quinta-feira, março 30, 2006

LICENCIADOS EM ARQUITECTURA ENTREGAM PETIÇÃO PARA VERIFICAR A LEGALIDADE DA ADMISSÃO À ORDEM

Noticia no "Construir.pt"





27-03-2006

Ana Baptista


A Associação Portuguesa de Estudantes e Licenciados em Arquitectura (APELA) vai entregar uma petição à Assembleia da República para que seja verificada a legalidade e constitucionalidade do sistema de admissão à Ordem dos Arquitectos, que os jovens consideram injusto e discriminatório.

Em declarações à Agência Lusa, o presidente da APELA, Diogo Corredoura, entende que «existe um conjunto de ilegalidades e inconstitucionalidades», nomeadamente por «a Ordem dos Arquitectos (OA) usurpar poder e funções do Estado, ao avaliar as instituições de ensino superior e as suas licenciaturas para depois reconhecer e acreditar os cursos».

Desde que o curso seja homologado pelo Estado, o licenciado deve poder candidatar-se à Ordem, defende aquele dirigente, mas actualmente, até os cursos homologados pelo Estado, se não cumprirem a directiva comunitária arquitectos (que regula o exercício da profissão), não são reconhecidos pela OA.

Para Diogo Corredoura esta situação veda o acesso destes licenciados à Ordem e, consequentemente, à profissão. Mas não é apenas nos cursos que não são reconhecidos pela Ordem que Diogo Corredoura encontra desigualdade de oportunidade entre os licenciados.

Entre os cursos aceites pela Ordem, existem os que são apenas reconhecidos e os que são também acreditados, sendo que para os primeiros é exigido um estágio profissional e uma prova de admissão e para os segundos apenas um estágio.

Por seu turno, a presidente da Ordem dos Arquitectos, Helena Roseta, admitiu ter «várias discordâncias» em relação ao regulamento de admissão e afirmou ter ela própria dirigido, há dois anos, uma carta ao Presidente da Assembleia da República a pedir a verificação da constitucionalidade do regulamento, o que foi recusado.

Contudo, sublinhou a obrigatoriedade de os cursos estarem de acordo com a directiva arquitectos, porque esta define o plano de estudos, para serem aceites pela OA.

Diogo Corredouro contesta porém que a Ordem invoque a directiva arquite ctos, argumentando que este diploma só pode ser aplicado a licenciados que vão trabalhar para outro estado membro, pois não tem aplicação nacional no acesso à profissão.

Mas Helena Roseta, afirma que a admissão à Ordem não é assim tão complicada, e para o demonstrar estão os números, que indicam que apenas dois dos cerca de 30 cursos de arquitectura não estão reconhecidos, e que desde 2000 entraram quatro mil pessoas na Ordem e que actualmente estão mil licenciados a fazer estágio.

Comments on "LICENCIADOS EM ARQUITECTURA ENTREGAM PETIÇÃO PARA VERIFICAR A LEGALIDADE DA ADMISSÃO À ORDEM"

 

Anonymous Anónimo said ... (quinta-feira, 30 março, 2006) : 

Carissimos colegas:

Eu sou dos casos que podia provavelmente ter entrado na Ordem directamente ( como aqueles 7 ), devidos a um engano que os meninos que se dizem LEI DA OA fizeram, mas aqui ando.. sem fazer um cu para estar lá dentro, por uma simples questão de bom senso, Palavra e nao baixar a rectaguarda a ilegalidades.

Continuo a dizer que nao deixo de ser arquitecta por nao estar a pagar cotas á Ordem.
Continuo a pedir a quem tenha um pouco de palavra e que se diga " estou tambem por esta luta " que nos forneça o documento comprovativo da entrada directa da OA.

Estou aqui a escrever, porque se eu nao obtiver os tais documentos, pegarei na minha malinha e irei a pé ( pq nao tenho carro de momento ) á OA pedir esclarecimentos sobre o sucedido , perguntar " então pá como é isto, nao pode ser, entao como é que é.. o que lhes vão fazer? Podemos entrar?" e desculpem a minha sinceridade, mas se entram 7 por lapso entram tb os restantes sejam de onde forem.


Não costumo fazer barulho.. mas quando faço, faço mesmo.. ( veia de peixeira )

Mais uma vez agradeço a todos o silencio que fizeram quando obtiveram a entrada.

ATENÇAO: Eu estou na luta pela JUSTIÇA E IGUALDADE para todos, nao estou contra os q entraram ( como já me acusaram indirectamente ).
Na Luta.. OU ENTRAM TODOS SEM FAZER EXAME, OU FAZEM TODOS EXAME. Ninguém é mais que ninguém.. porque a vida depois encarrega-se de demonstrar quem realmente vale neste mundo de arquitecturas e desenhitos..

Por isso peço.. se tu que estás a ler podes nos ajudar, AJUDA !!!

Maggie

 

Anonymous Anónimo said ... (quinta-feira, 30 março, 2006) : 

A Petição, está a ser assinada por muito boa gente, dos quais MEMBROS EFECTIVOS da ordem dos arquitectos. Isto demonstra que toda a gente está contra esta palhaçada, inclusive aqueles que já exercem há muitos e muitos anos.
Quero ver se a Roseta os vaia perseguir quando souber...

 

Anonymous Anónimo said ... (quinta-feira, 30 março, 2006) : 

Colega Maggie:

" OU ENTRAM TODOS SEM FAZER EXAME, OU FAZEM TODOS EXAME "

Todas as instâncias legais se têm pronunciado contra os exames. Logo, não entram vocês sem fazer exame e os "outros" a fazer. Entram todos e sem fazer exame. Que é o deriva dos nossos direitos.

Não tem que haver exames para nada nem para ninguém..

 

Anonymous Anónimo said ... (quinta-feira, 30 março, 2006) : 

Claro que entram todos sem fazer exame.

Agora em relação aos colegas que entraram por lapso ou por outra razão qualquer, concordo que não tenham dito nada até para não pôr a sua situação em risco. Mas neste momento isso já não se justifica.

Segundo sei, alguns deles (se não todos) já entregaram projectos por si assinados em Câmaras Municipais.

A partir de agora (acho) que já nada têm a temer. Se foi um lapso,a OA já o descobriu e se ainda não disse nada...é porque não pode.

Para todos os outros era extremamente importante ter conhecimento do teor da carta em que vos disseram que se podiam inscrever na Ordem.
É este o apelo.

 

post a comment