quarta-feira, outubro 11, 2006

“ SEJAM TODOS BEM VINDOS “




Com a entrada em vigor do novo Regulamento de Inscrição na Ordem dos Arquitectos começa um novo ciclo da vida associativa.
Damos com ele um sinal claro de abertura à entrada na profissão de todos os que tenham obtido a necessária qualificação académica, através de diploma legalmente reconhecido pelo governo português ou a tal equiparado.

Está também já em funções o Provedor do Estagiário, cuja missão não será apenas a de receber queixas e reclamações, mas também a de ter um papel próactivo na dignificação do estágio profissional, na defesa de direitos e deveres dos estagiários e no bom desempenho dos patronos.

A arquitectura é uma disciplina cujos saberes se transmitem de geração em geração. Vivemos sempre sobre o que foi descoberto e concebido por aqueles que vieram antes de nós. Temos o dever de transmitir esses saberes aos que virão depois. É essa continuidade que dá sentido ao nosso trabalho: acrescentar ao património colectivo a criatividade, a dedicação e o talento de cada um de nós.

Por tudo isto venho desejar as boas vindas aos novos candidatos a arquitectos. Sei que lutaram muito para alcançar o título e o acesso à profissão que escolheram.

No meio de todas as dificuldades que vão encontrar para se integrarem e afirmarem, espero que a arquitectura nunca os desiluda.

Saibam que a partir de agora esta Ordem é também a vossa casa.

Cá estaremos para tentar defender os vossos direitos, ouvir as vossas críticas, mudar o que tem de ser mudado.

O vosso contributo como arquitectos irá garantir a perenidade da arquitectura portuguesa. Saiba a Ordem estar à vossa altura.

Sejam bem vindos.








¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Após 6 anos de luta contra todas as ilegalidades cometidas pela ordem dos arquitectos ...

Comments on "“ SEJAM TODOS BEM VINDOS “"

 

Anonymous Anónimo said ... (quarta-feira, 11 outubro, 2006) : 

sem comentários................
hipócritas.!

 

Anonymous Anónimo said ... (quarta-feira, 11 outubro, 2006) : 

O discurso da Ordem continua a ser hipócrita. Têm esta conversa muito bonita a dar a idéia de que está tudo bem mas no entanto continua a mesma intenção de prejudicar os licenciados das Universidades "Reconhecidas".

Apesar de ter entrado em vigor o novo regulamento, esses licenciados continuam sem ser inscritos na Ordem.

Foi-lhes enviada uma carta exigindo-lhes que optassem entre o RA e o Ri, mas não lhes foi explicado o que lhes aconteceria optando por um ou por outro.

Enviaram uma carta à OA pedindo a confirmação de que se optassem pelo novo regulamento, o RI, seriam de imediato inscritos como membros efectivos, até à data não houve qualquer resposta por parte da Ordem.

 

Anonymous Anónimo said ... (quarta-feira, 11 outubro, 2006) : 

"No meio de todas as dificuldades que vão encontrar para se integrarem e afirmarem, espero que a arquitectura nunca os desiluda".

Não é a arquitectura que nos tem desiludido mas sim os próprios arquitectos instalados na Ordem!...E as maiores dificuldades têm sido provocadas pelas ilegalidades desses mesmos senhores.


"Saibam que a partir de agora esta Ordem é também a vossa casa".

Só agora? Então já não é um clube para VIP's

"Cá estaremos para tentar defender os vossos direitos, ouvir as vossas críticas, mudar o que tem de ser mudado".

Como se fala em defender direitos pelos mesmos que sempre os negaram???
Como se fala em ouvir pela mesma boca que se fechou e escorraçou?

"Saiba a Ordem estar à vossa altura".

Não esteve!...Talvez com uma nova direcção, no futuro...quando os incompetentes derem lugar aos competentes.

O novo discurso da Helena Roseta só pode ser de quem não tem um pingo de vergonha na cara e se esqueceu das atrocidades e ilegalidades que cometeu nos últimos 6 anos com aqueles a quem tudo foi negado.

O discurso da hipocrisia reinante!

 

Anonymous arq! said ... (quarta-feira, 11 outubro, 2006) : 

Grande lata! Esta senhora tem de ser corrida porque andou e continua a enganar os arquitectos e a arquitectura.

A guerra contra a discriminação foi ganha, seria excelente que agora a mesma equipa que lutou ontra as ilegalidades da OA luta-se agora por outras causas relacionadas com a arquitectura, estou a falar claro dos direitos/obrigações do arquitecto perante a sociedade e claro está do flamigerado 73/73.

