sexta-feira, abril 28, 2006

PÔR ORDEM NA ORDEM

Noticia no Jornal "O Independente"

28-04-2006

"Estudantes e licenciados em Arquitectura ganharam mais um aliado. Ministério Público defende que exame de admissão viola o princípio de igualdade e o direito de livre acesso à profissão

Joana Petiz

"O Ministério Publico (MP) juntou-se à lista de organismos que dão razão aos estudantes e licenciados em Arquitectura que acusam a Ordem dos Arquitectos (OA) de cometer ilegalidades no processo de admissão, depois de o provedor da Justiça e o Conselho Superior de Obras Públicas e Transportes terem manifestado a sua concordância com a Associação Portuguesa de Estudantes e licenciados em Arquitectura (APELA), defendendo que a OA não tem poderes para distinguir cursos homologados pela tutela.

Em parecer solicitado pelos licenciados, o MP dá razão aos arquitectos, defendendo que o exame de admissão que a OA vem impondo a todos os licenciados oriundos de cursos acreditados - mas não reconhecidos - pela ordem "viola o princípio de igualdade, da protecção da confiança, bem como o direito de livre acesso à profissão, consagrado na Constituição".

No documento acrescenta-se que a própria OA reconheceu esta desigualdade de direitos e tratamento, aquando da substituição do Regulamento Interno de Admissão (RIA) pelo Regulamento de Admissão (RA), sublinhando-se que os exames violam até os estatutos da entidade.

Em resposta a um requerimento do Bloco de Esquerda, o próprio Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) defendeu que não compete à Ordem dos Arquitectos rejeitar a admissão a cursos homologados pelo Governo" e que "a não admissão a estágio de licenciados provenientes de cursos devidamente homologados, mas não reconhecidos pela ordem, é contrária ao princípio da igualdade e carece de base legal . Ainda assim, no final de Março a APELA entregou mais uma petição à Assembleia da República, para que fosse verificada a legalidade e constitucionalidade do sistema de admissão, considerado injusto e discriminatório pela maioria dos licenciados e estudantes.

Segundo o presidente da APELA, Diogo Corredoura, há "um conjunto de ilegalidades e inconstitucionalidades" no processo de admissão à OA, desde logo porque esta "usurpa poder e funções do Estado quando avalia as instituições de ensino superior e suas licenciaturas para depois reconhecer ou acreditar os cursos". Na verdade, desde que o curso seja homologado pelo Estado, não há razão para que o licenciado não possa candidatar-se à OA - à excepção de licenciaturas que não cumpram a directiva comunitária que regula o exercício da profissão.

No entanto, mesmo esta situação — que, de momento, apenas impede os estudantes da Universidade Fernando Pessoa, no Porto, de se candidatarem à OA - é vista como mais uma desigualdade pela APELA. A associação não compreende como pode vedar-se o acesso à profissão a alunos que frequentam cursos homologados pelo Estado e contesta a obrigatoriedade de cumprimento da directiva, invocando que a lei apenas tem aplicação junto de licenciados que vão trabalhar para outros Estados membros.

Opinião diferente têm Mariano Gago e Helena Roseta, que consideram que a directiva deve abranger todos os licenciados. Na sequência de uma recente audiência entre o ministro e a bastonária da OA, a responsabilização acerca do incumprimento da directiva no que respeita à notificação a Bruxelas dos cursos de Arquitectura homologados em Portugal foi assumida pelo MCTES, ficando decidido que a ordem "vai rever o RA, tendo em conta a nova legislação, o Processo de Bolonha" e as posições do ministério que tutela o ensino superior. A OA já deu parecer favorável a 22 licenciaturas, todas sujeitas a partir de agora a uma acreditação nacional, determinando-se que apenas os cursos acreditados pelo novo sistema concederão o grau necessário para a inscrição na Ordem dos Arquitectos. Para definir como se vai processar o regime transitório já estão marcadas reuniões com os directores dos cursos, as associações de estudantes e a APELA. "

Comments on "PÔR ORDEM NA ORDEM"

 

Anonymous Anónimo said ... (sábado, 29 abril, 2006) : 

Diogo, quanto à petição esclarece-me o seguinte, se eu detectar o preenchimento incorrecto nos dados de algumas assinaturas recolhidas, posso riscar essas mesmas? é claro que depois volto a pedir novamente essas assinaturas.

 

Anonymous Anónimo said ... (domingo, 30 abril, 2006) : 

De que é que a ordem está à espera?
Que se deixe de patetices e admita toda a malta.

 

Anonymous Anónimo said ... (domingo, 30 abril, 2006) : 

E as associações de estudantes estão a colaborar com a APELA ou continua sempre a mesma coisa "tipo tuga"

 

Anonymous Anónimo said ... (terça-feira, 02 maio, 2006) : 

As associações de estudantes, andam-se a baldar. Depois que não se queixem!

