quarta-feira, março 29, 2006

GOVERNO ACUSA ORDEM DOS ARQUITECTOS





Sistema de admissão viola igualdade
Susana Represas

"O ministério comandado por Mariano Gago entende que não compete à Ordem dos Arquitectos (OA) rejeitar a admissão a cursos homologados pelo Governo. Actualmente o único curso nesta situação, não reconhecido (e acreditado) pela Ordem, é o da Universidade Fernando Pessoa, do Porto, que segundo a Ordem não respeita a norma europeia, conhecida como Directiva Arquitectos.

Na resposta a um requerimento elaborado pelo Bloco de esquerda, pode ler-se: "O entendimento deste Ministério é o de que a não admissão a estágio de licenciados provenientes de cursos devidamente homologados pelo Governo, mas não reconhecidos pela Ordem, é contrário ao princípio da igualdade e carece de base legal." O órgão responsável pelo acesso à profissão estabelece que os cursos de arquitectura se dividem em reconhecidos e acreditados.

Os alunos destes cursos devem dirigirse à Ordem e proceder à inscrição para estágio. O passo seguinte não é para todos: só os alunos dos cursos acreditados podem exercer a profissão imediatamente, quem tem o curso reconhecido é ainda submetido a um exame, só depois pode assinar projectos.

Em declarações feitas, no início de Março, ao DE, a bastonária da OA, Helena Roseta, contava que em 2003, o então ministro Pedro Lynce acordou que "os cursos não seriam homologados sem que se consultasse a Ordem".

Em declarações recentes ao "Público", Roseta não escondia surpresa pela resposta do Ministério e acrescentava que espera desde Agosto uma reunião com a tutela, encontro esse finalmente marcado para esta semana Paralelamente corre na internet uma petição contra o sistema de admissão da OA, iniciativa levada a cabo pela pela Associação Portuguesa dos Estudantes e Licenciados em Arquitectura (APE- LA). Quando chegar a 4000 assinaturas, segue para a Assembleia da República. "


Comments on "GOVERNO ACUSA ORDEM DOS ARQUITECTOS"

 

Anonymous Anónimo said ... (quarta-feira, 29 março, 2006) : 

Diz no Diário Económico "O passo seguinte não é para todos: só os alunos dos cursos acreditados podem exercer a profissão imediatamente, quem tem o curso reconhecido é ainda submetido a um exame, só depois pode assinar projectos."
Tenho colegas que entraram na ordem até 2002, sem fazer exeme nem estágio, licenciados no mesmo curso aprovado com a mesma portaria. Qual é a diferença entre eu e eles? Isto é a maior injustiça que já se viu. Mas a ordem vai pagar!

 

Anonymous Anónimo said ... (quarta-feira, 29 março, 2006) : 

"O passo seguinte não é para todos: só os alunos dos cursos acreditados podem exercer a profissão imediatamente, quem tem o curso reconhecido é ainda submetido a um exame, só depois pode assinar projectos."

É preciso esclarecer que: quem tem um curso reconhecido é ainda submetido a um exame DE EXCLUSÃO EM QUE CHUMBAM 98% DOS CANDIDATOS, maneira encontrada pela OA para que nunca cheguem a assinar um projecto. Esse projecto pode sim, ser assinado por um engenheiro de minas ou um agente técnico de uma escola secundária.

Mas se o mesmo candidato chumba uma e duas vezes, a universidade onde se formou pode pagar 10 mil Euros à Ordem para acreditar o seu curso e aí, esse candidato já se pode inscrever.

Diga-se lá agora que o dinheiro não compra tudo !?...

Isto já aconteceu várias vezes!

Com estes processos, a Ordem já exturquiu mais de 800 mil Euros às Universidades!

"Em declarações recentes ao "Público", Roseta não escondia surpresa pela resposta do Ministério"

A Helena Roseta sempre soube, desde que tomou posse, que estava a liderar um processo ilegal e inconstitucional. Confiava nas suas influências políticas para o sustentar.

Já se esqueceu que a Constituição em que votou, é a mesma a que está obrigada a respeitar.

As corporações estavam habituadas a funcionar como feudos intocáveis e como territórios soberanos, afrontando o próprio Estado!

Parece que as regras estão a mudar...é natural que a Sra Roseta esteja surpreendida...

