terça-feira, outubro 11, 2005

APELA CONVOCA MANIFESTAÇÃO NACIONAL

Manifestação Nacional de Estudantes e Licenciados em Arquitectura Contra o Processo de Admissão á Ordem dos Arquitectos


28 de Outubro 2005 (6ª Feira)

14h - Concentração em frente à Basílica da Estrela
15h - Provedoria de Justiça
16h - Ordem dos Arquitectos
(com passagem em frente à Assembleia da República pelo caminho)

919 437 239
apela_mail@yahoo.com
www.apela-pt.com

_________________________________________________

Apelamos a todos os estudantes de arquitectura, licenciados em arquitectura, arquitectos membros da OA e a população em geral, a manifestarem o seu desagrado contra o processo discriminatório e ilegal de acesso à profissão da Ordem dos Arquitectos .
_________________________________________________

blogs que já manifestaram interesse neste post :

http://umarq.blogspot.com/ -
antigos alunos da turma 1999-2004 do curso de Arquitectura da Universidade Moderna de Setúbal



Comments on "APELA CONVOCA MANIFESTAÇÃO NACIONAL"

 

Anonymous Anónimo said ... (terça-feira, 11 outubro, 2005) : 

Finalmente uma Manifestação Nacional, temos de defender os nossos interesses, e espero bem que não fiquem em casa á espera com o colega do lado vos resolva o problema.

Parabens a todos

 

Anonymous Anónimo said ... (quarta-feira, 12 outubro, 2005) : 

Eu vou.

 

Anonymous CSI: said ... (quarta-feira, 12 outubro, 2005) : 

Pois lá teremos que perder mais um dia das nossas vidas, com uma questão a que temos direito.

A NOSSA PROFISSÃO

ISTO É UM ESCÂNDALO

Eu também vou, já estou farto desta situação!

Espero bem que todos os colegas encarem esta situação da manifestação seriamente, vamos encarar esta manifestação de forma a exigir a reposição dos direitos e igualdades dos licenciados e estudantes de arquitectura.

Conto também com todos os colegas das universidades acreditadas.

Não vamos esquecer que existem licenciados em arquitectura que estão sem poder exercer a profissão de arquitecto à 4 anos.

5 Anos licenciatura + 4 anos de ilegalidades e DISCRIMINAÇÃO DA ORDEM DOS ARQUITECTOS PORTUGUESA

A ORDEM DOS ARQUITECTOS PORTUGUESA USURPA PODERES E DIREITOS CONSAGRADOS NA CONSTITUÇÃO DA RÉPUBLICA, E OBRIGA OS ARQUITECTOS ESTAGIÁRIOS A PAGAR 300 EUROS PELO SEU PRÓPRIO ESTÁGIO Á ORDEM

300 EUROS POR UMA OBRIGAÇÃO IMPOSTA PELA ORDEM DE FORMA ILEGAL, UMA VEZ QUE O ESTÁGIO NÃO DEVE SER ENCARADO COMO UMA OBRIGAÇÃO MAS SIM COMO UM DIREITO DOS LICENCIADOS.

BASTA, CHEGA DE VER UMA ORDEM PREOCUPADA COM QUESTÕES PARA AS QUAIS NÃO FOI CONVOCADA!!!!!!

CHEGA DE ILEGALIDADES, É UMA VERGONHA

 

Blogger Arquitecto em Stand-by said ... (quarta-feira, 12 outubro, 2005) : 

Ora cá está uma iniciativa de peso que todos devemos aplaudir, de tal forma que apesar de nunca apresentar comentários neste blog, desta vez não fui capaz de resistir.
Devo informar que sou um dos poucos que se recusa determinantemente a aceitar todas e quaisquer imposições ao acesso à profissão que ilegalmente a ordem tem mantido como é do conhecimento de todos.
Estarei presente sem sombra de dúvidas, assim como alguns familiares, nomeadamenmte mulher e filhos, que muito têm sentido na pele esta situação. Por isso a luta tambem é deles.
digo-vos tambem que tenho contactado todos os meus conhecidos possiveis interessados nesta matéria, que se têm mostardo tambem muito aliciados a participar.
Até alguns amigos meus Engenheiros já confirmaram a sua participação, poís conhecem bem as dificuldades que tenho passado originadas pelas trapalhices da ordem e por acharem toda a situação intolerante.
Espero que este testemunho seja um bom incentivo á participação na manif.
Não se cortem poís só unidos é que conseguimos alguma coisa.
Eu iria nem que fosse sosinho, mas pelos vistos já tenho alguns companheiros.

