terça-feira, maio 31, 2005

QUEIXA AOS GRUPOS PARLAMENTARES

Dia 5 de Maio de 2005, foi exposta a Queixa aos Grupos Parlamentares, contra a Ordem dos Arquitectos alegando discriminação no acesso à profissão .

O PSD já se prenuciou sobre o assunto, tendo sido remetido ao Senhor Deputado Feliciano B. Duarte
Os nossos agradecimentos pela rapidez e atenção demonstrada , contamos também com o apoio urgente de todos os grupos Parlamentares que já nos contactaram nomeadamente o PCP e o BE .

Comments on "QUEIXA AOS GRUPOS PARLAMENTARES"

 

Anonymous Anónimo said ... (terça-feira, 31 maio, 2005) : 

Acho uma vergonha que alguns dos arquitectos deste pais sejam discriminados desta maneira... numa guerra que já dura há anos e onde ninguem decide a favor dos licenciados...uma Ordem não pode fazer o que lhe apetece, o exame deve ser abolido

 

Anonymous Anónimo said ... (terça-feira, 31 maio, 2005) : 

...ou então que seja para todos!!!!

DISCRIMINAÇÃO NÃO!!!
DISCRIMINAÇÃO NÃO!!!
DISCRIMINAÇÃO NÃO!!!

 

Blogger arqportugal.blogspot.com said ... (terça-feira, 31 maio, 2005) : 

A ordem dos arquitectos não pode exigir exame académico, isso compete ás universidades.

 

Anonymous Anónimo said ... (terça-feira, 31 maio, 2005) : 

Isso foi dito numa reunião da apela, pela presidente da ordem dos arquitectos arqª. Helena Roseta

 

Anonymous Anónimo said ... (quarta-feira, 01 junho, 2005) : 

Vergonha são alguns cursos. Quem sai de lá nem sequer se devia chamar arquitecto. Vergonha são algumas avaliações nas Universidades.
Porquê abolir o exame e não fazê-lo obrigatório para todos? Seria talvez mais justo e evitavam-se assim tantos pseudo arquitectos.
Se há confiança no saber, também há confiança em fazer o exame.

 

Anonymous Anónimo said ... (quarta-feira, 01 junho, 2005) : 

concordo, ou há exames para todos, mas exames com pés, cabeça, tronco e membros, ou nao há exame para ninguem, mas agora discriminação, é que nao...

E a manifestção, é quando, quem marca??

Sou eu??

Vamos, toca a mexer, já que criaram este blogg, acho que também existe poder para realizar uma manisfestação em defesa da justiça e da dignidade de cada um de nós..

TOCA A MEXER CARAÇASSSSSSSSSS

TÁ MAIS QUE NA ALTURA.. BORA LÁAAAAAAAAAA

ass: Maguie

 

Anonymous Anónimo said ... (quarta-feira, 01 junho, 2005) : 

Acho que tens razão Maguie, só com Manifs é que o Povo acorda.
Vejam o que se passa actualmente nos Telejornais.

 

Anonymous Anónimo said ... (quarta-feira, 01 junho, 2005) : 

Até agora ninguém me provou que os já inscritos ou acreditados são melhores que os outros!

Os ditos acreditados também chumbaram mais de 90%!

Exames? Àquilo chama-se exame? Por favor...Admita-se que foram experiências a não repetir tão cedo!

E mais: os professores, como sabemos, saltitam de universidade em universidade, porventura, são os mesmos em cursos acreditados e reconhecidos.

Olha, até o Souto de Moura disse para quem quiz ouvir que não ia às aulas e que muitas delas eram em cafés, a beber um copo...Porque não sujeitá-lo a uma prova de avaliação?
Se a mentalidade é de dar "caça às bruchas"?!...

Meus senhores:A situação que temos é da responsabilidade de todos nós!! Do atraso do nosso país em nº de licenciados e por isso a explosão de cursos;Do Ministério que aprovou tudo; Da concorrência entre universidades (as privadas para fazerem fortunas e as públicas para receberem mais verbas do Estado);da Ordem porque não se insurgiu contra o Ministério como era sua obrigação... E por aí fora!

É por isto que eu não aceito e não admito ter que arcar com uma culpa que é colectiva!!!

Mais avaliações, só quando forem para todos e se forem sérias.

A ordem não pode correr o risco de "falhar" mais uma vez!

