terça-feira, junho 07, 2005

AS "ILEGALIDADES" DA ORDEM DOS ARQUITECTOS! (I)

Noticia no Jornal Correio Manhã / Magazine Domingo


Tomás Taveira

"Foi há aproximadamente cinco anos que a Ordem dos Arquitectos (OA) decidiu instituir uma prova de admissão à associação de classe, dirigida aos licenciados oriundos de cursos reconhecidos pela própria Ordem. Ainda que todas as licenciaturas sejam legitimadas pelo Ministério da Educação, aquela instituição optou por distingui-las entre dois tipos: acreditadas e reconhecidas, tendo os alunos de algumas entrada directa na OA e sendo os restantes obrigados a fazer um exame de admissão para poderem profissionalizar-se. O que é que pode legitimar esta atitude, que mais parece configurar uma lei acima da própria Lei? .... "


"Esta situação configura uma intolerável "discriminação de centenas de recém-licenciados relativamente ao mercado de trabalho! Não será mesmo isto que a Ordem quer, evitar a proliferação de profissionais que ponha em risco "o trabalho" dos seus clássicos protegidos? "

"Muito eu gostaria de saber que tipo de exame é este; (e se os membros dos corpos directivos da Ordem teriam capacidade para o fazer com suficiência), quem o inventou, que estrutura e que matérias aborda, para dar tais resultados... "

"Eu não sei, francamente, se num caso cão grave como este não haverá que levá-lo à Assembleia da República, e ao mesmo tempo levar a uma recolha de assinaturas, para em Assembleia Geral da OA se pedirem contas a uma direcção, que foi eleita por 11,5% dos associados, e onde seja claramente dado um voto de desconfiança a quem nos dirige tão mal.

Vários são os males da Ordem e talvez mesmo com reflexos a níveis muito diversos, que não só os da atracção da ignomínia. "


Noticia Completa em PDF

Comments on "AS "ILEGALIDADES" DA ORDEM DOS ARQUITECTOS! (I)"

 

Anonymous Anónimo said ... (terça-feira, 07 junho, 2005) : 

"se num caso tão grave como este não haverá que levá-lo à Assembleia da República"

A ideia é excelente, provavelmente aí fossemos ouvidos e se fizesse justiça finalmente.

"levar a uma recolha de assinaturas, para em Assembleia Geral da OA se pedirem contas a uma direcção"

Isso era de louvar, se algum dos membros efectivos o fizesse.

Tomás Taveira é um homem de coragem, sim senhor gostei do que li.

 

Anonymous Anónimo said ... (terça-feira, 07 junho, 2005) : 

Parece-me a mim que a classe não se revê e nunca se reviu nesta Ordem.
Alguém como o Prof. Tomás Taveira a tomar uma posição destas faz-me pensar!... É que o Prof. Tomás Taveira não é um arquitecto qualquer, é um dos melhores arquitectos Portugueses e reconhecido internacionalmente.
Goste-se ou não da obra dele, goste-se ou não do que diz ou escreve, uma coisa é certa o Homem é um homem de causas. Bem Haja

 

Anonymous Anónimo said ... (terça-feira, 07 junho, 2005) : 

Òh pessoal, quero pedir-vos o seguinte:
1. Não se disperssem muito.Os comentários públicas-privadas, Norte-Sul, melhores-piores, agressões ou insultos não são a nossa luta!
2.A nossa luta é NÃO aos exames!NÃO à DISCRIMINAÇÂO!
3.A nossa luta é a declaração de ILEGALIDADE do RA!
3. A nossa luta não é contra os colegas. A nossa luta é CONTRA ESTA ORDEM CORPORATIVISTA, LOBISTA!
3. A nossa luta é contra a extorsão de avultadas quantias que pagamos, sistematicamente, para nada!
4.A nossa luta é para denunciar os chamados exames em que chumbamos 95%, e na maioria dos casos as provas denunciam não terem sido sequer corrigidas. Nas orais, o júri não tomava notas, humilhava os canditatos e ninguém saiu de lá com a nota melhorada. Houve casos em que um candidato estava a ser questionado mediante uma prova que pertencia a outro. Não existem relatórios nem actas destas provas.Fraudes e mais fraudes!
5.As chamadas provas, não foram provas, foram JULGAMENTOS SUMÁRIOS! Os resultados foram previamente definidos e calculados: veja-se a semelhança dos resultados em ambas; veja-se os 2 ou 3, que passaram. Os resultados foram semelhantes e os que passaram pertenciam só ao curso de Urbanismo e um do programa ERASMUS.
6.A Ordem inscreveu os candidatos da Moderna depois de os ter chumbado duas vezes. De tão maus passaram a iguais.A Ordem cobrou por este processo milhares de Euros.
7. Metade dos cursos em Portugal estão nesta situação "reconhecidos". Portanto, não se fale em privadas porque são tantas privadas como públicas metidas nisto.

