Por VITAL MOREIRAMalthusianismo profissional Gostaria imenso que pudesse dar-me a sua opinião sobre as ordens profissionais, (...) uma vez que sou um estudante do ensino superior que acha que a Assembleia da República deu um poder desmesurado às ordens profissionais. (...) Esta questão não afecta só a mim mas a milhares de estudantes que ingressam no ensino superior a pensar que um dia vão poder desempenhar as funções para que estudam, e no entanto, não são as universidades mas sim as ordens profissionais que decidem o seu futuro. As ditas ordens profissionais argumentam com a qualidade dos profissionais que saem da universidade mas isso é falso. (...)
Comentário Sou muito crítico desde há muito tempo da tendência malthusiana das ordens profissionais, no sentido de restringirem excessivamente o acesso à profissão, o que fazem pelos mais variados modos: elevando os requisitos académicos, conseguindo limitar logo o acesso aos cursos (como sucedeu escandalosamente com a Medicina), exigindo a "creditação" dos cursos pelas próprias ordens, criando barreiras ao acesso (exames à entrada), estabelecendo longos estágios profissionais, agravando a exigência dos exames de estágio, de modo a reprovar muitos candidatos, fixando taxas incomportáveis de estágio e de exame, etc. Infelizmente os estatutos da ordens, cujos projectos são elaborados pelas mesmas, são em geral "carimbados" sem discussão pela AR ou pelo Governo, sem que se definam as salvaguardas necessárias para garantir a liberdade de acesso. Penso que neste momento existem entre nós estrições desproporcionadas e injustificáveis à liberdade profissional.
|
Comments on "ORDENS PROFISSIONAIS | MALTHUSIANISMO PROFISSIONAL"
VITAL MOREIRA
Cargos actuais:
Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC), onde lecciona Direito Constitucional e Direito Administrativo no curso geral, e do Instituto Superior Bissaya Barreto (ISBB) da mesma cidade, onde lecciona Direito Constitucional.
Director nacional e professor do European Master's Degree in Human Rights and Democratization (Veneza), organizado por um consórcio de universidades europeias.
Director do “Centro de Direitos Humanos” do Jus Gentium Conimbrigae, instituto de investigação e pós-graduação da FDUC, e coordenador e professor do respectivo Course in Human Rights.
Presidente do Centro de Estudos de Direito Público e Regulação (CEDIPRE), instituto de investigação e pós-graduação da FDUC, e director e professor do respectivo curso de pós-graduação em Regulação Pública.
Títulos académicos:
Tem licenciatura, mestrado e doutoramento pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC).
Outros cargos:
Antigo deputado à Assembleia Constituinte e à Assembleia da República.
Antigo juiz do Tribunal Constitucional.
Ex-membro do Conselho Nacional da Avaliação do Ensino Superior (CNAVES).
Ex-membro da Comissão Europeia para a Democracia pelo Direito ("Comissão de Veneza"), do Conselho da Europa.
Membro do conselho de administração do European Inter-University Centre for Human Rights and Democracy (EIUC), Veneza.
Títulos e Livros Publicados:
Colunista semanal do jornal "Público" (Lisboa) e colunista mensal do “Diário Económico” (Lisboa).
Cerca de uma dezena de livros publicados, desde "A Ordem Jurídica do Capitalismo" (1973) até "Autoridades Reguladoras Independentes" (2003) (em colaboração com Fernanda Maças), passando pela "Constituição da República Portuguesa anotada" (1ª ed., 1978; 4ª edição, em preparação), em colaboração com J. J. Gomes Canotilho
VITAL MOREIRA também deve andar pouco informado :) :) :) :), ele não tem legitimidade para atacar as ordens profissionais desta forma, :):):)
naaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Visto ter sido só:
Antigo juiz do Tribunal Constitucional.
Ex-membro do Conselho Nacional da Avaliação do Ensino Superior (CNAVES).
...para ele ser capaz teria que passar o exame da Ordem dos Arquitectos Portuguesa :):):)
LERAM BEM Constitucional E CNAVES isto não quer dizer nada pois não?
VITAL MOREIRA sabe do que fala, ele tem alertado para a situação das ordens profissionais da usurpação de poderes.
PARABENS AO DOUTOR VITAL MOREIRA
Arquitectos
Peço desculpa por me intrometer neste vosso site mas gostaria de fazer uma pergunta e encontrei-vos e pensei UAU!
Estou a pensar fazer uma moradia para a minha família no Algarve mas estou sem ideias para a frente, as traseiras e os lados.
Não vos peço muito mas será que me podiam enviar uns bonecos ou indicar uns sites engraçados para eu ver e tirar umas ideias.