Seria bom que todos fossem inscritos imediatamente, pois o cansasso é enorme mas acredito que a defesa da arquitectura será sempre o principal objectivo de todos nós.

Cumprimentos

 

Anonymous Anónimo said ... (quarta-feira, 11 outubro, 2006) : 

TOTÓ

 

Anonymous arq! said ... (quarta-feira, 11 outubro, 2006) : 

Desenvolve ...

 

Anonymous pinto coelho said ... (quarta-feira, 11 outubro, 2006) : 

Ora vivam todos!!!

Apareceu mais um Blog e desta vez sobre arquitectura da iniciativa dos docentes da UFP:

http://arquitecturaempessoa.blogspot.com/

Vamos todos a participar....!!!

 

Anonymous Anónimo said ... (quarta-feira, 11 outubro, 2006) : 

O do TOTó:
não era contigo...

 

Blogger BiPri said ... (quinta-feira, 12 outubro, 2006) : 

Atenção ao semanário Sol este fim-de-semana.

Diogo Corredoura

 

Anonymous arq! said ... (quinta-feira, 12 outubro, 2006) : 

Já conquistamos o sol :D, boa!!! visto que existe um acordo entre a OA e o Público.

Jornal Público suks

 

Anonymous KHORA said ... (quinta-feira, 12 outubro, 2006) : 

PERGUNTA:

O que pensam os bloguistas sobre a remuneração dos orgãos da ordem dos arquitectos, sabendo por exemplo que a nossa bastonária tem uma reforma de deputada de cerca 4000 euros.

Não acham que quem desempenha funções de chefia e coordenação na ordem não deveria ser remunerado, não estou contra apoios às despesas de, por ex. deslocações,nem contra a remuneração dos empregados menores da ordem, estou contra o facto de viver à nossa custa sendo arquitecto.

Acho que é um tema que também deveríamos abordar, já que estes parasitas que vivem à nossa custa auto-remuneram-se principescamente, sendo uns fustraditos da arquitectura enquanto actividade.
Também existem aqueles que como não conseguem marcar posição arquitectónica, complementam-se com o nosso dinheiro.

Deixem de viver à nossa custa.

A remuneração não deveria de existir, deveria ser por amor à "camisola".

Muitos dos que hoje lá estão deixariam de ter tempo para fazer o que fazem, que no final de contas é nada.

ABAIXO OS PARASITAS PERMANENTES

 

Anonymous Alguém que está dentro da ordem a trabalhar e a ver os outros a encherem-se said ... (quinta-feira, 12 outubro, 2006) : 

Ò meu, cria coragem e vai ao congresso dizer isso mesmo.

Também podes ir à assembleia da OA e propor que seja pedido ao tribunal administrativo e fiscal um parecer para averiguar isso.

Ou então podes dirigir-te tu mesmo ao Tribunal administrativo e fiscal e perguntar a um procurador do ministério público se isso será legal. Se for ilegal a Assembleia da ordem poderá votar para que o dinheiro recebido indevidamente seja reposto.

Posso-te dizer que existem inclusivamente pareceres do conselho fiscal que mostram que existem dúvidas sobre esse assunto.

 

Anonymous Anónimo said ... (quinta-feira, 12 outubro, 2006) : 

isto já parece o apito dourado ...
é preciso concretizar...

 

Anonymous khora said ... (sexta-feira, 13 outubro, 2006) : 

PARA AQUELE QUE ESTÁ NA ORDEM:

Não me lembro de te ver nas assembleias da OA quando os confrontei com isso.

Se dizes "Posso-te dizer que existem inclusivamente pareceres do conselho fiscal que mostram que existem dúvidas sobre esse assunto."

Envia esses documentos para o mail da APELA que é o que fazes melhor, porque ter documentos, não os distribuir e falar, é letra.

Como diz o comentário a seguir ao teu "é preciso concretizar...", se está lá dentro, é exactamenter isto que deves fazer "coleguinha".