Não sei quem é o BIPRI mas felicito-o pelo importante contributo na pág. anterior e recomendo aos colegas que metam isso na cabeça e não se dispersem.

NÃO À DISCRIMINAÇÃO, NÃO AOS EXAMES, NÃO Á HUMILHAÇÃO, NÃO À ILEGALIDADE E NÃO AO RA!!!

Ass. O 31

 

Anonymous Anónimo said ... (terça-feira, 07 junho, 2005) : 

Ora pois cá está o TT a bombar!!! Nunca gostei do Tomás enquanto pessoa, mas sempre ouvi dizer que é um grande profissional (e para quem ainda duvida, pergunto que outro arquitecto conseguiu em tempo algum apresentar 4 - quatro! - projectos de 4 estádios diferentes para um acontecimento equivalente ao Euro 2004). E nestas coisas da OA ele sempre foi dos que mais bateram. Não sei se (perdoem-me a expressão) por dor de corno por sempre ter sido desprezado pelos seus pares, se por realmente defender apenas os princípios da legalidade, democracia e igualdade.

Mas uma coisa é certa: se o TT nos apoiar com alguma continuidade e pertinência, então, meus amigos, temos aqui um aliado de peso! Contudo, e porque eu já ando nisto há algum tempo e já tenho alguma experiência nesta matéria, cuidado com a utilização da defesa dos nossos interesses para que outros consigam outros interesses. Não é mariquice. Gato escaldado dos TT's, maçonarias e boas intenções demais tem medo.

E pegando nas palavras do TT para terminar: porque é que estas notícias nunca saíram no Público, no Diário de Notícias e no Expresso? Ele há certas coisas que me fazem espécie...

BiPri

 

Anonymous Anónimo said ... (terça-feira, 07 junho, 2005) : 

Isto realmente é vergonhoso , so não vê quem não quer, como é possivel Helena Roseta permitir que acontece esta barbaridade discriminatória, essa senhora devia era demitir-se e ter vergonha na cara, para não andar por ai na sic noticias a destacar como tema do dia os números do desemprego em Portugal recentemente divulgados.

Que defensora dos desempregados.

ATÃO EU PERGUNTO E OS ARQUITECTOS DESEMPREGRADOS, NÃO FALAS DELES NA SIC?

Nunca fui muito com a cara de Tomás Taveira, talvez seja do preconceito, no entanto tenho de admitir que é realmente um homem de grande coragem para pegar no assunto de frente.

Se todos os membros tivessem essa atitude, talvez o problema da admissão deixa-se de existir, a unica diferença é que o TT, não tem medo da concorrência.

o meu obrigado a ele e a todos que têm defendido os recém licenciados

 

Anonymous Anónimo said ... (terça-feira, 07 junho, 2005) : 

oK, ERRATA

Onde se lê, "defender 73/73", deve-se ler defender a revogação do 73/73.

Obrigado, já está esclarecido.

 

Anonymous Anónimo said ... (terça-feira, 07 junho, 2005) : 

Isto é um cenário dantesco.

 

Anonymous Anónimo said ... (terça-feira, 07 junho, 2005) : 

"Não sei se por dor de corno por sempre ter sido desprezado pelos seus pares, se por realmente defender apenas os princípios da legalidade, democracia e igualdade."
LEGALIDADE, DEMOCRACIA, IGUALDADE?? Sabem de quem estão a falar?
Esta é tão cómica que nem vale a pena comentar.
Agora os ex-alunos defendem o Prof. Tomás Taveira!! É fantástica a volta que isto dá.

 

Anonymous Anónimo said ... (terça-feira, 07 junho, 2005) : 

O TT, nunca foi meu professor não sei porquem vens para aqui generalizar, e não são os ex-alunos que defendem o Taveira, mas sim o Prof. Tomás Taveira que veio defender os recem licenciados em arquitectura.

 

Anonymous Anónimo said ... (terça-feira, 07 junho, 2005) : 

Ó "ISTO É DEMAIS", deixa de ser parolo, tens alguma venda nos olhos, ou és como os burros?

Será que ainda não reparaste no caricato de todas estas questões?

