sexta-feira, setembro 15, 2006

ACÓRDÃO DO SUPREMO TRIBUNAL ADMINISTRATIVO | UNIVERSIDADE FERNANDO PESSOA

Em anexo um mail enviado pela APELA

"Caros colegas,

Junto se envia em ficheiro anexo o acórdão do Supremo Tribunal Administrativo, datado de 12 de Julho passado, sobre o processo que opunha a Universidade Fernando Pessoa à Ordem dos Arquitectos, relativo ao sistema de admissão.

O acórdão sublinha que:

"Os arts. 18º, alínea c), do Estatuto da Ordem dos Arquitectos e 15º do DL 14/90, de 8 de Janeiro, em que se baseou a emanação do referido Regulamento Interno de Admissão, são materialmente inconstitucionais se interpretados como atribuíndo à Ordem o poder de elaborar normas regulamentares que contrariem normas com valor legislativo.
Conclui-se, assim, que o acto recorrido eferma de nulidade, por ser estranho às atribuições da Ordem dos Arquitectos (...)"

Os colegas da Universidade Fernando Pessoa já solicitaram aos advogados para que avancem com os pedidos de indemnização, no valor individual de 100.000 € cada.

A Ordem dos Arquitectos ainda não se pronunciou sobre a matéria.


Com os melhores cumprimentos,

Pela Direcção Nacional da APELA,

O Presidente,

Diogo Corredoura.


Associação Portuguesa de Estudantes e Licenciados em Arquitectura

Ninho de Empresas da ARQCOOP
Rua João Nascimento Costa, Lote 7
1900-269 Lisboa

Tel: 210 107 840
Fax: 210 107 841

apela_mail@yahoo.com
www.apela-pt.com"


acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Comments on "ACÓRDÃO DO SUPREMO TRIBUNAL ADMINISTRATIVO | UNIVERSIDADE FERNANDO PESSOA"

 

Anonymous Anónimo said ... (sábado, 16 setembro, 2006) : 

Obrigado Diogo por publicar o acórdão do STA, divulgando dessa forma todo o teor do mesmo...!!

Para ver se outros licenciados afiam o dente e metem a OA em tribunal.... e se alguma Universidade, pública ou privada, exige da OA a devolução das verbas pagas pela acreditação e reconhecimentos dos cusos...!!!

Como todos os colegas viram na anterior notícia do JN, em que abordava este acórdão a OA diz desconhecer oficialmente o mesmo o que não é verdade.

No entanto continua a agir com se realmente o desconhecesse e agora já nem responde aos pedidos de inscrição dos alunos....!!! Já nem indefere os pedidos de inscrição....!!! Optou por os ignorar...!!!

Com essa estratégia não resolve o problema, antes o adia....!! até porque os alunos não vão desistir de exigir o direito de inscrição na OA.

No início de Outubro próximo vamos ver como a OA vai actuar...!!

De qualquer modo os alunos da UFP estão a entrar com providências cautelares para apressarem o processo de inscrição na OA.

Os alunos da UFP pediram, através de Notificação Judicial Avulsa, à Direcção Geral do Ensino Superior, que informe sobre o processo de inscrição do curso na Directiva, pois o processo já lá está desde 2004 e até hoje não teve qualquer despacho, tendo sido inclusive extraviado por ocasião da mudança de governo...!!!

Até dá para rir não é...??

É que os nossos dirigentes do (Des)Governo são muito responsáveis....!!!

 

Anonymous Anónimo said ... (sábado, 16 setembro, 2006) : 

Só duas questões a propósito do texto colocado sobre o acórdão do STA:

1ª Onde se lê arts. 18º, alínea c), deve ler-se "arts. 18º, alínea d)",

2ª Sendo considerados materialmente inconstitucionais os arts. 18º, alínea d), do Estatuto da Ordem dos Arquitectos e 15º do DL 14/90, de 8 de Janeiro,significa que a OA não pode elaborar normas regulamentares que contrariem normas com valor legislativo, ou seja qualquer regulamento de admissão que crie restrições à inscrição dos licenciados, ou seja, apenas pode proceder ao registo e inscrição dos arquitectos...!!!

Nem sequer pode impor qualquer estágio, provas de admissão, etc, etc...!!