A má arquitectura que temos é da responsabilidade de alguém... certamente de quem a fez e não nossa.

Devemos todos fazer um acto de contrição e assumir as respectivas responsabilidades. Isto sim, seria sério, adulto e louvável.

Se tivermos que chegar à manifestação pública, estarei lá!

 

Anonymous Anónimo said ... (quarta-feira, 01 junho, 2005) : 

"Se há confiança no saber, também há confiança em fazer o exame."

Se há universidades a fazer exames durante 5 ou 6 anos o que é que ordem quer?

Quem são eles para colocarem a minha formação em causa ?!!!!!

"A ordem dos arquitectos não pode exigir exame académico, isso compete ás universidades"

Não percebo em que universidades andaram ou o tipo de ensino que tiveram, eu para passar nas cadeiras do curso fiz muitas directas e trabalhei arduamente sem parar, não sei porque tenho de ser posto em causa por uma instituição corporativa, isto é simplesmente colocar em causa tudo e quase todos.

Se a ordem quer controlar os estudantes, primeiro muda os estatutos se conseguir, e depois que coloque arquitectos da ordem nas universidades responsáveis por policiar os trabalhos os exames as avaliações, quem vai ou não às aulas, ect ..... epá tipo pide tas a ver?
Façam isso!!!

A ORDEM QUER É PODER E DINHEIRO E O RESTO É CONVERSA

 

Anonymous Anónimo said ... (quarta-feira, 01 junho, 2005) : 

Ó PÁ!

Quando se fala de " MAUS EXEMPLOS EM TERMOS DE ARQUITECTURA " estamos a falar de sítios onde por sinal há muitos anos que só os arquitectos é que podem assinar a arquitectura.
Quem projectou essas arquitecturas? Foram os licenciados que actualmente querem entrar para a Ordem?
Certamente que não.
Foram alguns daqueles que a Ordem hoje representa.
Qualquer um de nós encontra-se academicamente melhor preparado do que eles. Tirámos um curso superior mais completo e mais.
Muitos deles, aqueles que se formaram com o 25 de Abril e com passagens administrativas, certamente deixam muito a desejar em termos de conhecimentos.
Seria engraçado testar os seus conhecimentos em confrontação com nossos conhecimentos. De arquitectos talvez se passassem a chamar ARQUICHÃOS.

UM ARQUITECTO ESTAGIÁRIO DUMA UNIVERSIDADE RECONHECIDA

 

Anonymous Anónimo said ... (quarta-feira, 01 junho, 2005) : 

Continuo sem perceber o problema dos estudantes. Não seria melhor estudarem em vez de estarem sempre a alinhar em manifestações, resmunguices e outras coisas idênticas. Façam um exame à vossa consciência e pensem quantas vezes faltaram às aulas, quantas matérias falharam. Qual é o problema do exame!!! Os advogados também o fazem. A Ordem não obriga ningúém a fazê-lo. Só o faz quem se quer inscrever. Aqueles com quem voçês reclamam não estavam inscritos na ORDEM mas sim no Sindicato, na Associação ... os estatutos eram diferentes, as lutas eram outras.

 

Anonymous Anónimo said ... (quinta-feira, 02 junho, 2005) : 

"Continuo sem perceber o problema dos estudantes. Não seria melhor ..."
"Só o faz quem se quer inscrever"!!!

Sem palavras....como é que alguém pode ser tão fechado de mente!

ACORDA PARA A VIDA!

 

Anonymous Anónimo said ... (quinta-feira, 02 junho, 2005) : 

"Continuo sem perceber o problema dos estudantes..."

Ve-se mesmo quem tu és!!!!essa conversa já não cola!

 

Anonymous Anónimo said ... (quinta-feira, 02 junho, 2005) : 

"..Só o faz quem se quer inscrever"

Obviamente, nesta vida, ninguém é obrigado a nada...nem sequer a estudar.... mas direitos são direitos.

Imagina eu ter o poder de decidir que, se tu escreveres morres, para poderes viver não podes escrever. Só escreves se quiseres!!! Que bonita a vida assim!!!não?

 

Anonymous Anónimo said ... (quinta-feira, 02 junho, 2005) : 

quem tem medo do Mix??

Tenho vindo a reparar que em Portugal as pessoas estão cada vez mais Mixofobicas, tem medo da mistura. Não sei onde queremos chegar...

