sexta-feira, dezembro 16, 2005

QUÊM COLOCA AS "ORDENS" NA ORDEM?

Ao que parece neste momento, existem cerca de 40 pedidos pendentes de constituição de "Ordens" em Portugal.


O que pretendem ?
O que trazem de novo para a sociedade Portuguesa?
O que querem mudar ?

Pois já todos nós sabemos que infelizmente quem cria uma ordem simplesmente imita as que já existem .


Veja-se a Ordem dos Arquitectos que copiou literalmente o sistema bizarro da Ordem dos Engenheiros relativamente ao acesso á profissão!

Pior !

Se, "Infelizmente os estatutos da ordens, cujos projectos são elaborados pelas mesmas, são em geral "carimbados" sem discussão pela AR ou pelo Governo, sem que se definam as salvaguardas necessárias para garantir a liberdade de acesso."*, no caso da ordem dos arquitectos isso nem chegou a acontecer uma vez que o estado não delegou na ordem dos arquitectos poderes para acreditar/reconhecer cursos, exigir estágios ou exames discriminatórios, tal como o Provedor de Justiça adverte na sua recomendação legislativa.

*http://causa-nossa.blogspot.com/2004/10/malthusianismo-profissional.html


Mas o governo está a começar a acordar para o problema...

No passado dia 2 deste mês
, foi discutida, em plenário da Assembleia da República, a petição do Sindicato Nacional dos Professores Licenciados (SNPL) para a criação de uma Ordem dos Professores (OP).


O porta-voz do Partido Socialista o deputado João Bernardo, alertou para as situações graves cometidas pelas ordens profissionais e sugere a criação de uma lei de quadro que estabeleça as suas funções.

«Criar novas Ordens não é necessariamente clarificar regras nem melhorar o serviço prestado, bem pelo contrário pode agravar situações e multiplicar problemas que hoje são reconhecidos em muitos sectores da sociedade Portuguesa em que as Ordens intervêm»


Pelos vistos as coisas parecem estar a mudar, o carimbo agora é relativo uma vez que:


"Apesar da pertença do deputado João Bernardo à bancada do PS, nada me autoriza a pensar que esta formação política esteja contra a formação de ordens profissionais. Foi no consulado do eng.° Guterres que deu os primeiros vagidos a Ordem dos Enfermeiros (21.Abril.98), apesar de constituída, na altura, por profissionais de formação académica a nível de bacharelato. E com isso cometeria também a injustiça de não relevar a destacada acção de uma militante e deputada do PS, Helena Roseta, na posterior criação da Ordem dos Arquitectos de que viria a tornasse primeira e actual bastonária. "

Fonte: Público


As coisas que se vão descobrindo, afinal criar uma ordem não é fácil, mas a destacada acção da militante e deputada do PS, Helena Roseta, é agora questionada aquando da criação da Ordem dos Arquitectos!

Hoje Helena Roseta é hoje a actual bastonária da ordem dos arquitectos.

Uns criam ordens outros já não podem criar, uns entrão na OA porque tiraram o curso na universidade x outros não já não entram porque tiraram na y, uns cumprem a lei outros simplesmente ignoram que ela existe, veja-se agora a tomada de posição da Ordem dos arquitectos que simplesmente ignorou a recomendação legislativa feita no passado mês de outubro pelo Provedor de Justiça.

Podemos concluir que a OA assume uma posição confortável no panorama instituçional Português, qual será a razão de tal conforto?

O que sustenta uma ordem a continuar a discriminar licenciados em arquitectura com série de procedimentos ilegais; reconhecidos tanto em tribunais, parceres juridicos e Provedor de Justiça e até admitidos pela própria Ordem doa Arquitectos?

João Bernardo, apenas alertou para os problemas graves que neste momento estão a acontecer em Portugal onde as ordens intervêm e a criação de uma Lei que regule as mesmas .

Comments on "QUÊM COLOCA AS "ORDENS" NA ORDEM?"

 

Anonymous Anónimo said ... (sábado, 17 dezembro, 2005) : 

Tal como nas camaras na aprovação dos projectos é preciso cunhas, no caso da criação das ordens parece funcionar de iqual forma, helena roseta parece que na altura teve o papel principal e agora é recompensada.

Helena roseta tem a sua influência e quer poder, ela tá-se a c_gar para a recomendação do provedor, tem a mania que é intocável.

 

Anonymous Anónimo said ... (quarta-feira, 21 dezembro, 2005) : 

bela observação

 

Anonymous Anónimo said ... (quarta-feira, 21 dezembro, 2005) : 

...com 3.500 € mensais

 

post a comment