Parabens APELA, vamos a isso.

PS - Não se esqueçam que estas questões são como a reciclagem só funcionam partindo da iniciativa individual.

de: Arquitecto em stand-by

 

Anonymous Anónimo said ... (quinta-feira, 13 outubro, 2005) : 

"Devo informar que sou um dos poucos que se recusa determinantemente a aceitar todas e quaisquer imposições ao acesso à profissão que ilegalmente a ordem tem mantido como é do conhecimento de todos."

O colega tem toda a razão, subscrevo as suas palavras.

 

Anonymous Anónimo said ... (quinta-feira, 13 outubro, 2005) : 

Bem parece que os jornais já comecaram a falar sobre o assunto. Parabéns

 

Anonymous Anónimo said ... (sexta-feira, 14 outubro, 2005) : 

podem contar que vou lá estar

 

Blogger BiPri said ... (sexta-feira, 14 outubro, 2005) : 

Devido a várias dificuldades, a APELA não tem conseguido contactar com todas as associações de estudantes dos 28 cusos de arquitectura que existem em Portugal.

Umas porque o fax não recebe, outras porque o mail já mudou, outras ainda porque os órgãos entretanto mudaram e simplesmente não sabemos quem são as novas caras porque... simplesmente não respondem às nossas convocatórias e não aparecem nas Assembleias Gerais da APELA.

Peço a todos os estudantes e licenciados que queiram receber a convocatória da Manifestação e cartazes e flyers para distribuir pelas suas escolas ou conhecidos que contactem a APELA pelo mail

apela_mail@yahoo.com

Não deixaremos nunca de enviar as convocatórias por mail e fax para as associações e núcleos nem de ir às escolas pessoalmente para colocar os cartazes e distribuir os flyers.

Mas quantos mais formos a trabalhar para a manifestação mais pessoas teremos lá no dia 28 e mais colegas ficarão alertados para a situação (sim, infelizmente ainda andam por aí muitos estudantes completamente "a leste" de tudo isto).

A minha 2ª feira vai ser completamente dedicada à manifestação, por isso peço que façam os contactos até lá para que nesse dia eu já saiba a quem tenho de enviar o quê.

Obrigado!

Diogo Coredoura

 

Anonymous arq_ said ... (sábado, 15 outubro, 2005) : 

Pois vamos ver se as associações não se acanham como de costume, e ignoram o problema, depois temos aquelas que estão condicionadas pela OA, arriscam-se a que a universidade perca a Acreditação.


Sim porque a OA é vingativa, vocês metem-se com a ordem e levam com um reconhecimento, a questão é puramente falsa porque o estado não delegou na OA esses poderes.

Não tenham medo de aparecer, vamos acabar com esta palhaçada de uma vez por todas, já não aguento mais esta situação estou um pouco enervado.

Vamos todos aparecer ;)

 

Anonymous Anónimo said ... (domingo, 16 outubro, 2005) : 

A Ordem tem vindo a funcionar como um clube de amigos. Só tem medo da Ordem quem pensa que esse clube privado tem donos e esses donos são os que lá estão agora.
Acontece que não só não é um clube como não existem donos.
A Ordem é uma instituição privada, de interesse público, que não pode criar nem violar Leis da República. E aqui é que está o problema: A Ordem tem violado leis e competências, tem discriminado, tem usurpado poderes, tem feito da classe dos arquitectos a classe mais desunida e desrespeitada aos olhos de todos. A Ordem olha para os novos como inimigos (veja-se a diferença de discurso dos bastonários das Ordens dos Engenheiros e Advogados).

Para quem viola as regras, para os corporativistas, para os xenófobos, não há que ter qualquer receio nem comtemplação. Há que denunciá-los, sejam manifestações, queixas nos tribunais, queixas em todos os organismos oficiais competentes.
As que foram feitas estão já a produzir resultados. Este sistema tem os dias contados e a Ordem sabe disso. A razão vem sempre ao de cima.

Dia 28 lá nos encontraremos!

 

post a comment