segunda-feira, fevereiro 27, 2006

ORDEM DOS ARQUITECTOS PODE REVER REGULAMENTO DE ADMISSÃO

Noticia no "Construir.pt"






Ana Baptista


27 de Fevereiro de 2006

"A Ordem dos Arquitectos (OA) está a desenvolver uma avaliação interna sobre a aplicação do Regulamento da Admissão, com vista à sua revisão ainda em 2006, tendo por isso reunido na passada terça-feira com a Presidente e dois vogais do Conselho Superior das Obras Públicas, bem como com uma representante da Direcção Geral do Ensino Superior.

Esta medida surge depois do Provedor da Justiça ter emitido um parecer que acusava a Ordem de ilegalidades nos processos de admissão e fazia recomendações para melhoria do sistema, um documento que surgiu depois de os alunos terem apresentado, a 14 de Outubro de 2005, uma petição na Assembleia da República, sobre esse mesmo processo, frisando que existiam licenciados impossibilitados de exercer.

Isto porque a partir de 2000 a Ordem instaurou um processo de admissão, que antes não existia, e que obriga à realização de estágio ou de exame ou ambos, consoante a faculdade em que se licenciou.

Na resposta ao Provedor, a presidente da Ordem, Helena Roseta, assume partilhar das dúvidas de constitucionalidade sobre o regulamento de admissão, mas remete a responsabilidade para o presidente do Parlamento, a quem afirma ter pedido uma consulta ao Tribunal Constitucional.

Helena Roseta afirma ainda que só poderá acabar a prova de admissão «se tal for deliberado pelos órgãos próprios da Ordem, no âmbito das suas competências estatutárias», ou por «sentença judicial», mas frisa não acreditar que essa medida contribua «para elevar o nível da qualidade profissional».

Neste sentido, a presidenta da AO avança que pretende acatar apenas algumas das recomendações do Provedor, uma atitude que a Associação Portuguesa de Estudantes e Recém-Licenciados em Arquitectura (APELA) classificou de «afrontamento» ao Provedor.

Recorde-se que recentemente, também o Conselho Superior de Obras Públicas e Transportes e outras entidades emitiram um parecer, dando razão aos licenciados nesta questão.

De acordo com este novo parecer, o regime de acesso à Ordem revelou «irregularidades» pois obriga a «um reconhecimento prévio dos cursos de licenciatura que já foram homolgados pelo ministério da tutela».

A Ordem ainda não se pronunciou sobre este parecer, uma vez que, à data deste contacto, ainda não o havia recebido formalmente."

Comments on "ORDEM DOS ARQUITECTOS PODE REVER REGULAMENTO DE ADMISSÃO"

 

Anonymous Anónimo said ... (segunda-feira, 27 fevereiro, 2006) : 

Vamos fazer uma nova manif.
Afinal os orgãos de comunicação social gostam é de espectaculo.

Usemos a nossa criatividade e façamos uma manifestação inteligente, directa e eficaz!

 

Anonymous Anónimo said ... (segunda-feira, 27 fevereiro, 2006) : 

"tendo por isso reunido na passada terça-feira com a Presidente e dois vogais do Conselho Superior das Obras Públicas, bem como com uma representante da Direcção Geral do Ensino Superior"

Bem, vamos ver o que a OA faz com o parecer do do Conselho Superior das Obras Públicas.

 

Anonymous Anónimo said ... (segunda-feira, 27 fevereiro, 2006) : 

"depois de os alunos terem apresentado, a 14 de Outubro de 2005"

O problema desta merda é que toda a genta acha que o pessoal é aluno, e quando surgem manifestações ... lá estão os estudantes... chega! Falamos de pessoas que têm uma vida para sustentar, e que de forma alguma poderão ser tratadas assim pela OA.

Se querem fazer uma manifestação para resolver o problema, vamos exigir os nossos direitos lá dentro da OA e não ficar na rua tipo marginal, até breve.

 

Anonymous Anónimo said ... (segunda-feira, 27 fevereiro, 2006) : 

Exacto, manifestação dentro da Ordem dos Arquitectos, aquilo que nós somos e não licenciados, como eles dizem.
Uma manifestação que envolva todos os licenciados e não apenas alguns.
É preciso que todos apresentem queixas da Ordem aos diversos orgãos do poder:
Provedor de Justiça;
Presidente da Assembleia da República;
Ministérios;
Gurpos Parlamentares;
Etc, etc.
Não custa nada, e não tenham medo de dar a cara.
Só assim se porá fim a esta trapalhada, esta injustiça.
Força, não fiquem parados.

 

Anonymous Anónimo said ... (terça-feira, 28 fevereiro, 2006) : 

No entanto eles continuam na deles... Retirado do site da OASRS:

"Inscrições para a Prova Complementar abertas até dia 4 de Março
Prova Complementar

A Prova Complementar decorrerá no próximo dia 6 de Março, no auditório do edifício da Ordem dos Arquitectos.

A prova terá a forma de entrevista e basear-se-á na defesa dos elementos de projecto desenvolvidos nos momentos 1 e 2 da Prova de Admissão.

A inscrição na Prova Complementar poderá ser efectuada pelos candidatos que tenham obtido classificação suficiente para tal na Prova de Admissão, devendo os interessados, até à data limite de 4 de Março, proceder ao preenchimento de ficha própria para o efeito, disponível na secretaria da O.A. e ao pagamento da respectiva taxa de inscrição."

http://www.oasrs.org/conteudo/agenda/noticias_admissao-detalhe.asp?noticia=77

Até à data os pilares da OA, no que respeita à admissão têm "abanado" mas não quebram! Por quanto tempo?

 

Anonymous Anónimo said ... (terça-feira, 28 fevereiro, 2006) : 

Até à data os pilares da OA, no que respeita à admissão têm "abanado" mas não quebram! Por quanto tempo?

Caro anónimo:

Estamos num estado de não direito!!!!!!!

Se aqueles que estão a contas com a justiça se podem candidatar a cargos públicos e execer cargos públicos, como é quew você quer que a Ordem dos Arquitectos tenha uma conduta diferente??????????????

O EXEMPLO VEM DE CIMA, DOS POLÍTICOS

NÃO SEI SE JÁ REPAROU MAS A HELENA ROSETA DE ARQUITECTA, APENAS TEM O CURSO, QUE OBRA NÃO SE LHE CONHECE. SE É POLITICA, A SUA CONDUTA CONDIZ COM A CONDUTA QUE ACTUALMENTE SE CONHECE AOS POLITICOS.

Quando alguém pisa os direitos do Manel Alegre, aí vem ela como um arauto da democracia dos direitos e das liberdades. TENTE COMPARAR AQUILO QUE ELA DIZ SOBRE OS DIREITOS DO MANEL E REPARE QUE ESSE DISCURSO TAMBÉM PODERIA SER APLICADO ÁQUILO QUE NOS ESTÁ A FAZER.

 

Anonymous Anónimo said ... (quarta-feira, 01 março, 2006) : 

O fisco anda agora em cima do pessoal todo,porque não vão investigar as contas dos meninos bonitos da ordem, se calhar encontravam dinheirinho que vinha directamente das contas de algumas universidades directamente para esses rapazinhos e meninase que não são declarados....

 

Anonymous Anónimo said ... (quarta-feira, 01 março, 2006) : 

Eu dou a cara e já sou arquitecta efectiva da OA.

Contem comigo!!! Já chega de meninos mimados!

 

post a comment