Eu sou licenciado em arquitectura tal como tu também o deves ser, gostavas, ou achavas pacifico seres examinado por outros licenciados?

O TT pode ter o passado que tem mas uma coisa tem que ser realçada, ele tem o renome que tem e não foi concerteza à custa da Ordem, não é como outros que têm sempre os seus projectos em revistas, muitos deles com uma qualidade duvidosa, mas quem somos nós para julgar?

"O belo está nos olhos de quem o vê."

 

Anonymous Anónimo said ... (terça-feira, 07 junho, 2005) : 

Heróis do mar, nobre Povo,
Nação valente, imortal
Levantai hoje de novo
O esplendor de Portugal!
Entre as brumas da memória,
Ó Pátria, sente-se a voz
Dos teus egrégios avós,
Que há-de guiar-te à vitória!

Às armas, às armas!
Sobre a terra, sobre o mar,
Às armas, às armas!
Pela Pátria lutar
Contra os canhões marchar, marchar!

Desfralda a invicta Bandeira,
À luz viva do teu céu!
Brade a Europa à terra inteira:
Portugal não pereceu
Beija o solo teu jucundo
O Oceano, a rugir d'amor,
E o teu braço vencedor
Deu mundos novos ao Mundo!

Às armas, às armas!
Sobre a terra, sobre o mar,
Às armas, às armas!
Pela Pátria lutar
Contra os canhões marchar, marchar!

Saudai o Sol que desponta
Sobre um ridente porvir;
Seja o eco de uma afronta
O sinal de ressurgir.
Raios dessa aurora forte
São como beijos de mãe,
Que nos guardam, nos sustêm,
Contra as injúrias da sorte.

Às armas, às armas!
Sobre a terra, sobre o mar,
Às armas, às armas!
Pela Pátria lutar
Contra os canhões marchar, marchar!

Somos todos cidadãos e cidadãs de Portugal, a nossa luta levar-nos-á à vitória!... Continuemos todos a lutar pelos nossos direitos consagrados na Constituição!...Não baixemos os braços amanhã cantaremos a nossa "Grandola Vila Morena". Viva a Liberdade, Viva a Igualdade de Direitos, Abaixo a ditadura, simbolo máximo da mediocridade social.

Avante Camaradas.

 

Anonymous Anónimo said ... (quarta-feira, 08 junho, 2005) : 

arq_05

Fizeste bem colocar aqui a letra do hino, pode ser que alguem que eu conheço e todos conhecem, relembre palavras fundamentais da luta pela liberdade.

VIVA A LIBERDADE, NÃO Á DISCRIMINAÇÃO DOS RECÉM LICENCIADOS EM ARQUITECTURA, NÃO AO BLOQUEIO DO RECEM LICENCIADOS AO MERCADO DE TRABALHO

ISTO É UMA VERGONHA UM ESCANDÂLO SEM PRECEDENTES, INACREDITÁVEL!!!

COLEGAS A JULGAR OS PROPRIOS COLEGAS?

O QUE É ISSO???????????

 

Anonymous Anónimo said ... (quarta-feira, 08 junho, 2005) : 

quem precisava de fazer o exame era o taveira, a ver se xumbava e deixava de fazer coisas como o estadio de aveiro.. amigos estrangeiros ja gozam com aquilo, temos boa arquitectura em portugal.. nao precisamos de circos...

 

Anonymous Anónimo said ... (quarta-feira, 08 junho, 2005) : 

e outra coisa, que legitimidade tem o taveira pra falar em causas nobres..

quando mete o filho numa faculdade, quando este nao terminou o secundario - via uma escola francese

e depois pressiona os professores (pois era o director da mesma) pra que o filho tivesse boas notas..

pra nao falar nas outras coisas.. que toda a gente conhece..

que tenha juizo na cabeça!!

 

Anonymous Anónimo said ... (quarta-feira, 08 junho, 2005) : 

Acabaste por falar no TT, e não comentaste a noticia , o taveira é mesmo provocador e consegue incomodar muita gente, raio do homem .
Podias dar a tua opinião sobre o assunto, era importante.

CSI Portugal

 

Anonymous Anónimo said ... (quarta-feira, 08 junho, 2005) : 

Realmente há uma série de gente que vem comentar e falar da vida privada do Prof. Tomás Taveira sem no entanto se referirem ao conteúdo da notícia. PORQUE SERÁ?

Quanto á obra do TT, ela fala por si.

Embora polémico, É O ARQUITECTO PORTUGUÊS ( de todos os tempos ) COM MAIS OBRA CONSTRUIDA.