 

Anonymous Anónimo said ... (terça-feira, 02 maio, 2006) : 

Esta situação é absurda... não compreendo como é possível que se mantenha assim por mais tempo?! Como é que após Parecer a nosso favor de todas as Entidades ja referidas neste blog, nós licenciados em arquitectura, mas não membros da OA claro, continuemos a ser prejudicados na nossa vida profissional???

 

Anonymous Anónimo said ... (terça-feira, 02 maio, 2006) : 

Este País vai de mal a pior, mais uns dias até as pessoas com a 4º classe entram na ordem e nós licenciados em arquitectura é que não.

 

Anonymous Anónimo said ... (quarta-feira, 03 maio, 2006) : 

Onde é que anda o pessoal frequentador deste blog?

 

Anonymous Anónimo said ... (quarta-feira, 03 maio, 2006) : 

A Apela entregou uma petição online, ainda irá entregar as 4000 assinaturas, significa que eventualmente ainda haverá coisas a decidir e a ponderar. Se ainda á questões a colocar em cima da mesa, e a Ordem e o Ministério sabem disso, como é que hoje na ARCA_EUAC houve uma reuniao para comunicar aos alunos que todos terão de fazer exame?

 

Anonymous Anónimo said ... (quarta-feira, 03 maio, 2006) : 

Esclareçam-me o seguinte : estudar 6 anos arquitectura, numa faculdade reconhecida, significa que em termos de emprego se podrá dar aulas ou trabalhar num Câmara?

 

Anonymous Anónimo said ... (quarta-feira, 03 maio, 2006) : 

Estudar 6 anos numa faculdade reconhecida apenas significa que podes ser desenhador num gabinete, porque para entrar numa camara terás que estar inscrito na OA e para dar aulas não é assim tão fácil.............................................................................................................................................................................

 

Anonymous Anónimo said ... (quarta-feira, 03 maio, 2006) : 

" Estudar 6 anos numa faculdade reconhecida apenas significa que podes ser desenhador num gabinete"

E o que vai acontecer aos desenhadores? Existem diversos cursos técnicos que formam centenas de pessoas anualmente e que perante a aberração que a OA criou, terão os seus lugares ocupados por mão-de-obra dos arquitectos estagiários.

Não estará a OA a contribuir para a usurpação de trabalho que a própria classe sofre?

Os cursos de arquitectura formam e têm que formar arquitectos não mão-de-obra tipo escravo.

 

Anonymous Anónimo said ... (quarta-feira, 03 maio, 2006) : 

Colegas, permitam-me uma correcção importante sonre um assunto que anda a turvar as cabecinhas de muita gente.
Para se ser arquitecto numa câmara não é necessário estar escrito na ordem.
O decreto lei que regula estas actividades fala apenas em licenciatura em arquitectura para exercer numa câmara. Pode-se, inclusive, assinar projectos.
A câmara é estado e não necessita que estejamos escritos numa ordem para lá exercer.
Esqueçam isso de uma vez.
A ordem pode alegar o que quiser. Mas é isto que diz a lei. Não são os estatutos forjados da OA que vão sobrepôr à lei nacional. Olhem as hierarquias.
Agora que, na prática, quem esteja inscrito na ordem tenha preferência na escolha, isso é outra coisa. Mas também não é legitimo. Mas é o que pode acontecer, porque quem escolhe é humano...

 

Anonymous Anónimo said ... (quinta-feira, 04 maio, 2006) : 

Caros

Pensei que esta luta tinha acabado e que já tinham ido dar de comer a África (uma verdadeira causa, percebem?).
Afinal continuam nesta grande e honrosa luta...

Cumprimentos,
Valha-nos Deus

 

Anonymous Anónimo said ... (quinta-feira, 04 maio, 2006) : 

Pois mas parece que as leis da ordem até este momento prevalecem perante as leis do estado, a republica das bananas só tem força para pagar mais impostos de resto vivemos na merda...desculpem a expressão

 

Anonymous Anónimo said ... (quinta-feira, 04 maio, 2006) : 

Pelo que vejo os nossos colegas estudantes ou mesmo os licenciados continuam à espera que a OA resolva tudo sem discutir!

Podem tirar daí a ideia até porque existem processos em tribunal colocados pelos alunos e pela Fernando Pessoa que podem custar à OA muito dinheiro. Acontece que se a OA tiver que indemnizar os casos que estão pendentes de decisões judicais é natural que apareça mais gente a pedir indemnizações.

Não sei se já avaliaram o problema, mas a OA pode ficar numa posição bem complicada e por isso é natural que procure esconder a "cabeça na areia"!

Já noutra altura disse isto, mas vou repetir.

Deixem-se de lamúrias e de cobardias e tratem de se organizar para mover um processo colectivo contra a OA, pois só assim tiraremos o "cadáver" da frente do portão.

Não basta dizer que cheira mal!