Quiçá...assustada...

 

Anonymous Anónimo said ... (quarta-feira, 29 março, 2006) : 

A Roseta devia era ir parar à PRISÃO. Afronta tudo e todos e persegue-nos.
Com a idade dela já tave bem era na pré-reforma.

 

Anonymous Anónimo said ... (quarta-feira, 29 março, 2006) : 

Vêm cá esses tipos da Ordem dizer que somos só licenciados. E eles o que são? Um licenciado em arquitectura é ARQUITECTO!
Tosse Cavernosa, arq.

 

Anonymous Anónimo said ... (quarta-feira, 29 março, 2006) : 

A Roseta vai de certeza é parar ao INFERNO... Neste mundo não se faz justiça.

 

Anonymous Anónimo said ... (quarta-feira, 29 março, 2006) : 

O NUNO SIMÕES(Presidente do Conselho Nacional de Admissão)é um dos principais mentores deste escândalo.

É um dos responsáveis pela manutenção das ilegalidades e um obstáculo à sua solução.

Já aqui foram comentadas as suas ligações e interesses à Universidade Lusíada.

Este senhor, NUNO SIMÕES recebe um vencimento mensal da OA, de 2.801,33 Euros x 12 meses = 33.615,96 Euros (fora ajudas de custo e deslocações)

Esta remuneração vai contra o Artº 10º dos Estatutos da OA.

Esta e muitas, muitas, muitas outras remunerações -porque estão todos a ser todos brutalmente pagos- foram decididas pelo CDN, contra o previsto nos Estatutos.

Em breve, será aqui apresentada a lista das remunerações que tem sido ocultada.

A deliberação do CDN sobre as remunerações (porque viola o Artº 10ºos estatutos)é passível de impugnação em sede de Tribunal Administrativo, devendo dar lugar à devolução (com efeitos retroactivos) dos vencimentos recebidos indevidamente.

Até breve!

 

Anonymous Anónimo said ... (quarta-feira, 29 março, 2006) : 

Penso que temos aqui uma boa noticia para os jornais publicarem.

Existem ainda outras novidades sobre a OA. Muito excitantes por acaso. No fom não se ficarão a rir. Qanto mais alto sobem maior é a queda.

Quando tiverem de desembosar às universidades o dinheiro das acreditações e reconhecimentos, e pagar as indemnizações aos licenciados impedidos de exercer a profissão, vão chorar. Vão levar o resto da vida para pagar as dividas. Sim, porque se for convocada uma assembleia geral para saber quem deverá pagar as indmenizações, se a OA ou quem fez a merda, os membros poderão deliberar que a direcção não estava mandtada para fazer o que fez.

 

Anonymous Anónimo said ... (quarta-feira, 24 maio, 2006) : 

ola

sou estudante de arquitectura da faup, e estive recentemente envolvida numa reunião na faup, que visa reunir assinaturas e manifestar a revolta dos estudantes de arquitectura contra o novo sistema de acesso a ordem! temos interesse em participar nessa petição contra o novo regulamento e ajudar a reunir assinaturas nesse sentido ! gosta de saber mais informações acerca dessa petição e de que outro modo podemos nós actuar em conjunto com outras faculdades ou outras actividades que já estejam em curso nesse sentido de ir contra o novo exame da ordem !

agradecia uma resposta ou qualquer comentário!

Catarina Santos ( estudante de arquitectura do sexto ano da FAUP)
mail :

exame.ordem.arquitectos@gmail.com

catarinaimps@hotmail.com

 

Blogger arqportugal.blogspot.com said ... (quarta-feira, 24 maio, 2006) : 

Colega agradeço o interesse pela matéria, sugiro que faça o download da petição na coluna direita do blog onde se encontram diversos documentos comprovativos das ilegalidades que a OA tem cometido aos licenciados de cursos reconhecidos.

Parece que finalmente a guerra vai começar, e desta vez é de todos os licenciados uma vez que a partir de 1 de Outubro de 2006 todos fazem exame, conto com o vosso apoio para contestar o exame ilegal.


Sugiro também que os comentários sejam efectuados no post mais recente, uma vez que os posts passados não são alvo de mais comentários.

Bem vinda ao blog, cumprimentos

 

post a comment