O impulsionamento da mediatização da Arquitectura em Portugal a ele se deve. Em termos de mediatização e de dar a conhecer á sociedade o valor da arquitectura poderemos mesmo dizer antes e a partir de Tomá Taveira.

 

Anonymous Anónimo said ... (quarta-feira, 08 junho, 2005) : 

...parece-me que estamos a fugir do problema que nos leva a escrever neste blog...:(

 

Anonymous Anónimo said ... (quarta-feira, 08 junho, 2005) : 

ISTO É UMA VERGONHA PARA PORTUGAL !!!!!!

 

Anonymous Anónimo said ... (quarta-feira, 08 junho, 2005) : 

Estou feliz por saber que a maioria dos colegas que aqui deixam a sua mesagem, não concordam com os procedimentos da Ordem dos Arquitectos, senti que existe uma grande mobilização por parte de todos para acabar com a discriminação dos licenciados das universidades reconhecidas.

parabens pelo blog

 

Anonymous Anónimo said ... (quarta-feira, 08 junho, 2005) : 

A Ordem não tem poderes do Estado Português para criar as figuras de "reconhecimento" e "acreditação" de cursos. Na Directiva Comunitária isto também não existe.
Tudo isto é ILEGAL! Só tem servido para bloquear as inscrições aos candidatos e obrigar as universidades a apresentarem processos pelos quais pagam fortunas (alguém, aqui no blog, já deixou a idéia desses valores.
Contem comigo para ajudar a pôr termo a este absurdo!

 

Anonymous Anónimo said ... (quarta-feira, 08 junho, 2005) : 

Eu não sei, francamente, se num caso 'cão' grave como este, o Prof arqº TT não deveria estar calado como um cão escondido.

Seria melhor que ele se lembrasse das assinaturas que foram recolhidas na FA/UTL e levadas às altas instâncias que o condenaram a um afastamento da própria FA/UTL, onde dominou, de forma unilateral, as provas e as admissões.

Qto à % da eleição da OA, dir-se-á q todas as eleições na UE (nas do Iraque do Saddam 100% de cidadãos eleitores votavam 100% no líder...) têm uma % diminuta de presença de cidadãos eleitores e não será por isso q são desrespeitadas.

Haverá alguma 2ª intenção na 'acreditada' intervenção (para os jornais) do Prof Arqº TT?

Vários serão os males desta OA e das anteriores, mas na última eleição nenhuma outra lista se deu ao trabalho de concorrer!!

Porque ñ o fez o Prof Arqº TT e seus simpatizantes?

E, p.f., ñ tragam mais à liça a vida privada do sr TT nem do sr Ratzinger, q já chateia.

Estamos a falar de vidas profissionais e não de trocos.

 

Anonymous Anónimo said ... (quarta-feira, 08 junho, 2005) : 

Aos licenciados em arquitectura

Passem por favor o corretor ortográfico antes de colocarem os vossos post de modo a que todos nós falemos português de Pportugal.

Ao colega anterior

Assino por baixo do que dizes. Não desapareças e ensina estes pobres.

 

Anonymous Anónimo said ... (quarta-feira, 08 junho, 2005) : 

Ó "isto é demais", Portugal só leva um "P".

Obrigado, parece que também precisas de corrector!....

Pobres são aqueles que não têm opinião alguma e continuam a defender o indefensável.

Está bem escrito?
OK

 

Anonymous Anónimo said ... (quarta-feira, 08 junho, 2005) : 

Não vale a pena estares a avisar o rapaz, então não vês que na linguagem de "xico esperto", Pportugal é escrito mesmo assim, realmente podias usar esse cérebro para fazeres alguma coisa útil, e deixares a tua opinião, seja ela qual for, em vez de andares por aqui a subestimar o trabalho de quem está a ser prejudicado pela OA, pensa nisso cresce e aparece mas também não precisas de desaparecer.

 

Anonymous Anónimo said ... (quarta-feira, 08 junho, 2005) : 

Ó " Um arquitecto por agora desenhador"?

Mostras bem que és da Ordem. Cuida-te porque que se a coisa dá para o torto para o lado da Ordem podes ficar sem emprego e nessa altura terás mesmo de fazer aquilo que agora ridicularizas que é ser-se arquitecto e ser-se obrigado a fazer o trabalho de desenhador.

Será por acaso que não se comenta a notícia do Arqº. Tomás Taveira.

