada é que estão a fazer a Ordem mudar.

Processos em tribunal, sim!

Exames ilegais, nunca!

 

Anonymous Anónimo said ... (sexta-feira, 09 junho, 2006) : 

Já alguém responsável reparou que nas câmaras os projectos das grandes constructoras ou os grandes empreendimentos demoram menos tempo a ser aprovados, que coincidência esta.

Seria relativamente fácil cruzar informações entre ateliers que trabalham para essas empresas e os respectivos responsáveis pelas aprovações camarárias.Os computadores até depois de formatados ou destruídos revelam coisas fantásticas, se houvesse vontade de acabar com este status quo, isto acabava. Mas como está a justiça neste país quando, o processo Apito Dourado foi para a gaveta. Também metia constructores e presidentes camarários.

A política de "mobilidade" apresentada pelo governo irá contemplar os técnicos superiores?

 

Anonymous Anónimo said ... (sexta-feira, 09 junho, 2006) : 

Quem estiver de acordo em processar os representantes da ordem pelo seu péssimo e ilegal desempenho, acrescente por favor ao final da sua mensagem o seguinte: "ALEA JACTA EST"

Abre-se uma conta bancária, sem segredo bancário, organizam-se meios de conseguir fundos e utilizam-se esses fundos para pagar os honorários dos nossos representantes legais. Um advogado de renome põe o assunto a ser discutido em horário nobre.

Organizar também um local onde discutir estes assuntos e dar a cara, só assim ganharemos força, por momentos lembrei-me daquele senhor: "eles falam, falam mas eu não os vejo nada ..."

Alea jacta est

 

Anonymous Anónimo said ... (sexta-feira, 09 junho, 2006) : 

Ó Alea jacta est...

Nos livros do Astérix há uns piratas que andam sempre a amandar tiradas em latim. Tudo estaria bem se não fosse o facto de cada tirada ser sempre antecedida de uma asneirada grossa.

Já meteste algum processo em tribunal?

Já fizeste alguma acção contra a ordem que alguém visse?

Se queres dar a cara, começa por por um processo em tribunal que é coisa que alguns poucos já fizeram, e não queiras ser comparado aos piratas do Astérix, que para além de falar latim e fazer asneiras não fazem mais nada.

 

Anonymous Anónimo said ... (sexta-feira, 09 junho, 2006) : 

A malta tem medo de meter a ordem em tribunal.
Os GRANDES tem sempre mais hipótese de ganhar...
É o PODER!
Estamos lixados.
Mas já agora,
ALEA JACTA EST

 

Anonymous Anónimo said ... (sexta-feira, 09 junho, 2006) : 

ALEA JACTA EST

 

Anonymous Anónimo said ... (sexta-feira, 09 junho, 2006) : 

Recomendo-vos a leitura dos livros do Astérix. Talvez aprendam mais algumas palavras em Latim.

Já agora, sabem o que quer dizer ALEA JACTA EST?

 

Anonymous Anónimo said ... (sábado, 10 junho, 2006) : 

Que quer dizer???? alea jacta est?

 

Anonymous Anónimo said ... (domingo, 11 junho, 2006) : 

boa!!

 

Anonymous Anónimo said ... (segunda-feira, 12 junho, 2006) : 

A arquitectura vai mal quando se lê frases em latim e a único pensamento que surge é do Ásterix.

Para os leitores do Ásterix e para outros que não saibam, ALEA JACTA EST disse-o Júlio César e quer dizer "OS DADOS ESTÃO LANÇADOS".

Já agora gostava que traduzissem KHORA (cuidado porque que as personagens de Uderzo nunca o disseram).

E quem disse, e o que quer dizer "FIRMITAS, UTILITAS E VENUSTAS" (esta é imperdoável para arquitectos).

 

Anonymous Anónimo said ... (terça-feira, 13 junho, 2006) : 

Com esta coisa da internet e motores de busca temos aqui uns heróis de latin e tudo o mais que der e vier.

 

Anonymous Anónimo said ... (terça-feira, 13 junho, 2006) : 

Viramos o disco e continua a mesma música, mas em ritmo diferente.

A bastonária, comentadora de economia, lutadora pelos direitos das mulheres, e mais qualquer coisita, continua a defender (pouco) os interesses dos futuros e actuais arquitectos, já que continua em vigor um estágio que não oferece garantias de qualidade alguma.

A única qualidade é a de fornecer ao mercado trabalho escravo, mas, se obrigam a um estágio porque não criar uma tabela de preços a serem pagos aos estagiários, eles vão aprender mas afinal também vão produzir e dar dinheiro a ganhar, logo, penso que o seu trabalho teria de ser pago. Grande parte dos anúncios de oferta de emprego é para estagiários( os colegas gostam mesmo de ensinar..).

O Diogo Corredoura falou no ante-projecto apresentado no boletim este mês, no qual já se nota perfeitamente a mudança de posição. A desculpa é Bolonha, vá-se lá ver.

Outra nota curiosa é a criação de mais um cargo (burocrático) com estatuto independente da Ordem, figura do Provedor do Estágiário; estou para ver a sua regulamentação daqui a 90 dias. Quanto vai auferir de salário, critérios de nomeação, poderes...

Já repararam que a nossa Ordem tem um preços de formação caríssimos. O que contribuimos todos os trimestres não dão para baixar o preço das formações. Aí sim é que deveria de ser a aposta.

Sábado vou à Arvore. Abraços.

Marco Carneiro, Arquitecto

 

Anonymous Anónimo said ... (quarta-feira, 14 junho, 2006) : 

A Ordem é dos ARQUITECTOS, não das arquitectas. Abaixo a Roseta.

 

Anonymous Anónimo said ... (quarta-feira, 14 junho, 2006) : 

mas afinal para que serve a ordem para ajudar os arquitectos ou cortar as pernas aos recem licenciados, a ordem bem que podia enfiar o exame pelo .... acima.
anda uma pessoa a estudar, a gastar dinheiro e a esforçar-se para ser alguem na vida e depois vem a ordem e os seus interesses tanto politicos como financeiros (pois tudo se paga) e decide a vida pessoal de cada um

 

Anonymous Anónimo said ... (terça-feira, 06 março, 2007) : 

This is very interesting site... Honey milf An error occurred while sending this fax Odb 1 scanner for acura integra Drug patent protection water heater pressure Executive leadership training self-help techniques teenagers27looks baggy pants tank tops Vatche ring repair manual suzuki wagon r Empress deluxe hot tub cervical cancer genital warts 007 everything or nothing game cover x box health effects from old hot water heater wellbutrin xl 2b discount Teens free lesbian porn galleries american standard heating repair http://www.hair-loss-product-1.info Divorce documents free download

 

post a comment