sexta-feira, junho 24, 2005

O ACESSO À Ordem dos Arquitectos (III)

Noticia no Jornal Correio Manhã / Magazine Domingo










"Continuando a nossa saga, para ilustrarmos tanto quanto possível os escândalos da Ordem dos Arquitectos, e chamarmos a atenção para a necessidade dos arquitectos e das autoridades porem cobro a situações que nos envergonham, dados os limites insuportáveis a que se está a chegar, voltamos ao tema de acesso à OA, e às implicações que os "famigerados exames" de acesso representam, relembrando parte de um texto de Vital Moreira datado de 4 de Dezembro de 2001 e publicado no jornal 'Público' (que tem mantido sobre esta matéria um silêncio cúmplice, que denuncia ligações inconfessáveis...).
Diz Vital Moreira: "

Algumas ordens profissionais permitem-se submeter os candidatos à profissão a um exame de entrada
tendente a aferir a sua formação académica, exame que, no caso de algumas ordens, é dispensado quando o respectivo curso esteja "acreditado" pela ordem profissional em causa, mediante uma avaliação "ad hoc" do plano curricular, do corpo docente, dos métodos de ensino e de avaliação.


Este mecanismo de controlo
, iniciado pela Ordem dos Engenheiros há vários anos, tem vindo a ser copiado por outras ordens nos últimos tempos, nomeadamente pela Ordem dos Arquitectos e pela Ordem dos Farmacêuticos, as quais conseguiram introduzi-lo na recente revisão dos respectivos estatutos legais.
Isto quer dizer que o grau académico na licenciatura legalmente elegível para dar acesso a uma profissão não é aceite pela respectiva ordem profissional". (Fim da citação).



De facto, e já o mencionámos no nosso artigo
de (5-06-2005), os graus académicos que existem no nosso país são oficiais, são títulos que se ganharam com boas ou más notas em universidades privadas ou públicas, em cursos absolutamente LEGAIS.


Todos os cursos de Arquitectura que existem no nosso país foram aprovados pelo Governo, por isso têm todo o CRÉDITO,
e se porventura alguns (podem), poderiam ser questionados, essa oportunidade passou, as questões duvidosas já não se podem colocar, por isso nada a fazer, os cursos merecem para além do crédito a fé pública, logo não podem ser postos em causa (por um controlo ilegal posterior à sua aprovação) por parte da Ordem dos Arquitectos...


O que é mais grave ainda, é que ao pôr em causa ilegalmente cursos, a Ordem dos Arquitectos está a pôr em causa ilegalmente o acesso ao exercício da profissão de um sem-número de licenciados
.


A Ordem dos Arquitectos é absolutamente incompetente à face da lei para ACREDITAR, o que já tem CRÉDITO, para se colocar numa posição absolutamente anticonstitucional.


As restrições que estão a ser postas à LIBERDADE DO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO, para além de serem um atentado à li berdade do cidadão licenciado em Arquitectura são UM NEGOCIO onde se pagam estágios e exames, pasme-se! Estas exigências são totalmente EXCESSIVAS e devem terminar imediatamente.



Diz Vital Moreira ainda "A vocação natural das Ordens Profissionais (onde se inclui a Ordem dos Arquitectos), não é a de controlar a formação académica dos candidatos à profissão, essa já está "acreditada" no título académico, mas sim a de lhes ministrar uma adequada formação quanto à deontologia profissional e quanto à "legis anis" e boas práticas da profissão (coisas que não competem às universidades), e depois proceder ao necessário controlo e punição das infracções a umas e outras.


O mais espantoso a este respeito é que a maior parte das ordens profissionais não cumpre a primeira dessas tarefas elementares e poucas cumprem razoavelmente a segunda".
(Fim de citação).



Quanto a nós a Ordem dos Arquitectos esquece em muitos momentos o seu verdadeiro objecto, para se tentar tornar no verdadeiro legislador, e no verdadeiro educador, para o que, para além da ilegalidade, não tem "gente" com formação adequada a tal tarefa; assim resta o espírito controleiro e perverso.