Será por acaso ou será para desviar a atenção do assunto principal que é a DISCRIMINAÇÃO DE MUITOS ARQUITECTOS PELA ORDEM DOS ARQUITECTOS

 

Anonymous Anónimo said ... (quarta-feira, 08 junho, 2005) : 

para o "arq_05"


"O belo está nos olhos de quem o vê." - aprendes nisto numa escola de arquitectura??

sem comentários...

 

Anonymous Anónimo said ... (quarta-feira, 08 junho, 2005) : 

nao tamos a falar da vida privada do Tómas Taveira, mas sim de imoralidades por ele cometidas....

era como alguém que rouba, depois vir queixar-se que foi roubado..

tamos a falar de moralidade...

bem, pelo menos o tomas taveira é sinonimo de publicidade gratuita.. isso é bom!

"antes ser mal falado do que nao ser" lá diz a frase publicitaria...

 

Anonymous Anónimo said ... (quarta-feira, 08 junho, 2005) : 

Quem foi roubado foram os licenciados em arquitectura e não o Taveira, não leste a noticia?
É apenas a opinião dele sobre o caso da admissão, tenho pena que outros arquitectos não façam o mesmo publicamente, em vez de se esconderem por traz da secretária a tomar decisões irresponsáveis e criminosas que prejudicam centenas de pessoas .

Gostaria de ler a opinião de mais membros da OA, se tiverem a coragem do Tomás Taveira claro está.

Fica a dica

 

Anonymous Anónimo said ... (quarta-feira, 08 junho, 2005) : 

Podiam contratar o homem do fraque, seria interessante

 

Anonymous Anónimo said ... (quarta-feira, 08 junho, 2005) : 

Mais uma vez.

O assunto deste blog não é a vida privada do TT.

O assunto e o objectivo da criação deste blog é certamente a injustiça que está a ser cometida pela Ordem dos Arquitectos, ao impedir o acesso à profissão, para a qual se prepararam academicamente, de centenas de licenciados em arquitectura.
Além de serem impedidos de exercer a sua profissão ainda alimentam um monstro ávido por dinheiro.

ISTO É MAQUIAVÉLICO E INDIGNO DE ALGUÉM QUE OUSE NOMEAR A PALAVRA DEMOCRACIA.

Se estivesse do outro lado da barricada o que dizia acerca desta causa, Arqª. Helena Roseta?

Ao vir para a OA, a Helena Roseta organizou esta instituição à imagem de uma autarquia, que era ao que estava habituada, e como tal rodeou-se de uma cafila de gente e que possivelmente é quem se está a abotoar com toda essa massa e que provavelmente ainda não chega para pagar as mordomias desta gente. Até dá para assessores de imprensa e outros mais.

No outro dia marquei um encontro com um jornalista de um jornal para falar deste assunto, por acaso do jornal “ Público “.
Falámos pelo telefone com dois dias de antecedência, onde foi feito um resumo do assunto.
Para minha surpresa quando nos encontrámos, o jornalista já estava muito bem informado pela “ assessora de imprensa da OA” que até é sua colega, segundo me disse. Tá tudo dito, entreguei os cds com o material e até hoje não mais houve notícias daquele jornalista.

Meus amigos, os políticos estão a desbaratar o tesouro nacional. O que está a OA a fazer ao dinheiro dos estágios, dos exames, das cotas dos Arquitectos inscritos, dos subsídios, e de outras receitas?

Houve-se falar, vindo de dentro da ordem, que o dinheiro não dá para as despesas.

Então o que lhe fazem? O TT TAMBÉM QUESTIONA ISTO. Porque é que não falam daquilo que ele questiona?


Quando houve o congresso em Évora e o símbolo passou de O para A o Arqº Palma de Melo, que viu em que mãos a AO estava, disse “ em vez de ORDEM passa a ser ARDEM, eles hão-de é arder todos mais a Ordem”.

Parece que os Srs. querem tornar realidade a professia deste colega.

Tenham vergonha e arredem caminho enquanto podem. Não dividam mais a classe.

 

Anonymous Anónimo said ... (quinta-feira, 09 junho, 2005) : 

Que inocência diria mesmo que virgindade vir aqui falar da inocência de alguém principalmente de tal personagem.

 

Anonymous Anónimo said ... (quinta-feira, 09 junho, 2005) : 

Nao tamos a falar da vida privada do TT, alguém que rouba e depois vem queixar-se que foi roubado, que é sinonimo de publicidade gratuita e que diz "antes cheirar mal da boca do que não ter hálito nenhum" ou "se eu não falar de mim quem há-de falar?"