Bonito... bonito... !!! Agora é que eles a arranjaram toda...!!!

Nem o RI poderá ser aplicado....!! RI.. RI..RI...!! Por este acórdão será considerado inconstitucional...!!

Isto vai ser mesmo para rir mas à grande gargalhada...!!!

 

Anonymous Anónimo said ... (domingo, 17 setembro, 2006) : 

O que se pode fazer. Estou para me inscrever para o Estágio a partir do dia 09 Out. O que podemos fazer com o acórdão? Servirá de algo?

Cumprimentos a todos.

 

Anonymous Anónimo said ... (domingo, 17 setembro, 2006) : 

Salvo melhor opinião, sobre a dúvida que o colega que coloca se se deve ou não inscrever no estágio, eu diria que a questão deve ser decidida tendo em conta:

- Se pretende enveredar pela via contenciosa, caso não concorde com as condições de inscrição que irão vigorar a partir de 2 de Outubro com o novo RI;

- Se mesmo não concordando com o novo RI não está para se incomodar e embora contrariado submete-se às exigências da OA;

A decisão compete a cada um e sobre isso não há nada a dizer. Lembro sempre que a via contenciosa é sempre demorada e pode até nem resultar;

Creio que a via contenciosa será mais para os eternos insatisfeitos ou aqueles irredutíveis do tipo "antes quebar que torcer" que não vão nas "tretas" da OA nem que chova, como eu e mais uns tantos que querem ensinar à OA com "quantas varas se faz um guarda-chuva";

Como opinião pessoal e para a malta que não tem vocação de "ovelha negra" talvez inscrever-se no estágio até pode nem ser má ideia...!!! Pelos menos o rsultado esperado já é conhecido....!! A não ser que a OA mude tudo a meio...!!! E resolva fazer uma avlaliação do estágio e prova de admissão como nos "bons velhos tempos"...!! E isso é que será o "carago....!!!"

 

Anonymous Anónimo said ... (segunda-feira, 18 setembro, 2006) : 

Obrigado pela resposta.

Cumprimentos

 

Anonymous Anónimo said ... (terça-feira, 19 setembro, 2006) : 

Acham mesmo que algo muda por causa desta decisão?

Ainda existe o tribunal europeu, que dá folga suficiente para nascer um novo D. Sebastião na Ordem que substituirá a actual bastonária. Pobre coitada, não sai derrotada e o novo candidato bastonário terá como bandeira os exames e os estágios não remunerados.
Piscando deste modo o olho aos jovens que começam a ser em maior número

Por uma melhor arquitectura, será o tema. (BATIDÍSSIMO)

Desde que a associação passou a ordem, que se encontra dominada por uma elite de varejeiras que poisam na merda que fazem e que continuam a fazer. São sempre os mesmos, ou será que ninguém nota, e quando alguém chateia, enfiamo-lo numa listita para se calar.

O POVO É SERENO, por outras palavras, somos uns camelos que não votamos, não vamos às assembleias, e depois surgem estas cenouras que fazem o burro andar para a frente.

ACORDEM!!!!

Vamos todos no próximo dia 22 de Setembro às três de tarde (15 horas) inundar o servidor da Ordem com mail's a pedir satisfações, assim veremos a força da nossa voz.

 

Anonymous Anónimo said ... (terça-feira, 19 setembro, 2006) : 

contem comigo

 

Anonymous Anónimo said ... (terça-feira, 19 setembro, 2006) : 

Estou farto de levantamentos populares da treta. São sempre os mesmos a mexerem-se. Não me levem a mal o péssimismo, mas sempre que há um acto civico, que se pretende de maior relevância, cortam-se todos. Espero enganar-me.

 

Anonymous Anónimo said ... (terça-feira, 19 setembro, 2006) : 

Em tempos ouvi dizer que o governo estava a preparar uma lei quadro para as ordens profissionais.
Alguem sabe alguma coisa sobre esta lei ?
Já agora existe algum ante-projecto sobre esta lei ??

 

Anonymous Anónimo said ... (terça-feira, 19 setembro, 2006) : 

só se fôr um quadro de lousã, bem preto, como este país.


unidos venceremos!!!!

 

post a comment