 

Blogger mia said ... (sexta-feira, 13 outubro, 2006) : 

Sem comentários, aos comentários da Helena Roseta! **#&XXYY""%###:(((((

Eu, de um curso Reconhecido com estágio aprovado, ainda estagiárioArquitecto, sem ter feito exame (sem nunca pretender fazer exame!), fui optar pelo RI.
Quando perguntei na Secretaria para quê preencher as tais fichas de candidatura ao RI, uma vez que já tinha requerido a minha inscrição à OA ficaram sem resposta! :(
Indignada: perguntei se era preciso eu falar com alguém da OA (cargo mais importante, ou pelo menos mais informado!) A funcionária foi-se informar e explicou-me que teria q aguardar mais um tempo, até ao fim deste mês, altura em q a OA irá ter uma reunião para atribuir um n.º aos Arq.tos Estg.os com processos pendentes!
Claro q eu não acreditei...porque se não houvesse má fé tudo isto já estaria resolvido à muito tempo. Até porque acredito no q um colega dizia na notícia anterior: estão à espera das listas dos cursos de Bolonha, para continuarem a discriminação através da participação da OA nas avaliações ao Ensino Superior.
Nunca estas pessoas sujas, serão correctas!
Mas continuemos a lutar, pelo menos a não estar calados e a participar o mais possível em conferências, assembleias e centros de discussão.

p.s.: A propósito das remunerações dos cargos da OA; lembrem-se q a OA tem as contas a negativo! coitaditos, pobres sujeitos

 

Anonymous Zé Adão said ... (sexta-feira, 13 outubro, 2006) : 

O documento do conselho fiscal já está foi enviado para a Apela, assim como também a Deliberação do CDN da Ordem para contrariar o Artº 10º dos Estatutos da OA que referem que "os cargos dos eleitos não são remunerados".

 

Blogger BiPri said ... (sexta-feira, 13 outubro, 2006) : 

Caros colegas,

Afinal a notícia no Sol não sai esta semana, mas sim na próxima (dia 21 de Outubro).

É que a jornalista já não tinha alinhamento para este fim-de-semana e tem muuuuuuuuuuuitos documentos para ler. ;)

Hoje juntei-lhe mais um, que espero que o Administrador do blog possa colocar aqui brevemente. Mais um parecer de uma Procuradora da República num dos vários processos em tribunal. Adivinhem o que diz.

Cumprimentos,

Diogo Corredoura.


PS - Continuamos à espera das assinaturas. Vá lá malta, quanto mais cedo as entregarmos, melhor. Até porque o congresso da OA está quase aí. ;)

 

Anonymous  said ... (sexta-feira, 13 outubro, 2006) : 

300 euros
estes gajos estão loucos,..., é fechar a ordem!!!!!!!!!

 

Anonymous Anónimo said ... (sexta-feira, 13 outubro, 2006) : 

Sinceramente acho justo que se pague 300 euros, acho até que se devia pagar mais, porque só assim era possível aumentar os salários daqueles que (nos comem)nos defendem.

Também acho que se deveria pagar mais cotas porque só assim se consegue pagar o salário aos amigos.

Considero que a arquitectura está óptima em Portugal, e vai ficar melhor com a cambada de esfolados que anda por aí.

Falta um artigo nos estatutos, que diga claramente que os nossos ex.mos representantes deveriam passar a ganhar o dobro e a não pagarem, eles próprios, cotas.
Defendem-nos e ainda pagam cotas, que injustiça.

 

Anonymous Anónimo said ... (sexta-feira, 13 outubro, 2006) : 

ninguém pediu nada a ninguém.

que medo que anda por aí

hahahahhahahahahhah

 

Anonymous Anónimo said ... (sexta-feira, 13 outubro, 2006) : 

Os insaciáveis da Ordem quiseram tanto, tanto, que acabaram por roubar os ovos e matar a galinha...
Bloqueando o acesso e discriminando milhares de licenciados, compraram uma guerra que permitiu desmascarar a fraude que era a avaliação dos cursos e a extorsão às universidades pelo pagamento desses processos.
Fim das acreditações e reconhecimentos que rendia milhões!...Fim dos ovos de ouro e morte da galinha!
E agora, onde se vai buscar o dinheirinho para manter uma vidinha abastada??...Só no aumento exponencial das quotas dos associados, daqueles que verdadeiramente trabalham.
Comprar outra guerra???
Desta laia de gente, espera-se tudo...

 

Anonymous Anónimo said ... (terça-feira, 17 outubro, 2006) : 

Ordem à Ordem...

 

Anonymous Anónimo said ... (quinta-feira, 19 outubro, 2006) : 

liguei hoje pra Ordem a e pediram-me 200€, sera que pra semana sera 100?e para a outra sera de borla??interessante

 

post a comment