 

Anonymous Anónimo said ... (quinta-feira, 09 junho, 2005) : 

De todas esta é a melhor resposta às vossas queixinhas:

"Vários serão os males desta OA e das anteriores, mas na última eleição nenhuma outra lista se deu ao trabalho de concorrer!!

Porque ñ o fez o Prof Arqº TT e seus simpatizantes?"

 

Anonymous Anónimo said ... (quinta-feira, 09 junho, 2005) : 

Alguém falou no HOMEM DO FRAQUE.

O homem do fraque normalmente leva a que uma divida seja cobrada.

Aqui, quando formos integrados na Ordem, há uma coisa que ninguém paga, que é o desgaste psicológico e os prejuízos financeiros que isto causa aos licenciados. No entanto, quando isto acabar não estará de todo excluída a intenção de provar que houve intenção no que aconteceu.

Existem provas gravadas que poderão confirmar uma consciência da situação. Declarações proferidas do tipo, “em que afirmam ter conhecimento das injustiças cometidas mas que existem compromissos com outras Universidades”,

Esses compromissos terão de ser bem explicados.
Quando realmente começar a chover e forem chamados a responder em tribunal por essas intenções, os protegidos de agora não vão fornecer-vos guarda-chuvas.

 

Anonymous Anónimo said ... (quinta-feira, 09 junho, 2005) : 

Olá a todos:

tomas-taveira-sa@mail.telepac.pt

Esta é a direcção de mail do Arqt.º Tomas Taveira, por se alguem quer fazer-lhe algum comentario a nivel individual, ou mandar conteúdos para o proximo artigo de Domingo.
Abstenerse pessoas pouco serias.

Cumprimentos

 

Anonymous Anónimo said ... (quinta-feira, 09 junho, 2005) : 

Ora aqui está novamente o secretário da Birmânia a escrever um recado do ProfTT por se alguem quer fazer-lhe algum comentario a nivel individual ou abstenerse pessoas pouco serias.
Diga lá outra vez?

 

Anonymous Anónimo said ... (quinta-feira, 09 junho, 2005) : 

Como já alguém disse aqui "Lutem pela revogação do 73/73, cultivem-se e façam boas provas de admissão à OA."

E para o recadinho do secretário da Birmânia (que ofensa para os birmaneses) cito alguém que já falou aqui: "Deixem aos bimbos o mundinho dos bimbos, enquanto isso for possível neste portugazinho - mas não sejam bimbos! Cultivem-se!
E não tentem fugir para o País já aqui ao lado, porque não trabalham lá com os cursosinhos sem provas de admissão à Ordem.
Sejam exigentes. Façam política a sério!
Não aquela politicazinha para os vindouros como fazem os engºzinhos para os filhinhos e netinhos."

Abstenham-se de comentar os grunhos s.f.f.

 

Anonymous Anónimo said ... (quinta-feira, 09 junho, 2005) : 

Ou melhor, os grunhos abstenham-se de comentar s.f.f

 

Anonymous Anónimo said ... (quinta-feira, 09 junho, 2005) : 

Caro Senhor da Ordem
Como não conheço a palavra " GRUNHO" Já consultei várias enciclopédias e o mais próximo que encontrei foi a palavra "GRUNHIR", cujo significado certamnete conhece. Cada um expressa-se como sabe e lhe ensinaram.

Mais não digo para não entrarmos no campo dos insultos.

TENHA VERGONHA DAQUILO QUE DEFENDE

 

Anonymous Anónimo said ... (segunda-feira, 13 junho, 2005) : 

Caro anónimo
Consulte o exemplar expediente do seu colega Felizardo (no post acima), que tem muitos clientes e pede aos engenheiros para lhe assinarem os projectos.
Ele há cada esperto.

 

Anonymous Anónimo said ... (segunda-feira, 13 junho, 2005) : 

Caro sm:

Existem muitos licenciados em arquitectura a subscrever termos de responsabilidade de arquitectura na qualidade de Engenheiro, Engenheiro Técnico e de Agente Técnico, para si e para colegas também licenciados. Vidé acima uma licenciada que afirma que os seus projectos são subscritos pelo marido que é Agente Técnico.

Não dExa de ser irónico que a mesma licenciada se insurja pelo facto de o 73/73 ainda não estar revogado. Logo de seguida, e muito bem, alguém lhe pergunta quem lhe assinará depois os projectos.

Estamos perante uma situação que embora estando a ser discriminados os licenciados das universidades reconhecidas continuam a eleger como principal prioridade a revogação do 73/73, RELEVANDO PARA 2º PLANO O SEU PROBLEMA QUE É O DE ENTRADA NA ORDEM.