A Ordem é dirigida por uma arquitecta (contra quem, como pessoa, nada nos move!), que não tem a menor capacidade profissional, para além da sua acção política como membro do Partido Socialista, situação que não se pode considerar uma profissão do domínio da arquitectura.



Esta circunstância torna mais grave o que se passa na Ordem em termos de respeito pela Lei, e em termos gerais de conceito ou uso do conceito de Democracia
.

A Senhora Bastonária deve por dever do seu verdadeiro ofício (política) saber que constituiu um puro abuso a multiplicação das avaliações
, assim como é uma violação da separação de poderes.


De um lado há a formação académica e a sua creditação, que compete às universidades e ao Governo,
e por outro lado há a formação profissional, a deontologia e as técnicas profissionais que são do foro da Ordem.


Trata-se, no fundo, de pôr, como já o enfatizamos, um filtro à entrada na profissão
, e
diz ainda Vital Moreira:


"com o risco de ser instrumentalizado como um mero encapotado de limitação corporativo do acesso à profissão em benefício dos que já lá estão". (Fim da citação).


Voltaremos a este tema, já que está em causa o valor da democracia, o qual deve ser defendido não só pelo Governo e Assembleia da República, como por todas as instituições e pelos individuais.
(Continua). "


Comments on "O ACESSO À Ordem dos Arquitectos (III)"

 

Anonymous Anónimo said ... (sábado, 25 junho, 2005) : 

Esta ordem dos arquitectos está queimadissima.
Que vergonha.

 

Anonymous Anónimo said ... (domingo, 26 junho, 2005) : 

Exmos. Senhores

Grande confusão este vosso texto. Não se percebe o que é vosso, o que é do TT e o que é citação do TT ou vossa. Além do mais, as constantes mudanças de dimensão e cor de letra não ajudam muito nestas transições.
Voçês são licenciados em arquitectura? Tinha melhor impressão dos arquitectos nestas lides de grafismo.

"Continuando a nossa saga" diz o TT no início do texto. Ou muito me engano ou vem ai candidatura do senhor ou de amigos do senhor.

No que diz respeito ao teor da notícia só posso dizer: bla, bla, bla, é sempre o mesmo - o papão da OA e os cordeirinhos dos licenciados em arquitectura.

Já agora relembro (já alguém aqui comentou) que não é bastonária mas sim presidente. Se querem parecer cultos, convém saber...

Cumprimentos

 

Anonymous Anónimo said ... (domingo, 26 junho, 2005) : 

Exmos. Senhores

Tal como eu previa, são 1:40 e estão todos a dormir.
Os arquitectos não dormem! Trabalham! Mesmo que não estejam a fazer nada em concreto estão a pensar em projects futuros, vêm revistas, assentam ideias...
Ou estão na borga?

Cumprimentos

 

Anonymous Anónimo said ... (domingo, 26 junho, 2005) : 

Bem, Valha-nos Deus, nota-se que estás a viver intensamente o que se está a passar.Estás receoso? Sentes o teu conforto em perígo?

Os licenciados que têm as mesmas habilitações académicas que tu não são bichos-papões, são pessoas que defedem legitimamente os direitos que lhes estão a ser negados.

Tu não necessitaste de lutar por eles porque os mesmos não te foram negados pelos colegas anteriores.Esta é a grande diferença.

Bastonária ou presidente. Já que falas nisto, deves saber que o termo foi discutido aquando da transição da Associação para Ordem.Consideraram, então, que Bastonário (de bastão, bengala de apoio ou arma defensiva ou ofensiva)poderia transmitir a imagem severa e castigadora do bastão. Contrária, portanto, ao sentido humanista, universal e plural daquilo que é ser Arquitecto e daí a figura de "Presidente".
Curioso, não é?
Já reparaste, Valha-nos Deus, como todo este sentido original foi pervertido? A OA não é um lobbie? Não é uma corporação? Não é uma instituição à margem da Lei?
Se não é, justifica.

Arquitecto estagiário, O 31

 

Anonymous Anónimo said ... (domingo, 26 junho, 2005) : 

Vou ali a outro blog mas não posso deixar de dizer que o sr TT está muito bem conservado (em botox ou em formol?) e dá muito sentido e este blog.
Cuidem-se meus!