Vê-se uma calma irritante na nossa geração(jovem) onde o espaço publico de discussão é apenas nos blogs e não passa daqui. Será medo?? o que se passa?

Se calhar deveríamos reflectir sobre a nossa "doente" geração.

 

Anonymous Anónimo said ... (quinta-feira, 02 junho, 2005) : 

Acho correcto e indispensável que, inseridos numa cultura de rigor e qualidade (e não lhe chamaria corporativista como vi aqui escrito), os licenciados em arquitectura deste país se submetam a uma prova de admissão à OA, como o fazem os que pretendem inscrever-se na Ordem dos Médicos e na dos Advogados.

Não se trata de decidir a favor ou contra os licenciados.

Trata-se de exigir o melhor para o país.

 

Anonymous Anónimo said ... (quinta-feira, 02 junho, 2005) : 

"Continuo sem perceber o problema dos estudantes..."

Será que esta criatura não percebeu que não se trata de um problema de estudantes mas sim de LICENCIADOS EM ARQUITECTURA, ou será que não sabes ler?

deves tar a ter más recordações:
"quantas vezes faltaram às aulas, quantas matérias falharam"

esta nem vou comentar, mas ficate a pergunta, porque será que os arquitectos estão inscritos na ORDEM?
"Aqueles com quem voçês reclamam não estavam inscritos na ORDEM mas sim no Sindicato, na Associação ... os estatutos eram diferentes, as lutas eram outras"

 

Anonymous Anónimo said ... (quinta-feira, 02 junho, 2005) : 

Ao Sr Arquitecto anterior

Concordo consigo qto à cultura de rigor e qualidade mas vou aproveitar para me informar melhor sobre o que se passa na UE qto a esta matéria.

 

Anonymous Anónimo said ... (quinta-feira, 02 junho, 2005) : 

Arquitecto

Percebo a tua preocupação, no entanto, no entanto encontro no teu comentário, algum desconhecimento do que se anda a passar ou talvez não.

"licenciados em arquitectura deste país se submetam a uma prova de admissão à OA, como o fazem os que pretendem inscrever-se na Ordem dos Médicos e na dos Advogados"

Em primeiro nehuma delas discrimina os licenciados da forma como a OA faz.

Não têm 98% CHUMBOS

"Trata-se de exigir o melhor para o país"

O que faz um Pais são as pessoas, e a discriminação é deploravel .

 

Anonymous Anónimo said ... (quinta-feira, 02 junho, 2005) : 

As associações profissionais formam-se, muitas vezes, com o objectivo de limitar a livre concorrência de que têm medo. Rui Duarte Economista –ISEG --

 

Anonymous Anónimo said ... (quinta-feira, 02 junho, 2005) : 

ja pensaram nos licenciados que vao ser discriminados por terem estudado no universidade onde o curso é acreditado!!

 

Anonymous Anónimo said ... (quinta-feira, 02 junho, 2005) : 

MANIFESTAÇÃO
MANIFESTAÇÃO
MANIFESTAÇÃO

BORA LÁ DAR UM ESCANDALO Á PORTA DA ORDEM, PRA VER SE ELES ACORDAM DE UMA VEZ POR TODAS..

Maguie

 

Anonymous Anónimo said ... (quinta-feira, 02 junho, 2005) : 

"ja pensaram nos licenciados que vao ser discriminados por terem estudado no universidade onde o curso é acreditado!!"
E já pensaram nos que tinham o curso acreditado que agora passou a reconhecido??
E pensaram também em todos os que iniciaram o seu curso e não havia nada destas trapalhadas de reconhecimento e acreditação e que já terminaram os seus estudos e ainda não podem trabalhar?????????

 

Anonymous Anónimo said ... (quinta-feira, 02 junho, 2005) : 

E já pensaram naqueles que se esmeraram para ter notas para entrar na faculdade que escolheram e não se ficaram com médias reles para entrar em faculdades reles?
E já viram quantos arquitectoa há e quanto trabalho há?
É tudo talento ou é a "mania" dos canudos e dos "bonecos"?