AINDA NÃO ESTÃO NA ORDEM E JÁ ESTÃO PENSANDO MORDER A MÃO QUE LHES DÁ DE COMER.

CADA POVO TEM AQUILO QUE MERECE

 

Anonymous Anónimo said ... (segunda-feira, 13 junho, 2005) : 

Não vejo o problema dessa forma, é inquestionavel que o 73/73 não seja revogado,este decreto está completamente ultrapassado trata-se de uma decisão urgente, não se pode continuar a permitir pessoas que não têm as devidas qualificações, subscrevam projectos de arquitectura, qualquer cidadão bem informado reconhecerá as mais valias que um arquitecto poderá introduzir na sociedade, a revogação deste decreto, permitirá o reconhecimento do papel do arquitecto e uma maior liberdade para a prática da profissão.
Trata-se de um decreto provisório que dura á 31 anos.
Relativamente á admissão na ordem, é uma vergonha a discriminação que a OA anda a cometer, não se percebe.

 

Anonymous Anónimo said ... (segunda-feira, 13 junho, 2005) : 

Caro csi
Já tinha lido este erro no post que o Sr colocou repetiu mais acima, mas, agora, devo corrigi-lo:
Trata-se de um decreto provisório que dura HÁ (e não à) 31 anos.

Mas o mais importante é o erro de chamar discriminação ao que a OA anda a fazer. Infelizmente não vou conseguir corrigir-lhe esse erro. O tempo se encarregará de o fazer.

E não confunda um conjunto de arquitectos que tem escrito aqui com os "Srs da Ordem", como insistem em classificar todos os que vos contrariam.

Há mtos além dos da OA que não acreditam na vossa "bondade".

 

Anonymous Anónimo said ... (terça-feira, 14 junho, 2005) : 

Caro sm:

"colocou repetiu" , como o Sr. atrás escreve, não é exemplo para ninguém.

Todos nós sabemos que existem bons e maus profissionais em todas as profissões.

Presunção e água benta cada um toma a que quer. FAZ COMO EU DIGO NÃO FAÇAS COMO EU FAÇO.

Caro sm, penso que este blog foi criado para falar da INJUSTIÇA DA DISCRIMINAÇÃO DOS LICENCIADOS EM ARQUITECTURA, DE ALGUMAS UNIVERSIDADES, POR PARTE DA ORDEM DOS ARQUITECTOS. Por isso é um erro ocupar o tempo com outros temas, apenas introduzidos para desviar as atenções.

 

Anonymous Anónimo said ... (terça-feira, 14 junho, 2005) : 

Sr. sm :
"O tempo se encarregará de o fazer"
Que arrogância. Sem comentários,
ainda por cima não defende a sua opinião que é fraca e sem conteúdo.
"bondade"
Andas a ser perseguido ou que rapaz, tas com medo de quê, não se percebe.

 

Anonymous Anónimo said ... (terça-feira, 14 junho, 2005) : 

Caro sm:
Acerca da expressão comentada atrás " O tempo se encarregará de o fazer ". Deixe-me dizer-lhe que o tempo se encarregará de muita coisa. Em Guimarães, no Congresso da Ordem, assistimos a muita coisa. Assistimos por exemplo a um painel de um arquitecto, o actual presidente da Comissão da Ordem, em que este comparava a diferença de qualidade entre as Universidades reconhecidas e as acreditadas.A diferença era abismal. No entanto esqueceu-se de referir como é que tinha considerado a qualidade daquelas universidades cujos alunos tinham chumbado nos exames de admissão quando ( há pouco tempo atrás ) se encontravam como reconhecidas e na altura do congresso estavam acreditadas.
O QUE FEZ A DIFERENÇA DE QUALIDADE PARA ESSE ESTUDO DEVE TER SIDO AQUILO QUE ESSE ARQUITECTO RECEBEU DA ORDEM O REALIZAR.
Sejamos sérios.
NEM NO TEMPO DO FASCISMO HOUVE TANTO CORPORATIVISMO.