 

Anonymous Anónimo said ... (domingo, 26 junho, 2005) : 

Eu tinha gostado muito se me tivesseis aceitado tal como sou, mas, mesmo transvestrido em marylin, não me aceitaram na OA, porque são uns fundamentalenses, xenófóbicos, cogniscientes e inconstitiutiuciunalistas.

Marco Prestes a Entrar

 

Anonymous Anónimo said ... (segunda-feira, 27 junho, 2005) : 

Exmo. Senhor anónimo

Não sei por quem me toma mas: "Os licenciados que têm as mesmas habilitações académicas que tu "
e "Tu não necessitaste de lutar por eles porque os mesmos não te foram negados pelos colegas anteriores." mostra que não me conhece de facto.

Volto a recordar que em TODAS as épocas há surpresas e que as minhas foram, são ou serão as mesmas ou diferentes mas também são surpresas.
De qualquer modo essas surpresas são sempre anunciadas ou pelo menos ouvimos boatos.
Todos voçês sabiam o que se estava a passar na Ordem mas inscreveram-se à mesma nas faculdades mais reles (quiça por não terem média suficiente). Sim porque NESSAS faculdades entra-se com médias inferiores não é verdade?
Ter o curso X ou o curso Y não é a mesma coisa. Por muito que digam que é, a verdade é que NÃO É.

Cumprimentos

 

Anonymous Anónimo said ... (segunda-feira, 27 junho, 2005) : 

o facto é que existem faculdades a mais em portugal e mais nada...

porque nao culpabilizar o estado tb...

portugal a caminho de se tornar uma italia.. agora nao trabalham porque nao podem assinar, quando todos poderem assinar .. não ha trabalho e estao a fazer o mesmo que agora...

ha que ver o mal pelo raiz, ou seja, o numero excedentario de faculdades de arquitectura

o resto é conversa...

 

Anonymous Anónimo said ... (segunda-feira, 27 junho, 2005) : 

O RESTO NÃO É CONVERSA. Porque também há muito engenheiro que não faz "engenharia", e não deixam de ser engenheiros por isso. E os arquitectos podem fazer muito mais que só projecto, senão vejam bem os actos próprios dos arquitectos definidos nos estatutos da OA.

 

Anonymous Anónimo said ... (segunda-feira, 27 junho, 2005) : 

BiPri:

Gostei do conteúdo e também do final!

Já mais do que uma vez disse a esse “ Valha-nos Deus “ para se portar como um homenzinho.

Como é possível que alguém pretenda ser levado a sério com este tipo de discurso infantil e provocatório.

Compreendemos que é para distrair as atenções.
Como estratégia é muito baixo tentar denegrir a imagem dos outros.

Este tipo de comportamento é sinal de complexo de inferioridade e de medo. Certamente medo do que se está a passar e de recear que o facto do seu insucesso profissional se dever ao numero de arquitectos na profissão e não ás suas incapacidades profissionais incluindo em termos de falta de preparação académica.

EM TODOS OS CURSOS E UNIVERSIDADES EXISTEM BONS E MAUS PROFISSIONAIS.
TUDO TEM A VER COM AS QUALIDADES INTRÍNSECAS E COM O EMPENHO DE CADA UM.

 

Anonymous Anónimo said ... (terça-feira, 28 junho, 2005) : 

Sr. Valha-nos deus:
'Exmo. Senhor anónimo
Não sei por quem me toma mas: "Os licenciados que têm as mesmas habilitações académicas que tu "(...)Todos voçês sabiam o que se estava a passar na Ordem mas inscreveram-se à mesma nas faculdades mais reles (quiça por não terem média suficiente). Sim porque NESSAS faculdades entra-se com médias inferiores não é verdade?
Ter o curso X ou o curso Y não é a mesma coisa. Por muito que digam que é, a verdade é que NÃO É.
Cumprimentos'

Tenho q discordar!