Encontrei este (http://www.celebrationfl.com/residential/homes.html) que adoro. É mais ou menos isto que eu queria.
Desculpem lá o trabalho mas, estamos aqui uns para os outros.
Já agora, eu trabalho com um empreeiteiro meu amigo por isso se precisarem nós fazemos tudo.
Obrigado
Manuel Alfredo
Ó Alfredo tás mesmo a precisar urgentemente de um arquitecto, larga este teu site por amor de deus essas casas são arquitectura pimba !
O Alfredo é mais uma manobra de distração. Mais um Valha-nos Deus ou o próprio.
Se estão de serviço façam o vosso trabalho. Defendam os pontos de vista da O.A. com argumentos crediveis. Se não os têm então vão para casa brincar aos carrinhos e às bonecas.
Vital Moreira tem acompanhado o desenrolar das ordens profissionais, e defende seriamente um problema que alastra no nosso País, o corporativismo profissional.
SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER
TAMBÉM DOU OS MEUS PARABENS AO DOUTOR VITAL MOREIRA
São arquitectura pimba? O que é que quer dizer com isso? São muito bonitas, não percebo.
Podem então dar algumas sugestões?
Desculpem mais uma vez estar a desviar o tema da vossa conversa mas disso eu não percebo muito bem.
Afinal arquitectura é arquitectura.
Obrigado, Manuel Alfredo
Ó Alfredo vai ver se está a chover.
" Desculpem mais uma vez estar a desviar o tema da vossa conversa mas disso eu não percebo muito bem. " são palavras tuas. SABES É MAIS DO QUE TE ENSINARAM.
VAI MAS É DAR UMA VOLTA AO BILHAR GRANDE. TÁ. BY.
ihhh
há quantos anos eu não ouço essa de 'dar uma volta ao bilhar grande' - deve andar aqui escondido um velhinho, ai deve deve.
S.Holmes
Os arquitectos são uns merdos**os. O meu primo bem me disse para eu pedir os bonecos ao desenhador que ele conhece. Má sorte para a vossa luta e contem com uma moradia do género da celebration florida no algarve.
Não estão convidados.
Manuel Alfredo
Gostaria de saber o que o "alfredo" entende por BONECOS!
(linguagem com o objectivo de inferiorizar os Arquitectos)
...se entende desenhos então deve pedir ao desenhador, como a palavra indica!
...se entende Arquitectura, então o objectivo è somente humilhar as pessoas que partecipam neste blog, uma vez que podem ainda não estar inscritos na OA.
Infelizmente os "Português",deste tipo, pensam que - atacar verbalmente os outros - è o unico modo de não se sentirem frustrados...e fazem disso um "modo de vida quotidiano"...tipico da nossa SOCIEDADE DOENTE!
...è estranho como lhes faz tão mal a "vontade dos outros"...mas... a inveja è mais forte que eles.
Alfredo aconselho-te a discutir o teu assunto num forúm sobre arquitectura por exemplo no
http://www.forum-arquitectura.net, neste blog o assunto é o acesso à profissão á ordem dos arquitectos.
E não generalizes os merdos**os, nem todos os arquitectos o são .
Cumprimentos e boa sorte com a casa
ò Alfredo, desejo-te tanta sorte com a tua casa como tu desejas para a Nossa luta!
"são em geral "carimbados" sem discussão pela AR ou pelo Governo"
O nosso Pais é mesmo uma merda, a leis são criadas de uma forma imbecil e mesmo assim ninguem cumpre a lei a lei meus senhores, essa ninguem cumpre.
A lei de autorização legislativa que colocaram aqui no blog não fala em exames e reconhecimentos de cursos, no entanto a OA não cumpre a lei, isto é uma vergonha NACIONAL QUE DEVE SER DENUNCIADA NA EUROPA SE O GOVERNO NÃO RESOLVER.
Vital Moreira conhece bem a situação que se está a passar, contamos com ele para denunciar a situação.
Obrigado e parabens a este magnifico blog
Vital Moreira de ve ser dos homens em Portugal que está desperto para a situação das corporações profissionais, tenho pena que o resto ande a dormir e a aprovar leis que não cumprem a lei.
Caros colegas, pois para mim quem está atirar o curso ou já o tirou já é colega independentemente da instituição onde o fez.
Claro que o meu papel aqui só poderá ser de solidariedade sentida e revoltada ao mesmo tempo.
Desde meus tempos de estudante sempre critiquei a AA que mais tarde pasou a OA, e nem o simbolo teve a capacidade de alterar, pelos comportamentos pouco activos que tem tido.
Assim nunca será possivel dignificar a classe e fazer alguem acreditar da nossa importancia.
Abraço e as maiores felicidades para quem por cá já anda, mas especialmente para todos que tentam cá andar