 

Anonymous Anónimo said ... (terça-feira, 14 junho, 2005) : 

Caro sm:
Acerca da expressão comentada atrás " O tempo se encarregará de o fazer ". Deixe-me dizer-lhe que o tempo se encarregará de muita coisa. Em Guimarães, no Congresso da Ordem, assistimos a muita coisa. Assistimos por exemplo a um painel de um arquitecto, o actual presidente da Comissão da Ordem, em que este comparava a diferença de qualidade entre as Universidades reconhecidas e as acreditadas.A diferença era abismal. No entanto esqueceu-se de referir como é que tinha considerado a qualidade daquelas universidades cujos alunos tinham chumbado nos exames de admissão quando ( há pouco tempo atrás ) se encontravam como reconhecidas e na altura do congresso estavam acreditadas.
O QUE FEZ A DIFERENÇA DE QUALIDADE PARA ESSE ESTUDO DEVE TER SIDO AQUILO QUE ESSE ARQUITECTO RECEBEU DA ORDEM O REALIZAR.
Sejamos sérios.
NEM NO TEMPO DO FASCISMO HOUVE TANTO CORPORATIVISMO.

 

Anonymous Anónimo said ... (terça-feira, 14 junho, 2005) : 

E esse tal jornalista do publico... tinha nome?

 

Anonymous Anónimo said ... (quarta-feira, 15 junho, 2005) : 

"NEM NO TEMPO DO FASCISMO HOUVE TANTO CORPORATIVISMO." ??

Este texto revela um outro tipo de inicência pimba *

* pimba - grunho ** (Enc. Encarta)
** grunho - pimba (» »)

 

Anonymous Anónimo said ... (quarta-feira, 15 junho, 2005) : 

Inicência pimba = inocência pimba mais virginal

 

Anonymous Anónimo said ... (quarta-feira, 15 junho, 2005) : 

ESTAMOS NUM BLOG DE LINGUÍSTICA? Parece que sim!

 

Anonymous Anónimo said ... (quarta-feira, 15 junho, 2005) : 

Alguém falou no jornalista do Público, de facto era importante saber o nome desse senhor, para tentar perceber porque é que a notícia não avançou...

 

Anonymous Anónimo said ... (quinta-feira, 16 junho, 2005) : 

Pois seria interessante saber quem é esse jornalista, e porque esta questão não lhe suscita interesse.

 

Anonymous Anónimo said ... (quinta-feira, 16 junho, 2005) : 

Exmos Srs
Gostaria de clarificar este obscuro problema imediatamente!

Entreguei os cds com o material na redacção e até hoje não mais houve notícias da notícia que escrevi.

Tá tudo dito, é o país que temos.
Não seria melhor fugirem para a UE?

O jornalista desaparecido

 

Anonymous Anónimo said ... (sexta-feira, 17 junho, 2005) : 

Ao jornalista desaparecido

"Não seria melhor fugirem para a UE?"

infelizmente, penso que jà esteja a acontecer!
Portugal està insuportàvel de viver, pois nao hà democracia...

O problema tambem nao è sò fugir para a UE, mas principalmente quem esteve num outro pais da UE a fazer uma experiencia (como por ex: Erasmus, Leonardo ou mesmo estudar numa universidade da UE ) conhece outra realidade...e pensa duas vezes em voltar para Portugal, pq quando volta, nao lhe dao valor por ter feito uma experiencia positiva , è desprezado e descriminado pelas instituiçoes.
Vejo o futuro de Portugal muito negativo em relaçao aos outros paises da UE...que estao unidos e cheios de vontade de afrontar os problemas para melhorar o proprio pais.
Portugal se continua assim, infelizmente, serà a "ULTIMA PRAIA DA UE"

 

Anonymous Anónimo said ... (sexta-feira, 17 junho, 2005) : 

tou acabar o meu Eramus e preparar-me pra voltar ao zoo... e eu que já me tinha habituado à vida civilizada deste Paìs....
de qualquer ainda tenho forças para lutar para Portugal que se torne melhor... até um dia!!

mas há países europeus que tb reina a balbúrdia.. dizem que nós estamos sempre a dizer mal de "Nós" mesmo.(leia-se portugueses), mas há pessoas com responsabilidades no nosso país que também não ajudam em nada..

força Portugal

 

Anonymous Anónimo said ... (sexta-feira, 17 junho, 2005) : 

Então prepara-te, quanto cá chegares tens um exame fresquinho à tua espera feito pela Ordem dos Arquitectos aos licenciados dos cursos reconhecidos e da UE, nem que tenhas tirado arquitectura na melhor escola do munto vais mesmo ter que fazer exame onde reprovaram em 2002 98% das pessoas.

 

Anonymous Anónimo said ... (sexta-feira, 01 julho, 2005) : 

Pobres rapazitos(as)
Que pena eu tenho de vós
tentai rezar este responso

Vade retro Satanás
q´S. Tomás nos acuda
Arda'a OA na fogueira
S'é q'isto não muda

 

post a comment