A questão ñ é,cm diz,serem faculdades reles,até pq algumas eram acreditadas qd a própria FA-UTL teve em risco d encerrar portas.
O q ñ se compreende é a dualidade d critérios e os lobbiezinhos do costume.
O q ñ se compreende,é pq é q há cursos q num ano são acreditados no ano a seguir já ñ são.Será q os q terminaram no ano anterior e q tiveram exactamente os mesmos profs e processos d aprendizagem são menos competentes?Ñ me parece...
ISTO DO ACESSO À ORDEM É UMA PALHAÇADA.
O justo seria todos prestarem exactamente as mesmas provas.Nem todos têm as mesmas competências venham d q universidade vierem!Ñ são os cursos q fazem diferença mas sim as pessoas.
(Que eu me lembre há uma série d arquitectos mundialmente reconhecidos q nunca frequentaram uma universidade)
Cumprimentos,
Ana

 

Anonymous Anónimo said ... (terça-feira, 28 junho, 2005) : 

Alguém sabe alguma coisa da conferência de imprensa ontem na ordem?
Nos meios de comunicação social não vi nada até agora...

 

Anonymous Anónimo said ... (terça-feira, 28 junho, 2005) : 

vai ao site da OA:

http://www.mynetpress.com/news/2003,05,0001/ordemarquitectos/net/default.asp?data=7

 

Anonymous Anónimo said ... (terça-feira, 28 junho, 2005) : 

Titulo: Estado não comunica à UE cursos de Arquitectura

Helena Roseta reconheceu que o "sistema é injusto", mas lembrou que a realização das provas foi a FORMA ENCONTRADA PELA OA PARA QUE OS ARQUITECTOS DOS CURSOS RECONHECIDOS POSSAM EXERCER EM PORTUGAL, dado que o Estado não os comunicou, à Comissão Europeia. Jornal Notícias – 28/06/2005 – Pagª. 12


Desde que este sistema foi instituído, o “ sistema “ apenas deixou entrar quem quis.

- De uma vez entraram 4 CANDIDATOS DA MESMA UNIVERSIDADE E DO MESMO CURSO
- De outra vez entrou UM CANDIDATO DE UM PROGRAMA EURASMOS


Este “ SITEMA “ ou “ ESQUEMA “ ou lá o que lhe chamem, ao contrário das palavras da presidente não serviu para que “ os arquitectos dos cursos reconhecidos possam exercer em Portugal” mas ao contrário, nomeadamente por questões de puro corporativismo, para que “ OS ARQUITECTOS DOS CURSOS RECONHECIDOS NÃO POSSAM EXERCER EM PORTUGAL”


QUANTA HIPOCRISIA PODE EXISTIR E SER CAMUFLADA POR UM SIMPLES JOGO DE ARTICULAÇÃO DE PALAVRAS

Como noutra ocasião já havia referido “ POLÍTICO NÃO TEM PALAVRA “

COMO É QUE SE PODE FAZER UMA DECLARAÇÃO DESTAS E DIZER-SE QUE SE DEFENDE PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS.

 

Anonymous Anónimo said ... (terça-feira, 28 junho, 2005) : 

Exmos. Senhores

Exmo. Bipri

Quase que adormeci coma extensão do seu texto. Não se esqueça que está a escrever num blog e não está a escrever um livro.
De facto não estava a falar da sua prezada Universidade (nada reles) nem da sua espectacular média. Estava a falar da maioria dos outros casos.
Diga-me caro, com essa média demorou tanto tempo a tirar o curso? E não passou na prova de admissão?

Pelo seu discurso voçê deve pertencer a alguma associação de estudantes. Tenha calma porque voçês são sempre os piores. Começam aí e acabam na política a intrujar todos.

Todos falam muito dos lobbies da OA mas todos se esquecem que os maiores lobbies são os das Universidades. São as Universidades que prometem o que não deviam, que reduzem as despesas onde não deviam, que dão notas compradas, enfim, que transformam os cursos em tretas.

À colega Ana tenho a dizer que gostei muito da sua última frase. Revela que sabe um bocadinho de História da Arquitectura. Parabéns.
Sim, e porque tirar cursos?

Cumprimentos

 

Anonymous Anónimo said ... (terça-feira, 28 junho, 2005) : 

O CAIR DA MÁSCARA

Durante todos estes anos a OA andou a dizer que os cursos reconhecidos não cumpriam a Directiva Comunitária e agora já diz que está em condições de dar parecer favorável.

