terça-feira, fevereiro 28, 2006

APELA - NOVIDADES SISTEMA DE ADMISSÃO OA

"Existindo já vários estudos e documentos do Conselho Nacional de Avaliação do Ensino Superior, um parecer jurídico, um parecer do Ministério Público e uma Recomendação do Provedor de Justiça que corroboram ou dão razão às queixas dos estudantes e licenciados sobre a ilegalidade e inconstitucionalidade do sistema de admissão da Ordem dos Arquitectos, eis que surge agora outro parecer.

O Conselho Superior de Obras Públicas e Transportes emitiu, no início do mês de Fevereiro, um parecer em que indica claramente que o sistema de admissão da OA "revelou irregularidades" e que o mesmo, tal como existe, "pode ser considerado como uma ingerência nas competências da tutela do ensino universitário".

Lê-se no parecer do CSOPT:

"Se um cidadão pretender exercer a arquitectura, isto é, obter o título profissional de arquitecto, deverá para o efeito inscrever-se na Ordem, não sendo pertinente que preste “prova de aptidão”, mas sim que faça prova de possuir as habilitações exigíveis."

Deram já entrada pelo menos seis processos em tribunal contra a Ordem dos Arquitectos. Está para sair uma providência cautelar.

Há uma petição na Assembleia da República e mais duas prestes a entrar. Já foram realizados dois Requerimentos pelos Grupos Parlamentares, um dirigido ao Ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior e o outro ao Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações. Estão três Comissões Parlamentares com o assunto nas mãos.

E existe um processo aberto na Procuradoria-Geral da República.

Passados quase quatro meses sobre a mesma, a Ordem dos Arquitectos veio agora responder à Recomendação emitida pelo Provedor de Justiça. A resposta é praticamente uma afronta ao Provedor de Justiça, continuando a OA a impôr um sistema de admissão que é ilegal e inconstitucional!!!

Veja toda a documentação e acompanhe esta questão em:

http://www.apela-pt.com

http://groups.yahoo.com/group/apela/

http://www.arqportugal.blogspot.com


Associação Portuguesa de Estudantes e Licenciados em Arquitectura
Ninho de Empresas da ARQCOOP
Rua João Nascimento Costa, Lote 7
1900-269 Lisboa

Tel: 210 107 840
Fax: 210 107 841

apela_mail@yahoo.com
www.apela-pt.com

Comments on "APELA - NOVIDADES SISTEMA DE ADMISSÃO OA"

 

Anonymous Anónimo said ... (quarta-feira, 01 março, 2006) : 

o que fazer???

 

Anonymous Anónimo said ... (quarta-feira, 01 março, 2006) : 

o que fazer em desespero de causa! o que fazer perante tantas injustiças????

 

Anonymous Anónimo said ... (quarta-feira, 01 março, 2006) : 

É apresentar um requerimento ao CRA a pedir a inscrição imediata, e se vier indeferido, é avançar para tribunal.

 

Anonymous Anónimo said ... (quarta-feira, 01 março, 2006) : 

A razão está do nosso lado, qualquer tribunal dá razão à nossa pretensão, o problema disto tudo é o tempo.

O arq Nuno Simões do CNA deixa também um conselho:

"venham fazer o exame que é mais rápido"

Quem é amigo quem é?

"Deram já entrada pelo menos seis processos em tribunal contra a Ordem dos Arquitectos."´

Convém lembrar que um dos processos conta com a subscrição de 60 pessoas.

Qual será agora a posição da OA relativamente ao parecer do Conselho Superior de Obras públicas?

 

Anonymous Anónimo said ... (quarta-feira, 01 março, 2006) : 

A Ordem, agora tem que abandonar os seus caprichos e finalmente suspender o regulamento de admissão, que como todos sabem e todos reconhecem é ilegal. O novo parecer do CSOPT, a isso obrigará. Senão, os pedidos de indemnização, dos licenciados que estão a ser prejudicados, levarão a tesouraria da ordem à falência.

 

Anonymous Anónimo said ... (quinta-feira, 02 março, 2006) : 

antes de mais, cumprimentos a vos tods que aqui m fizeram ver que d facto a arquitectura e um mundo dificil e que ate na ARte existe corrupçao! eu sou estudante de arq do primeiro ano..n entrei na FAUP por duas decimas e agora estou na tao falada universidade lusiada em famalicao. concerteza n perdi a ambiçao de entrar na FAUP e estou mt relutante em relaçao a propria universidade lusiada como instutuiçao. esxite ali dentro bastante secretismo e definess desd logo a prori um certo num d alunos com alg talento, k desde ali sao apadrinhados.ora, fui um desses. mas a situaçao nao m agrada. como bastante inesperiente gostaria de vos perguntar se de facto vale a pena tentar o ingresso na FAUP e que me explicassem esse fenomeno acerca da luiada..obrigado

 

Anonymous Anónimo said ... (quinta-feira, 02 março, 2006) : 

"antes de mais, cumprimentos a vos tods que aqui m fizeram ver que d facto a arquitectura e um mundo dificil e que ate na ARte existe corrupçao!".
Bem, a minha sugestão é que mudes rapidamente de curso. Com os problemas que os arquitectos actualmente enfrentam, mais vale ir para engenharia, sempre fazem todos os projectos e não têm tantos problemas.
Boa sorte.

 

Anonymous Anónimo said ... (quinta-feira, 02 março, 2006) : 

"antes de mais, cumprimentos a vos tods que aqui m fizeram ver que d facto a arquitectura e um mundo dificil e que ate na ARte existe corrupçao!".
E podias melhorar em termos de escrita. Dás muitos erros. É mau aspecto para um aspirante a arquitecto.

 

Anonymous Anónimo said ... (sexta-feira, 03 março, 2006) : 

esse "ARte" é intencional???

 

post a comment