 

Anonymous Anónimo said ... (quinta-feira, 02 junho, 2005) : 

Para te responder: Eu entrei com uma nota elevada numa faculdade hoje acreditada. Mas em 1997, não haviam as acreditadas nem reconhecidas, nem nada, como deves saber. Os cursos eram todos iguais, em todo o lado.
Porque não sou rico, pedi a transferência para uma faculdade com curso homologado, mais próxima de casa.
Quatro anos depois, já no fim do curso, aparece a Ordem com esta descriminação de "reconhecimentos" e "acreditações".O que julgava ser um direito a estudar, tornou-se um crime!
Portanto, não foram as médias que me condicionaram. Hoje estou metido num buraco, sem saber como nem porquê.Tenho dívidas, não durmo, não tenho trabalho porque a Ordem me impede,são suporto as injustiças, o país, as instituições...Mataram o melhor que havia em mim!!!

 

Anonymous Anónimo said ... (quinta-feira, 02 junho, 2005) : 

"E já pensaram naqueles que se esmeraram para ter notas para entrar na faculdade que escolheram e não se ficaram com médias reles para entrar em faculdades reles?"
Esta mania das médias e das faculdades, é mesmo mania de gente pobre de espirito só pode, generaliza-se á partida que quem vai para uma universidade Privada não tem média, mas afinal o que é a média? é apenas um instrumento que o estado para recusar candidatos porque simplesmente não tem vagas não tem condições não tem universidades, nesse aspecto as faculdades privadas vieram assumir o papel do estado o que é vergonhoso, aquela história do direito à educação é uma treta.

OLHA EU TAMBEM ME ESMEREI, TERMINEI COM 14 VALORES DE MÉDIA, NÃO TENHO CULPA QUE OS ESTADO NÃO TENHA UMA VAGA PARA MIM, OU SERÁ QUE EU FIZ ALGUM CRIME POR TER CONTINUADO A ESTUDAR ONDE ME PERMITEM ESTUDAR?
Desculpa mas esse teu comentário foi deveras infeliz.

 

Anonymous Anónimo said ... (quinta-feira, 02 junho, 2005) : 

Há vários anos que sigo a actividade política da Sra. Arq.ta. Helena Roseta. Desde sempre que a admirava pela sua defesa dos direitos da população. Sempre a considerei uma pessoa de referência na sociedade portuguesa e uma Democrata em quem se podia confiar.
Desde que começou este processo diabólico de discriminação por parte da Ordem dos Arquitectos, a minha opinião mudou radicalmente sobre a Ex.ma Presidente da Ordem dos Arquitectos.
Ouvi, dito por ela, pessoalmente, perante mim e outros colegas, que este processo é complicado, mas que sempre que há mudanças é natural que hajam vitimas.
Pois, Sra. Arquitecta, não haveria necessidade de fazer vitimas se no seu léxico existisse a expressão "PERIODO DE TRANSIÇÃO". Desse modo não aconteceria este acto de terrorismo, praticado pela Ordem, situação que tem influência directa sobre a vida de milhares de inocentes, que o único crime que praticaram foi o de tirar uma licenciatura legitimamente homologada pelo Estado Português.
A Sra. arq.ta. pode dizer que não sabe de nada, como tem sido hábito, sempre que a confrontamos com este problema, mas se não sabe o que é que está aí a fazer.
Eu peço, por favor, que façam a seguinte reflexão:
imaginem ter uma pessoa como a Arq.ta. Helena Roseta num cargo publico relevante, depois de tudo o que se tem passado.
Uma pessoa que está disposta a fazer vitimas inocentes para conseguir os fins a que se propõe, sem olhar a meios para os conseguir.
E íamos votar nela?
DEUS NOS LIVRE!
Ass. FBR

 

Anonymous Anónimo said ... (segunda-feira, 06 junho, 2005) : 

Se a Arqª Helena Roseta "quer continuar a manter a imagem de democrata e de pessoa que se move por causas justas, que tinha antes de entrar para a OA", não tem outro caminho senão o de NÃO ADMITIR a entrada directa E CONTINUAR A TRABALHAR no sentido da inscrição de TODOS os licenciados na ORDEM DOS ARQUITECTOS depois de uma prova de admissão como é feita na ORDEM DOS ADVOGADOS e na ORDEM DOS MÉDICOS.

 

Anonymous Anónimo said ... (quinta-feira, 09 junho, 2005) : 

... areia nos olhos...areia nos olhos... só para quem não sabe o que diz ou para quem não quer saber. Olha que isto... há cada uma!
Ass. FBR

 

post a comment