Andou a denegrir e humilhar os licenciados e as universidades e agora já diz que que o Estado Potuguês é que não cumpriu, por não ter comunicado as listas de cursos à UE.

Transcrição do ponto nº 22, do texto distribuído pelo Conselho Directivo Nacional:

«Conclusão: Nestas condições, a Ordem vai solicitar a marcação de audiências urgentes ao senhores Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações e Provedor de Justiça, a fim de serem definidos os procedimentos para dar cumprimento cabal à Directiva Arquitectos e para garantir, dentro da lei, o respeito pelos direitos dos licenciados em arquitectura».

É a primeira vez que a OA admite que os licenciados têm direitos e que esses direitos têm que ser respeitados. Antes, eramos apenas vítimas!

Desde há três anos que temos vindo,sem êxito, a informar a Ordem das ilegalidades, inconstitucionalidades e discriminações por si praticadas.
A OA jamais poderá afirmar que desconhecia tudo isto.

Chegou o momento da clarificação. Não há mais lugar a truques, mentiras,proteccionismos...

O resto, virá depois...

 

Anonymous Anónimo said ... (quarta-feira, 29 junho, 2005) : 

Oh Valha-nos Deus

Cresçe e desaparece rapaz, as tuas opiniões são fracas e infundamentadas!!

 

Anonymous Anónimo said ... (quinta-feira, 30 junho, 2005) : 

aa, bb e cc

rapazinhos ...
haja mais tino e menos tinto

um velhinho

 

Anonymous Anónimo said ... (quinta-feira, 30 junho, 2005) : 

aa, bb e cc

desculpem lá este velhinho mas os velhinhos são sempre muito teimosos

também tive mtas dificuldades ou vocês pensam que os cursos eram a borga de hoje?

Perguntem ao Portas e outros veteranos desta guerra da Arquitectura e já agora, àquele vosso tutor e guru, o TT.

Perguntem-lhe o que é trabalhar que disso ele sabe, embora não se possa dizer que não brincou em serviço.

 

Anonymous Anónimo said ... (quinta-feira, 30 junho, 2005) : 

Caros

Para que fique em registo já tinha lido os documentos antes de ter o prazer de vos conhecer. Eles são acessíveis a todos.
Desculpem mas hoje não tenho tempo.

Cumprimentos

PS. Velhinho! Serás cá dos meus? És do curso de quando? Eu sou de 34.

 

Anonymous Anónimo said ... (quinta-feira, 30 junho, 2005) : 

Parabéns BiPri,efectivamente o seu texto é longo mas explícito e bem articulado.
Sr. valha-nos deus: se é assim desde nascença os meus pêsames,se é assim só de alguns anos para cá,tente aprender com os outros e ganhe um pouco de humildade,que lhe está a fazer muita falta.

 

Anonymous Anónimo said ... (sexta-feira, 01 julho, 2005) : 

Sr anonymous das 0:00 de ontem

Agradecia que não ofendesse o meu querido menino a quem dei tanta instrução em pequenino. O que o senhor é, é um invejoso desde a nascença e os meus pêsames pela sua petulância. Ainda não vi sair nada da sua escrita que chegue aos calcanhares do que escreve o meu sobrinho neto .

Maria de Deus
Tia Avó do Menino valha-me Deus

 

Anonymous Anónimo said ... (quinta-feira, 20 novembro, 2014) : 

Atenção!!!
Venho a ALERTAR, a todos os cidadãos, para terem imenso cuidado na escolha de "arquitetos". Estou há ano e meio com obras na minha casa..
O arquiteto que escolhi, tem um Site "muito bonito" e para quem o vê parece super profissional. Agora, depois de ano e meio de obras muito mal feitas, com trabalhadores escolhidos pelo próprio arquiteto e sem qualquer qualificaçãpo, tenho a casa numa miséria e não sei o que fazer.
O "Arquiteto" é o JOÃO TIAGO AGUIAR!!! cuidado com este sr que parece ser uma pessoa e é outra. Não tem qualquer sensibilidade, não vai á obra e só se AUTOPROMOVE!
venho aqui ALERTAR o próximo para que não aconteca o mesmo que a mim!

 

post a comment