 

Anonymous Anónimo said ... (quinta-feira, 04 maio, 2006) : 

"Pois mas parece que as leis da ordem até este momento prevalecem perante as leis do estado"

Esquecem-se de um pormenor, as Câmaras não precisam de pedir parecer à OA para admitir funcionários. A OA só faz farinha com os licenciados porque estes precisam dela para trabalhar.
Os arquitectos das Câmaras são-no com homologação de carreira em Diário da Republica, mesmo sem a OA. Aí ela não risca.

 

Anonymous Anónimo said ... (quinta-feira, 04 maio, 2006) : 

PESSOAL, pareçe que a OA está a organizar uma manifestação da sede até à assembleia da república no dia da votação da proposta de lei sobre o 73/73.
Que acham do pessoal aproveitar a situação e aparecer .... SERÁ BOA IDEIA?????? vai lá estar toda a comunicação social.
Que tal irmos todos de preto????

 

Anonymous Anónimo said ... (quinta-feira, 04 maio, 2006) : 

Manifestação??? Porquê? O 73/73 vai ser chumbado?

O melhor é a gente aproveitar e fazer uma manifestação contra a ORDEM!

 

Anonymous Anónimo said ... (quinta-feira, 04 maio, 2006) : 

Em que dia vai ser a votação da revogação do 73/73?

 

Anonymous Anónimo said ... (quinta-feira, 04 maio, 2006) : 

Áman!
O 73/73 vai ser discutide e vutade no dia 18 de Mai. Eh pá, tão même a jête da gente xaringar os gajes. É cair-lhes uma suestada em cima quêles fiquem todes almariades.
Iste vai andande e leva jête!

 

Anonymous Anónimo said ... (quinta-feira, 04 maio, 2006) : 

hehe temos comediante aqui no blog, seja bem aparecido ...

 

Anonymous Anónimo said ... (quinta-feira, 04 maio, 2006) : 

Já viram as noticias hoje nos jornais.

A Ordem deu uma conferência de imprensa sobre a admissão.

Hoje vem em vários jornais.

As noticias são preocupantes, a Helena Roseta, entre outras coisas, vem falar:

-na antecipação da entrada em vigor do novo regulamento de admissão

-nos mestrados, e é claro nas especializações, isto é, um arquitecto passará apenas a fazer aquilo em que é especializado

- em dois exames, um de deontologia e outro de aptidão profissional

- também vem referir que a APELA está de acordo com tudo isto.

A situação é preocupante. É muito importante a continuação da recolha de assinaturas para a petição a apresentar na assembleia da republica

 

Anonymous Anónimo said ... (quinta-feira, 04 maio, 2006) : 

Diogo:

Qual a posição da APELA em relação às afirmações da Helena Roseta?

 

Anonymous Anónimo said ... (quinta-feira, 04 maio, 2006) : 

Antes de mais, saúdo o regresso do Valha-nos Deus.

Vale a pena relembrar que esta luta só terminará quando terminarem também as ilegalidades na OA.

O facto do blog ter andado um pouco mais "morno", significa que a luta se trava também com processos judiciais e com esses tem, muito boa gente, andado envolvido.

Igualmente se passa quanto à recolha das assinaturas; para a próxima semana faremos chegar à APELA uma boa quantidade de assinaturas.

No próximo dia 18, duvido muito que a Assembleia da República vote favoravelmente a revisão do 73/73. Os deputados não são parvos e conhecem muito bem a incapacidade da Ordem para resolver os problemas internos quanto mais os externos.

Quanto ao anúncio da Ordem acerca da intenção de implementação do novo RA - com exame - ainda este ano (Outubro?!) trata-se de uma desesperada tentativa de o fazer antes de todos os cursos estarem inscritos na Directiva. Esta fuga para a frente só vai agravar ainda mais o fosso que já existe.

Lembro também que no final de Junho (ainda não se sabe o dia), vai haver uma Assembleia-Geral na OA, em Lisboa. O assunto é a Admissão; vale a pena ir pensando nisto...

 

Anonymous Anónimo said ... (quinta-feira, 04 maio, 2006) : 

Falam tanto em assinaturas, mas ninguém as envia para a APELA. Que se passa, a malta não quer assinar?

 

Anonymous Anónimo said ... (quinta-feira, 04 maio, 2006) : 

Ainda existem uns quantos "anjinhos" que pensam que poderão entrar na OA sem terem de fazer exames...E estão com medo de que a "dita" vá ver quem assinou a lista para depois os lixar...É este o país que temos!

 

Blogger geno said ... (sexta-feira, 05 maio, 2006) : 

é o síndroma pré-25 de Abril a fazer mossa.
tal como assinar anónimo. parece um gigantesco monólogo.

 

Anonymous Poker Rules said ... (quarta-feira, 08 junho, 2011) : 

The amusing moment

 

post a comment